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Apresentação
Apresentação
A disciplina de Teoria e Prática das Relações Públicas permite aos alunos um suporte teórico relevante para o trabalho em relações públicas (RP). Fornece ferramentas de análise que
conferem uma visão geral das atividades empresariais mas com um clara orientação para a perspetiva de RP.
Por outro lado, aposta no conhecimento dos conceitos relacionados com imagem como identidade e reputação ao mesmo tempo que fortalece as ações de relações públicas em áreas como cultura organizacional e organização de eventos.
Por último, esta disciplina, sendo eminentemente prática, aplica os prinicpais conceitos ao mundo empresarial atual, para que os alunos desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de questionar diferentes abordagens.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-23370
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Natureza e âmbito da função de RP.
- Enquadramentos teóricos para entender e situar as práticas de RP.
- Conceitos operacionais em RP ‘públicos/stakeholders, objectivos, mensagens, canais, instrumentos.
- RP e Comunicação Integrada: instrumentos de gestão das organizações.
As várias áreas das Relações Públicas (enquanto disciplina 360º)
- Assessoria de Imprensa
- Publica Affairs
- Gestão de Crise
Notoriedade
Posicionamento
Gestão de stakeholders
Gestão da Imagem e da Identidade Corporativa
Gestão de Eventos
O Plano de Relações Públicas.
Avaliação de ações de Relações Públicas.
- A preparação de um plano de Relações Públicas. objetivos, públicos, estratégia para cada público.
- Eficácia e avaliação em RP ‘problemática, objectivos, métricas, instrumentos.
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Objetivos
Objetivos
- Desenvolver a compreensão do enquadramento teórico de Relações Públicas e o âmbito da função.
- Perceber o papel das RP’s nas estratégias de comunicação das organizações em geral.
- Questionar o objectivo das RP’s na construção da notoriedade de uma Organização.
- Sensibilizar os alunos para as áreas de aplicação e problemáticas específicas.
- Habilitar o estudante para as práticas das RP através da criação de planos de RP e a sua concretização.
- Compreender a complexidade das relações que se estabelecem entre os diferentes stakeholders da organização e como isso influencia a identidade corporativa.
- Perceber a abrangência da identidade corporativa, a sua importância na reputação e esta é trabalhada através de ações de Relações Públicas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem baseada em:
- Projetos;
- Solução de problemas;
- Casos reais;
- Trabalho cooperativo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Barquero, J.D. Et All (2010) Dirección Estratégica De Relaciones Públicas. Barcelona: Profit.
- Frandsen, F.; Johansen, W.; Tench, R. & Romenti, S. (2019). Big Ideas In Public Relations Research And Practice. Bingley: Emerald Publishing.
- Fonseca, A. (1998) Comunicação Institucional Contributo Das Relações Públicas. Maia: ISM
- Kelleher, T. (2018) Public relations. New York: Oxford University Press.
- Lesly, P. (2004) Os Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. S.Paulo: Pioneira Thomson Learning.
- Luttrell, R. & Capizzo, L. (2019). Public relations campaigns : an integrated approach. Thousand Oaks, California: SAGE Publications, Inc.
- Seitel, F. (2017). The practice of public relations. Boston: Pearson.
- Swann, P. (2018). Cases in public relations management : the rise of social media and activism. London: Routledge.
- Wilcox, D.; Cameron, G. & Reber, B. (2015). Public relations : strategies and tactics. Boston: Pearson.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não