-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de História dos Meios de Comunicação tem como principal fundamento o estudo e a compreensão de matérias relacionadas com a evolução dos media ao longo dos tempos e com as teorias da comunicação. Numa perspética histórica realçam-se os contextos social, técnico e económico que são génese, desenvolvimento e sustento dos meios de comunicação. O programa da disciplina forma-se a partir do aprofundamento de 5 pilares. Um primeiro de compreensão do que são os meios de comunicação e da importância do seu estudo numa perspetiva histórica, O segundo, da tradição oral à escrita, terceiro, o audiovisual, e quarto, o advento dos novos media, forma-se através de uma perspetiva de divisão contextual sobre a história dos meios de comunicação e destinam-se ao entendimento das dinâmicas que fundamentaram a maturação dos sistemas mediáticos gerados pelo aparecimento e aceitação social dos meios de comunicação. Num último pilar destacam-se as teorias da comunicação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-23372
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Compreender os meios de comunicação e a sua história;
- Da tradição oral à escrita/impressão;
- O ouvir e o ver na cultura humana;
- A cultura da oralidade e da escrita;
- Origem e desenvolvimento da imprensa;
- A emergência de uma esfera pública e a propriedade intelectual;
- O audiovisual;
- A cultura do som e o registo sonoro;
- As redes mediáticas como elemento de alavancagem dos modelos de desenvolvimento e negócio das comunicações;
- O telégrafo e o telefone;
- A rádio;
- TV e cinema;
- A emergência do broadcast;
- Agenda-Setting:
- Modelos; efeito de dependência; efeitos centrífugos e centrípetos.
- Gatekeeping:
- As Teorias Clássicas:
- Compreender o Papel da Informação no Mundo Contemporâneo
- Da comunicação de massas ao mundo em rede
- O advento dos novos media
- O novo mundo digital e o informacionalismo;
- A cultura da mobilidade;
- O ecossistema mediático do sec.XXI.
- Da teoria da comunicação à teoria da receção.
-
Objetivos
Objetivos
Em cursos que têm a comunicação como parte do seu curriculum, torna-se fundamental que os estudantes possam adquirir conhecimentos sobre a evolução e dinâmica dos media. Também se pretende que o conhecimento da História dos Meios de Comunicação possa ser elemento e ponto de partida para a reflexão sobre as relações que se criam no cruzamento entre meios de comunicação, tecnologia, sociedade e cultura.
Objetivos:
- Criar bases de reflexão para a compreender a importância do estudo da História dos Meios de Comunicação;
- Conhecer a evolução das funções dos meios de comunicação;
- Perceber e refletir sobre a importância de culturas temporais dominantes na associação aos sistemas oral, visual (impressão e imagem) e audiovisual;
- Adquirir capacidade refletiva sobre a relação dos humanos com os media em todas as suas dimensões;
- Perceber a noção de comunicação mediada na sua existência no contexto da comunicação de massas e pessoal;
- Conhecer as principais teorias da comunicação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Desenvolvimento de conteúdos associados às NTIC
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Burke, P., Briggs, A., & Ytreberg, E. (2020). A social history of the media (4th ed.). Polity Press.
Crowley, D., Urquhart, P., & Heyer, P. (2018). Communication in history: Stone age symbols to social media (7th ed.). Routledge.
DeFleur, M. (2016). Mass Communication Theories;Explaining Origins, Processes, And Effects. London: Routledge.
Floyd, K., Schrodt, P., Erbert, L. A., & Scharp, K. M. (2022). Exploring communication theory: Making sense of us (2nd ed.). Taylor & Francis.
Freixo, M. (2012). Teorias e Modelos de Comunicação. LX: I. Piaget.
Kitller, F (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Palo alto: Stanford Univ Press.
McQuail, D., & Deuze, M. (2020). McQuail’s media and mass communication theory (7th ed.). SAGE Publications.
McLuhan, E. & McLuhan, M. (2011). Theories of Communication. NY: Peter Lang.
Stanley, Robert H. (2020). Making Sense of Media: A Cultural-Historical Approach, Michigan: Independently published.
Sterne, J. (2003). The Audible Past. Durham: Duke University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não