Disciplina Técnicas de Expressão Televisivas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Técnicas de Expressão Televisivas constitui uma introdução ao estudo do jornalismo televisivo, das técnicas televisivas e das suas práticas (em regime de aulas teóricas e de simulação profissional)

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos da unidade curricular dividem-se em 4 módulos. No módulo teórico, divulgam-se as práticas televisivas mais utilizadas, nomeadamente no estilo de reportagem enquanto género narrativo, de rua e integrador dos outros géneros jornalísticos.

     

    A preparação de uma reportagem televisiva: desde a escolha do tema e do ângulo de abordagem, à edição do texto, do som e da imagem. 

     

    Os módulos técnicos estão divididos em três áreas: recolha de imagem, edição de imagem e áudio. O elemento unificador de todos módulos é o projeto de reportagem televisiva, mini-documentário ou filme publicitário que todos os alunos fazem. Os módulos estão vocacionados para o acompanhamento, ao longo do semestre, de todos os trabalhos práticos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Contribuir para a formação de profissionais de televisão, nas diversas vertentes, técnica, ética e deontológica. Estimular a análise crítica das práticas em televisão. Compreender a especificidade da linguagem televisiva, designadamente a relação entre som, imagem e palavra.

     

    Dominar a linguagem televisiva, conseguindo articular os diversos suportes vídeo, áudio e texto.

     

    Desenvolver com autonomia um projeto de reportagem televisiva/mini-documentário ou um filme publicitário, desde a escolha do tema e do ângulo de abordagem até à edição da peça televisiva, passando pela recolha, tratamento e edição de som e imagem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular combina diversas metodologias de ensino. Na componente teórica, as aulas têm uma vocação expositiva, mas complementada com análise de reportagens, peças televisivas, alinhamentos.

     

    Trabalho laboratorial e de simulação, na construção de peças televisivas, elaboração de textos de reportagem e de pivô. Nas componentes práticas, conjuga-se a exposição dos conteúdos com a sua aplicação prática em regime de laboratório e de simulação profissional, quer no tratamento da imagem(recolha e edição), como no som (recolha e pós-produção).

     

    A  avaliação centra-se no trabalho de reportagem/projeto televisivo desenvolvido ao longo do semestre, nunca dissociado de uma avaliação contínua de participação e interesse mostrado nas aulas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bourdieu, P. (1997) Sobre a Televisão . Oeiras: Celta.

     

    Carey, J. (ed) (1988) Media, myths and narratives: Television and the Press . Londres: Sage
    publications.


    Dayan, D. & Katz, E. (1999) A História em Directo os acontecimentos mediáticos na televisão .
    Coimbra: Minerva.

     

    Antero, J. (2007) Operações de Câmara: Gramática da captação de imagens em movimento .


    Gitlin, T. (2003) The Whole World is Watching . Berkeley & Los Angeles: University of California
    Press.

    Silverstone, R. (1994) Television and Everyday Life . Londres: Routledge


    Thomson, D. (2016) Television: A Biography . Nova Iorque: Thames & Hudson.


    Traquina, N. (2000) O Poder do Jornalismo . Coimbra: Minerva.


     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios