Disciplina Redação Jornalística

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular pretende funcionar como uma introdução teórico-prática ao exercício do jornalismo, proporcionando um panorama geral dos contextos (sociais e organizacionais) da profissão e dos requisitos (técnicos e humanos) exigidos aos profissionais. Noções básicas sobre a especificidade da escrita jornalística e das suas técnicas, acompanhadas pela elaboração de trabalhos práticos ao longo do semestre. Os alunos serão ainda motivados para executar leitura crítica de meios de comunicação/ plataformas informativas, comparando os critérios de noticiabilidade e a diversidade ou convergência de ângulos de abordagem dos acontecimentos, estruturas narrativas, fontes de informação e respetiva atribuição, títulos, ilustração (fotografias, infografias), entre outros aspetos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo 1 - Introdução ao exercício da profissão

    1. Ser jornalista: a concepção de jornalismo e de jornalista.

    2. A identidade profissional do jornalista, agente produtor de informação.

    3. O repórter, testemunha profissional.

    5. A empresa jornalística.

    6. Organização e funcionamento da redação.

    7. Agências noticiosas.

    8. Etapas da atividade jornalística.

    9. Os constrangimentos

    Módulo 2 -Valores e Escrita jornalística

    1. Valores e critérios de noticiabilidade

    2. Fontes e dados

    3. Linguagem jornalística

    4. Técnicas de construção de textos jornalísticos - a breve e a notícia

    4.1 Seleccionar. Hierarquizar.

    4.2. Relação com os leitores: Títulos; superleads; legendas; destaques; antetítulos; intertítulos.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do módulo os estudantes deverão conhecer a natureza do jornalismo enquanto fenómeno social, a especificidade da profissão jornalística, as rotinas produtivas, a organização e o funcionamento da sala de redação, a diversidade dos media e consequentes diferenças nas formas de ser jornalista e no contexto condicionado em que a prática da profissão se desenvolve. Paralelamente, no decorrer das aulas práticas, os alunos serão introduzidos na escrita jornalística, aplicando as regras e os critérios jornalísticos na redacção de notícias.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC é constituída por aulas teóricas e aulas práticas. As primeiras seguirão a estrutura do programa e as segundas serão dedicadas à construção de notícias e discussão de problemáticas do universo jornalístico.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CASCAIS, Fernando (2001), Dicionário de Jornalismo, Lisboa: Editorial Verbo

    CORREIA, Fernando (2003), Os Jornalistas e as Notícias, Lisboa: Caminho (4ª edição)

    CRATO, Nuno (1988), A Imprensa, Lisboa: Editorial Presença

    GRADIM, Anabela (2000), Manual de Jornalismo, Covilhã: Estudos em Comunicação/ Universidade da Beira interior

    MESQUITA, Mário (2004), O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea, Coimbra: MinervaCoimbra (2ª edição)

    PÚBLICO (1998). Livro de Estilo. Lisboa. Acedido a 21 de Setembro de 2020, em: http://static.publico.pt/nos/livro_estilo/06-principios-n.html

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

    A combinar com os alunos

     

     

     

     

     

     

     

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