Disciplina Teoria e Práticas das Relações Públicas

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Teoria e Prática das Relações Públicas permite aos alunos um suporte teórico relevante para o trabalho em relações públicas (RP). Fornece ferramentas de análise que
    conferem uma visão geral das atividades empresariais mas com um clara orientação para a perspetiva de RP.
    Por outro lado, aposta no conhecimento dos conceitos relacionados com imagem como identidade e reputação ao mesmo tempo que fortalece as ações de relações públicas em áreas como cultura organizacional e organização de eventos.
    Por último, esta disciplina, sendo eminentemente prática, aplica os prinicpais conceitos ao mundo empresarial atual, para que os alunos desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de questionar diferentes abordagens.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Natureza e âmbito da função de RP.
    • Enquadramentos teóricos para entender e situar as práticas de RP.
    • Conceitos operacionais em RP ‘públicos/stakeholders, objectivos, mensagens, canais, instrumentos.
    • RP e Comunicação Integrada: instrumentos de gestão das organizações.

    As várias áreas das Relações Públicas (enquanto disciplina 360º)

    • Assessoria de Imprensa
    • Publica Affairs
    • Gestão de Crise

    Notoriedade

    Posicionamento

    Gestão de stakeholders

    Gestão da Imagem e da Identidade Corporativa

    Gestão de Eventos

    O Plano de Relações Públicas.

    Avaliação de ações de Relações Públicas.

    • A preparação de um plano de Relações Públicas. objetivos, públicos, estratégia para cada público.
    • Eficácia e avaliação em RP ‘problemática, objectivos, métricas, instrumentos.
  • Objetivos

    Objetivos

    • Desenvolver a compreensão do enquadramento teórico de Relações Públicas e o âmbito da função.
    • Perceber o papel das RP’s nas estratégias de comunicação das organizações em geral.
    • Questionar o objectivo das RP’s na construção da notoriedade de uma Organização.
    • Sensibilizar os alunos para as áreas de aplicação e problemáticas específicas.
    • Habilitar o estudante para as práticas das RP através da criação de planos de RP e a sua concretização.
    • Compreender a complexidade das relações que se estabelecem entre os diferentes stakeholders da organização e como isso influencia a identidade corporativa.
    • Perceber a abrangência da identidade corporativa, a sua importância na reputação e esta é trabalhada através de ações de Relações Públicas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Barquero, J.D. Et All (2010) Dirección Estratégica De Relaciones Públicas. Barcelona: Profit.
    • Frandsen, F.; Johansen, W.; Tench, R. & Romenti, S. (2019). Big Ideas In Public Relations Research And Practice. Bingley: Emerald Publishing.
    • Fonseca, A. (1998) Comunicação Institucional Contributo Das Relações Públicas. Maia: ISM
    • Kelleher, T. (2018) Public relations. New York: Oxford University Press.
    • Lesly, P. (2004) Os Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. S.Paulo: Pioneira Thomson Learning.
    • Luttrell, R. & Capizzo, L. (2019). Public relations campaigns : an integrated approach. Thousand Oaks, California: SAGE Publications, Inc.
    • Seitel, F. (2017). The practice of public relations. Boston: Pearson.
    • Swann, P. (2018). Cases in public relations management : the rise of social media and activism. London: Routledge.
    • Wilcox, D.; Cameron, G. & Reber, B. (2015). Public relations : strategies and tactics. Boston: Pearson.
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