Disciplina Teoria e Práticas da Publicidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Fundamentada em pressupostos teóricos e práticos, numa dinâmica híbrida convergente, a unidade curricular será o espaço de aprendizagem, análise, debate, ensaio e experimentação dos alunos com o quotidiano publicitário, capacitando-os, através do ensinamento, consolidação e aplicabilidade dos conhecimentos necessários, para a criação de campanhas e dos processos que as antecedem e lhes sucedem.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A publicidade: uma visão alargada / uma reflexão holística – evolução, enquadramento, premissas, fundamentos e abordagens;

    2. A agência de publicidade e o briefing;

    3. A criatividade e o processo criativo;

    4. A estratégia criativa e a eficácia publicitária;

    5. O consumer insight e a marca;

    6. O planeamento estratégico de campanhas e a narrativa publicitária.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Com uma componente conceptual e empírica, as aulas privilegiam a interacção entre todos os intervenientes, permitindo aos discentes apreender, explorar e exercitar a criatividade, a qual se apresenta como uma característica essencial ao desenvolvimento de uma comunicação inovadora, estratégica, assertiva e eficaz.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas expositivas temáticas, dedicadas ao ensinamento de novos conhecimentos e à consolidação de saberes já adquiridos, aliadas ao acompanhamento, entrega, apresentação, discussão e análise de trabalhos, visando uma aplicação prática dos conteúdos teóricos. Serão realizados, em aula, exercícios criativos, num contexto exploratório, e visionados, discutidos e analisados anúncios publicitários, numa componente de reflexão crítica e colectiva.

     

    60% - Entrega e apresentação do projecto final da unidade curricular: criação de um produto inovador + briefing + campanha publicitária + briefing criativo;

    40% - Frequência.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAKER, D. (1996). Building strong brands. New York: The Free Press.
    BONO, E. (2015). Lateral thinking: creativity step by step. New York: Harper Colophon.

    JOANNIS, H. (1998). O processo de criação publicitária: estratégia, concepção e realização de mensagens publicitárias. Mem Martins: Edições Cetop.

    KOTLER, P.; KARTAJAYA, H. & SETIAWAN, I. (2017). Marketing 4.0.: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Actual.

    LINDSTROM, M. (2014). Buyology: a ciência do neuromarketing. Gestão Plus Edições.

    RASQUILHA, L. (2009). Publicidade: Fundamentos. Estratégias. Processos Criativos. Lisboa: Gestão Plus.
    SANTOS, C. (2022). A criatividade no ensino superior: um estudo exploratório sobre as licenciaturas em publicidade. Comunicação Pública, 17 (32).

    SANTOS, C. (2021). A pandemia e a publicidade: pistas para futuras reflexões. Comunicação Pública, 16 (30).

    VOGEL, T. (2014). Breakthrough Thinking: A Guide to Creative Thinking and Idea Generation. Ohio: HOW Books.



     

     

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    Horário de Atendimento

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