filmeu

Disciplina Técnicas de Expressão Televisivas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Técnicas de Expressão Televisivas constitui uma introdução ao estudo do jornalismo televisivo, das técnicas televisivas e das suas práticas (em regime de aulas teóricas e de simulação profissional)

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos da unidade curricular dividem-se em 4 módulos. No módulo teórico, divulgam-se as práticas televisivas mais utilizadas, nomeadamente no estilo de reportagem enquanto género narrativo, de rua e integrador dos outros géneros jornalísticos.

     

    A preparação de uma reportagem televisiva: desde a escolha do tema e do ângulo de abordagem, à edição do texto, do som e da imagem. 

     

    Os módulos técnicos estão divididos em três áreas: recolha de imagem, edição de imagem e áudio. O elemento unificador de todos módulos é o projeto de reportagem televisiva, mini-documentário ou filme publicitário que todos os alunos fazem. Os módulos estão vocacionados para o acompanhamento, ao longo do semestre, de todos os trabalhos práticos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Contribuir para a formação de profissionais de televisão, nas diversas vertentes, técnica, ética e deontológica. Estimular a análise crítica das práticas em televisão. Compreender a especificidade da linguagem televisiva, designadamente a relação entre som, imagem e palavra.

     

    Dominar a linguagem televisiva, conseguindo articular os diversos suportes vídeo, áudio e texto.

     

    Desenvolver com autonomia um projeto de reportagem televisiva/mini-documentário ou um filme publicitário, desde a escolha do tema e do ângulo de abordagem até à edição da peça televisiva, passando pela recolha, tratamento e edição de som e imagem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular combina diversas metodologias de ensino. Na componente teórica, as aulas têm uma vocação expositiva, mas complementada com análise de reportagens, peças televisivas, alinhamentos.

     

    Trabalho laboratorial e de simulação, na construção de peças televisivas, elaboração de textos de reportagem e de pivô. Nas componentes práticas, conjuga-se a exposição dos conteúdos com a sua aplicação prática em regime de laboratório e de simulação profissional, quer no tratamento da imagem(recolha e edição), como no som (recolha e pós-produção).

     

    A  avaliação centra-se no trabalho de reportagem/projeto televisivo desenvolvido ao longo do semestre, nunca dissociado de uma avaliação contínua de participação e interesse mostrado nas aulas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bourdieu, P. (1997) Sobre a Televisão . Oeiras: Celta.

     

    Carey, J. (ed) (1988) Media, myths and narratives: Television and the Press . Londres: Sage
    publications.


    Dayan, D. & Katz, E. (1999) A História em Directo os acontecimentos mediáticos na televisão .
    Coimbra: Minerva.

     

    Antero, J. (2007) Operações de Câmara: Gramática da captação de imagens em movimento .


    Gitlin, T. (2003) The Whole World is Watching . Berkeley & Los Angeles: University of California
    Press.

    Silverstone, R. (1994) Television and Everyday Life . Londres: Routledge


    Thomson, D. (2016) Television: A Biography . Nova Iorque: Thames & Hudson.


    Traquina, N. (2000) O Poder do Jornalismo . Coimbra: Minerva.


     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios