Disciplina Técnicas de Expressão Televisivas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Técnicas de Expressão Televisivas insere-se na área de estudo do jornalismo e da comunicação. No contexto do curso de licenciatura de Ciências da Comunicação, constitui a introdução ao estudo do jornalismo televisivo, das técnicas televisivas e das suas práticas (exercícios de escrita para TV e de simulação profissional)

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos da unidade curricular dividem-se em 4 módulos. No módulo teórico, divulgam-se as melhores práticas televisivas nacionais e internacionais e caracteriza-se a reportagem enquanto género narrativo, de rua e integrador dos outros géneros jornalístico. Far-se-á uma viagem detalhada na preparação de uma reportagem televisiva: da escolha do tema e do ângulo de abordagem à edição do texto, do som e da imagem. Trabalhar-se-á em profundidade o texto (no jornalismo) televisivo. Os módulos técnicos estão divididos em três áreas: recolha de imagem, edição de imagem e áudio. O elemento unificador de todos módulos é o projeto de reportagem televisiva que todos os alunos realizam. Todos os módulos estão vocacionados para o acompanhamento dos trabalhos práticos de reportagem televisiva

  • Objetivos

    Objetivos

    Contribuir para a formação de jornalistas de televisão, nas diversas vertentes: técnica, ética e deontológica. Identificar as melhores práticas do jornalismo televisivo contemporâneo. Estimular a análise crítica das práticas jornalísticas, em particular veiculadas pela televisão. Compreender a especificidade do jornalismo televisivo, designadamente a relação entre som, imagem e palavra. Dominar a linguagem televisiva, conseguindo articular os diversos suportes vídeo, áudio e texto.Conhecer em profundidade o género reportagem (televisiva). Conseguir desenvolver com autonomia um projeto de reportagem televisiva, desde a escolha do tema e do ângulo de abordagem até à edição da peça televisiva, passando pela recolha, tratamento e edição de som e imagem. Enquadrar as práticas desta área no panorama do jornalismo e da televisão nacionais, e, numa perspetiva mais vasta, como pilar da democracia

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão feitos exercícios de escrita que vão depois ser apresentados pelos alunos em frente à câmara, em estúdio - no papel do pivot. Com as técnicas de escrita que vão experienciar e os casos práticos que vão ser falados em aula, terão as ferramentas necessárias para elaborar uma reportagem televisiva. A avaliação será feita com base na reportagem que os estudantes vão realizar (desde a ideia/tema/ângulo da reportagem, plano de produção, entrevistas, gravação de imagens, o som e a edição). Sendo uma unidade curricular com forte componente prática, é requerida uma presença em aula de 75% (incluindo nos módulos técnicos). Ou seja, é exigida uma assiduidade mínima de 10 em 15 aulas na parte teórico-prática e uma presença mínima de 4 em 5 aulas dos módulos técnicos. Se as faltas não forem justificadas, o estudante reprova. Aproveitamento com nota final igual ou superior a 10 valores. Pode ser necessário recorrer ao ensino via Zoom

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bourdieu, P. (1997) Sobre a Televisão . Oeiras: Celta.

    Carey, J. (ed) (1988) Media, myths and narratives ¿ television and the press . Londres: Sage publications.

    Dayan, D. & Katz, E. (1999) A História em Directo os acontecimentos mediáticos na televisão . Coimbra: Minerva.

    Gitlin, T. (2003) The Whole World is Watching . Berkeley & Los Angeles: University of California Press.

    Mesquita, M. (2003) O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra: Minerva.

    Missika, J.-L. (2006) La Fin de la Télévison . Paris: Seuil.

    Postman, N. (1985) Amusing Ourselves to Death . York: Methuen.

    Schudson, M. (1978) Discovering the News . Nova Iorque: Basic Books.

    Silverstone, R. (1994) Television and Everyday Life . Londres: Routledge

    Thomson, D. (2016) Television: A Biography . Nova Iorque: Thames & Hudson.

    Traquina, N. (2000) O Poder do Jornalismo . Coimbra: Minerva.

    Wolton, D. (1994) O Elogio do Grande Público . Lisboa: Asa.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Marisa Caetano Antunes

     

    marisa.antunes@ulusofona.pt

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios