-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Técnicas de Expressão Televisivas insere-se na área de estudo do jornalismo e da comunicação. No contexto do curso de licenciatura de Ciências da Comunicação, constitui a introdução ao estudo do jornalismo televisivo, das técnicas televisivas e das suas práticas (exercícios de escrita para TV e de simulação profissional)
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-2033
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos da unidade curricular dividem-se em 4 módulos. No módulo teórico, divulgam-se as melhores práticas televisivas nacionais e internacionais e caracteriza-se a reportagem enquanto género narrativo, de rua e integrador dos outros géneros jornalístico. Far-se-á uma viagem detalhada na preparação de uma reportagem televisiva: da escolha do tema e do ângulo de abordagem à edição do texto, do som e da imagem. Trabalhar-se-á em profundidade o texto (no jornalismo) televisivo. Os módulos técnicos estão divididos em três áreas: recolha de imagem, edição de imagem e áudio. O elemento unificador de todos módulos é o projeto de reportagem televisiva que todos os alunos realizam. Todos os módulos estão vocacionados para o acompanhamento dos trabalhos práticos de reportagem televisiva
-
Objetivos
Objetivos
Contribuir para a formação de jornalistas de televisão, nas diversas vertentes: técnica, ética e deontológica. Identificar as melhores práticas do jornalismo televisivo contemporâneo. Estimular a análise crítica das práticas jornalísticas, em particular veiculadas pela televisão. Compreender a especificidade do jornalismo televisivo, designadamente a relação entre som, imagem e palavra. Dominar a linguagem televisiva, conseguindo articular os diversos suportes vídeo, áudio e texto.Conhecer em profundidade o género reportagem (televisiva). Conseguir desenvolver com autonomia um projeto de reportagem televisiva, desde a escolha do tema e do ângulo de abordagem até à edição da peça televisiva, passando pela recolha, tratamento e edição de som e imagem. Enquadrar as práticas desta área no panorama do jornalismo e da televisão nacionais, e, numa perspetiva mais vasta, como pilar da democracia
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão feitos exercícios de escrita que vão depois ser apresentados pelos alunos em frente à câmara, em estúdio - no papel do pivot. Com as técnicas de escrita que vão experienciar e os casos práticos que vão ser falados em aula, terão as ferramentas necessárias para elaborar uma reportagem televisiva. A avaliação será feita com base na reportagem que os estudantes vão realizar (desde a ideia/tema/ângulo da reportagem, plano de produção, entrevistas, gravação de imagens, o som e a edição). Sendo uma unidade curricular com forte componente prática, é requerida uma presença em aula de 75% (incluindo nos módulos técnicos). Ou seja, é exigida uma assiduidade mínima de 10 em 15 aulas na parte teórico-prática e uma presença mínima de 4 em 5 aulas dos módulos técnicos. Se as faltas não forem justificadas, o estudante reprova. Aproveitamento com nota final igual ou superior a 10 valores. Pode ser necessário recorrer ao ensino via Zoom
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bourdieu, P. (1997) Sobre a Televisão . Oeiras: Celta.
Carey, J. (ed) (1988) Media, myths and narratives ¿ television and the press . Londres: Sage publications.
Dayan, D. & Katz, E. (1999) A História em Directo os acontecimentos mediáticos na televisão . Coimbra: Minerva.
Gitlin, T. (2003) The Whole World is Watching . Berkeley & Los Angeles: University of California Press.
Mesquita, M. (2003) O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra: Minerva.
Missika, J.-L. (2006) La Fin de la Télévison . Paris: Seuil.
Postman, N. (1985) Amusing Ourselves to Death . York: Methuen.
Schudson, M. (1978) Discovering the News . Nova Iorque: Basic Books.
Silverstone, R. (1994) Television and Everyday Life . Londres: Routledge
Thomson, D. (2016) Television: A Biography . Nova Iorque: Thames & Hudson.
Traquina, N. (2000) O Poder do Jornalismo . Coimbra: Minerva.
Wolton, D. (1994) O Elogio do Grande Público . Lisboa: Asa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Marisa Caetano Antunes
marisa.antunes@ulusofona.pt
-
Mobilidade
Mobilidade
Não