filmeu

Disciplina Redação Jornalística

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende funcionar como uma introdução teórico-prática ao exercício do jornalismo, proporcionando um panorama geral dos contextos (sociais e organizacionais) da profissão e dos requisitos (técnicos e humanos) exigidos aos profissionais.

    Dotar os alunos de uma perspetiva crítica sobre o que atualmente veiculam os media e sobre a própria realidade aí «contada», por um lado, e muni-los da aparelhagem técnica de que se serve o estilo jornalístico, por outro, são os grandes objetivos desta disciplina. Observar, pesquisar, analisar, reportar e escrever serão as atividades predominantes ao longo da unidade curricular.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Jornalismo e Sociedade. Introdução ao exercício da profissão.

    1. 1.Profissão: jornalista. Identidade e enquadramento profissional. O «quarto poder» e a democracia contemporânea.
    2. 2.Ética e deontologia na era da comunicação transfronteiriça. Responsabilidade social, proteção das fontes, confirmação dos factos, cruzamento de dados, especulação, boato.
    3. 3.A empresa jornalística. Organização e funcionamento da redação.
    4. 4.Etapas da atividade jornalística. Constrangimentos.

     

    2.Valores e Escrita jornalística. Técnicas redatoriais.

    2.1.Valores e critérios de noticiabilidade

    2.2.Fontes e dados.

    2.3.Técnicas de construção de textos jornalísticos: observação e pesquisa; reportar, editar e escrever com rigor; narração e descrição: estratégias de escrita e «story telling»; abertura e fecho; pirâmide invertida; edição: «passagem da prosa», leads, títulos, subtítulos, destaques e legendas.

    2.4.Géneros jornalísticos. A Notícia. A Breve. A Entrevista. A Reportagem. O Perfil. Crónica e Editorial.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina pretende desenvolver no aluno competências de comunicação, atitude e escrita jornalística.

     

    No final da unidade curricular os estudantes deverão:

     

    1. Conhecer a natureza do jornalismo enquanto fenómeno social, a especificidade da profissão jornalística, as rotinas produtivas, a organização e o funcionamento da sala de redação, a diversidade dos media e consequentes diferenças nas formas de ser jornalista e no contexto condicionado em que a prática da profissão se desenvolve.
    2. Incorporar um pensamento crítico face à complexidade do real
    3. Produzir textos escritos, aplicando as regras e os critérios jornalísticos na redacção de notícias.
    4. Ser capazes de assimilar rapidamente informação não familiar e saber formular perguntas acerca dela.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida entre outras, centradas no aprendente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CARDET, Ricardo (1980). Manual de Jornalismo. Lisboa: Caminho.

    CASCAIS, Fernando (2001). Dicionário de Jornalismo. Lisboa: Editorial Verbo.

    CORNU, Daniel (1999). Jornalismo e Verdade – Para uma Ética da Informação. Lisboa: Instituto Piaget.

    GRADIM, Anabela (2000). Manual de Jornalismo. Covilhã: Estudos em Comunicação/ Universidade da Beira interior.

    MAIA E CARMO, Teresa (2022). Comunicação Digital, Educação e Cidadania Global. Lisboa: Âncora Editora.

    MESQUITA, Mário (2004). O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra: Minerva.

    PÚBLICO (2005). Livro de Estilo. Lisboa: Ed. O Público.

    RAIMUNDO, Orlando (2005). A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo. Coimbra: Minerva.

    RICARDO, Daniel (2010). Ainda Bem que me Pergunta. Lisboa: Casa das Letras.

    TRAQUINA, Nelson (2002). Jornalismo, Colecção “O que é”. Lisboa: Quimera Editores.

    VEGAR, José (2001). Reportagem – Uma Antologia. Lisboa: Assírio e Alvim.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios