Disciplina Cibercultura

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina tem por objectivo estudar os acontecimentos ligados à emergência da internet e da cultura online e a forma como estes moldam comportamentos em termos individuais e sociais. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ¿ definição de conceitos

    1.1. Da cultura à cibercultura

    1.2. A cibercultura como cultura

    1.3. Homens e máquinas: a questão da técnica como via fundamental para compreender a cultura contemporânea

    2. O virtual

    2.1. A emergência do ciberespaço. Causas.

    2.2. A interactividade

    3. Identidades

    3.1. A vida no ecrã

    3.2. A influência da internet nas noções de identidade

    3.3. Simulacros e representações

    3.4. Corpo, cyborg e subjectividade

    3.5. Tecnohumano e pós-humano

    4. Cibercultura e sociedade

    4.1. Interacção

    4.2. Interligação

    4.3. Comunidades virtuais: os media sociais

    4.4. Ciberpolítica e ciberactivismo

    4.5. Hackers, ciberguerra e ciberespionagem

    4.6. Cultura colaborativa

    4.7. Mutações da educação, economia e saberes

    5. Artes tecnológicas

    5.1. Interactividade e hibridismo

    6. Critica da cibercultura

    6.1. Totalitarismo, dominação e negócio

    6.2. Perda e conflitos de interesse

  • Objetivos

    Objetivos

    Capacidade de abordagem critica da noção de cibercultura por comparação com a noção clássica de ¿cultura¿. Capacidade de destrinça de algumas vertentes teóricas fundamentais sobre a cibercultura (autores e correntes). Capacidade de abordar a cultura contemporânea por relação com a questão crucial da técnica e das suas mutações. Capacidade de elaboração de um mapeamento geral sobre as principais problemáticas da cibercultura, incluindo as suas várias aplicações práticas. A influência das novas culturas em rede e a comunicação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas têm, simultaneamente,  um carácter expositivo e de fomento da discussão temática, contribuindo para tal a participação determinante dos estudantes através da apresentação de Cibertemas (discussão semanal em aula de um ou mais temas escolhidos pelos estudantes e que os mesmos apresentam para serem tratados em aula). 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • JUNQUEIRO, Raul. A idade do conhecimento ¿ A nova era digital. Editorial Notícias: Lisboa, 2002

      KEEN, Andrew. The cult of the amateur. Ed. Nicholas Brealy: London and Boston, 2008

      LÉVY, Pierre. Cibercultura. Inst. Piaget: Lisboa, 1997

      MANOVICH, Lev. The language of new media. MIT Press: CA | MA, 2001

      MIRANDA, J.A. Bragança. Teoria da Cultura. Ed. Sec. XXI: Lisboa, 2007

      POSTER, Mark. A segunda era dos media. Ed. Celta: Oeiras, 2000

      TURKLE, Sherry. A vida no ecrã. Relógio d´Água, Lisboa, 1997

      WOOD, Aylish. Digital encounters. Routledge: London & NYC, 2007

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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