Disciplina Teoria e Práticas da Rádio

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de História dos Meios de Comunicação tem como principal fundamento o estudo e a compreensão de matérias relacionadas com a evolução dos media ao longo dos tempos e com as teorias da comunicação. Numa perspética histórica realçam-se os contextos social, técnico e económico que são génese, desenvolvimento e sustento dos meios de comunicação. O programa da disciplina forma-se a partir do aprofundamento de 5 pilares. Um primeiro de compreensão do que são os meios de comunicação e da importância do seu estudo numa perspetiva histórica, O segundo, da tradição oral à escrita, terceiro, o audiovisual, e quarto, o advento dos novos media, forma-se através de uma perspetiva de divisão contextual sobre a história dos meios de comunicação e destinam-se ao entendimento das dinâmicas que fundamentaram a maturação dos sistemas mediáticos gerados pelo aparecimento e aceitação social dos meios de comunicação. Num último pilar destacam-se as teorias da comunicação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Compreender os meios de comunicação e a sua história;
    2. Da tradição oral à escrita/impressão;
      1. O ouvir e o ver na cultura humana;
      2. A cultura da oralidade e da escrita;
      3. Origem e desenvolvimento da imprensa;
      4. A emergência de uma esfera pública e a propriedade intelectual;
    3. O audiovisual;
      1. A cultura do som e o registo sonoro;
      2. As redes mediáticas como elemento de alavancagem dos modelos de desenvolvimento e negócio das comunicações;
      3. O telégrafo e o telefone;
      4. A rádio;
      5. TV e cinema;
      6. A emergência do broadcast;
    4. Agenda-Setting:
      1. Modelos; efeito de dependência; efeitos centrífugos e centrípetos.
    5. Gatekeeping:
    6. As Teorias Clássicas:
    7. Compreender o Papel da Informação no Mundo Contemporâneo
    8. Da comunicação de massas ao mundo em rede
    9. O advento dos novos media
      1. O novo mundo digital e o informacionalismo;
      2. A cultura da mobilidade;
    10. O ecossistema mediático do sec.XXI.
    11. Da teoria da comunicação à teoria da receção.
  • Objetivos

    Objetivos

    Em cursos que têm a comunicação como parte do seu curriculum, torna-se fundamental que os estudantes possam adquirir conhecimentos sobre a evolução e dinâmica dos media. Também se pretende que o conhecimento da História dos Meios de Comunicação possa ser elemento e ponto de partida para a reflexão sobre as relações que se criam no cruzamento entre meios de comunicação, tecnologia, sociedade e cultura.

    Objetivos:

    • Criar bases de reflexão para a compreender a importância do estudo da História dos Meios de Comunicação;
    • Conhecer a evolução das funções dos meios de comunicação;
    • Perceber e refletir sobre a importância de culturas temporais dominantes na associação aos sistemas oral, visual (impressão e imagem) e audiovisual;
    • Adquirir capacidade refletiva sobre a relação dos humanos com os media em todas as suas dimensões;
    • Perceber a noção de comunicação mediada na sua existência no contexto da comunicação de massas e pessoal;
    • Conhecer as principais teorias da comunicação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Burke, P., Briggs, A., & Ytreberg, E. (2020). A social history of the media (4th ed.). Polity Press.

    Crowley, D., Urquhart, P., & Heyer, P. (2018). Communication in history: Stone age symbols to social media (7th ed.). Routledge.

    DeFleur, M. (2016). Mass Communication Theories;Explaining Origins, Processes, And Effects. London: Routledge.

    Floyd, K., Schrodt, P., Erbert, L. A., & Scharp, K. M. (2022). Exploring communication theory: Making sense of us (2nd ed.). Taylor & Francis.

    Freixo, M. (2012). Teorias e Modelos de Comunicação. LX: I. Piaget.

    Kitller, F (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Palo alto: Stanford Univ Press.

    McQuail, D., & Deuze, M. (2020). McQuail’s media and mass communication theory (7th ed.). SAGE Publications.

    McLuhan, E. & McLuhan, M. (2011). Theories of Communication. NY: Peter Lang.

    Stanley, Robert H. (2020). Making Sense of Media: A Cultural-Historical Approach, Michigan: Independently published.

    Sterne, J. (2003). The Audible Past. Durham: Duke University Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios filmeu