-
Apresentação
Apresentação
A disciplina tem por objectivo estudar os acontecimentos ligados à emergência da internet e da cultura online e a forma como estes moldam comportamentos em termos individuais e sociais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-2376
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ¿ definição de conceitos
1.1. Da cultura à cibercultura
1.2. A cibercultura como cultura
1.3. Homens e máquinas: a questão da técnica como via fundamental para compreender a cultura contemporânea
2. O virtual
2.1. A emergência do ciberespaço. Causas.
2.2. A interactividade
3. Identidades
3.1. A vida no ecrã
3.2. A influência da internet nas noções de identidade
3.3. Simulacros e representações
3.4. Corpo, cyborg e subjectividade
3.5. Tecnohumano e pós-humano
4. Cibercultura e sociedade
4.1. Interacção
4.2. Interligação
4.3. Comunidades virtuais: os media sociais
4.4. Ciberpolítica e ciberactivismo
4.5. Hackers, ciberguerra e ciberespionagem
4.6. Cultura colaborativa
4.7. Mutações da educação, economia e saberes
5. Artes tecnológicas
5.1. Interactividade e hibridismo
6. Critica da cibercultura
6.1. Totalitarismo, dominação e negócio
6.2. Perda e conflitos de interesse
-
Objetivos
Objetivos
Capacidade de abordagem critica da noção de cibercultura por comparação com a noção clássica de ¿cultura¿. Capacidade de destrinça de algumas vertentes teóricas fundamentais sobre a cibercultura (autores e correntes). Capacidade de abordar a cultura contemporânea por relação com a questão crucial da técnica e das suas mutações. Capacidade de elaboração de um mapeamento geral sobre as principais problemáticas da cibercultura, incluindo as suas várias aplicações práticas. A influência das novas culturas em rede e a comunicação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas têm, simultaneamente, um carácter expositivo e de fomento da discussão temática, contribuindo para tal a participação determinante dos estudantes através da apresentação de Cibertemas (discussão semanal em aula de um ou mais temas escolhidos pelos estudantes e que os mesmos apresentam para serem tratados em aula).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
JUNQUEIRO, Raul. A idade do conhecimento ¿ A nova era digital. Editorial Notícias: Lisboa, 2002
KEEN, Andrew. The cult of the amateur. Ed. Nicholas Brealy: London and Boston, 2008
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Inst. Piaget: Lisboa, 1997
MANOVICH, Lev. The language of new media. MIT Press: CA | MA, 2001
MIRANDA, J.A. Bragança. Teoria da Cultura. Ed. Sec. XXI: Lisboa, 2007
POSTER, Mark. A segunda era dos media. Ed. Celta: Oeiras, 2000
TURKLE, Sherry. A vida no ecrã. Relógio d´Água, Lisboa, 1997
WOOD, Aylish. Digital encounters. Routledge: London & NYC, 2007
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não