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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende funcionar como uma introdução teórico-prática ao exercício do jornalismo, proporcionando um panorama geral dos contextos (sociais e organizacionais) da profissão e dos requisitos (técnicos e humanos) exigidos aos profissionais.
Dotar os alunos de uma perspetiva crítica sobre o que atualmente veiculam os media e sobre a própria realidade aí «contada», por um lado, e muni-los da aparelhagem técnica de que se serve o estilo jornalístico, por outro, são os grandes objetivos desta disciplina. Observar, pesquisar, analisar, reportar e escrever serão as atividades predominantes ao longo da unidade curricular.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-2388
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Jornalismo e Sociedade. Introdução ao exercício da profissão.
- 1.Profissão: jornalista. Identidade e enquadramento profissional. O «quarto poder» e a democracia contemporânea.
- 2.Ética e deontologia na era da comunicação transfronteiriça. Responsabilidade social, proteção das fontes, confirmação dos factos, cruzamento de dados, especulação, boato.
- 3.A empresa jornalística. Organização e funcionamento da redação.
- 4.Etapas da atividade jornalística. Constrangimentos.
2.Valores e Escrita jornalística. Técnicas redatoriais.
2.1.Valores e critérios de noticiabilidade
2.2.Fontes e dados.
2.3.Técnicas de construção de textos jornalísticos: observação e pesquisa; reportar, editar e escrever com rigor; narração e descrição: estratégias de escrita e «story telling»; abertura e fecho; pirâmide invertida; edição: «passagem da prosa», leads, títulos, subtítulos, destaques e legendas.
2.4.Géneros jornalísticos. A Notícia. A Breve. A Entrevista. A Reportagem. O Perfil. Crónica e Editorial.
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Objetivos
Objetivos
Esta disciplina pretende desenvolver no aluno competências de comunicação, atitude e escrita jornalística.
No final da unidade curricular os estudantes deverão:
- Conhecer a natureza do jornalismo enquanto fenómeno social, a especificidade da profissão jornalística, as rotinas produtivas, a organização e o funcionamento da sala de redação, a diversidade dos media e consequentes diferenças nas formas de ser jornalista e no contexto condicionado em que a prática da profissão se desenvolve.
- Incorporar um pensamento crítico face à complexidade do real
- Produzir textos escritos, aplicando as regras e os critérios jornalísticos na redacção de notícias.
- Ser capazes de assimilar rapidamente informação não familiar e saber formular perguntas acerca dela.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida entre outras, centradas no aprendente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
CARDET, Ricardo (1980). Manual de Jornalismo. Lisboa: Caminho.
CASCAIS, Fernando (2001). Dicionário de Jornalismo. Lisboa: Editorial Verbo.
CORNU, Daniel (1999). Jornalismo e Verdade – Para uma Ética da Informação. Lisboa: Instituto Piaget.
GRADIM, Anabela (2000). Manual de Jornalismo. Covilhã: Estudos em Comunicação/ Universidade da Beira interior.
MAIA E CARMO, Teresa (2022). Comunicação Digital, Educação e Cidadania Global. Lisboa: Âncora Editora.
MESQUITA, Mário (2004). O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra: Minerva.
PÚBLICO (2005). Livro de Estilo. Lisboa: Ed. O Público.
RAIMUNDO, Orlando (2005). A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo. Coimbra: Minerva.
RICARDO, Daniel (2010). Ainda Bem que me Pergunta. Lisboa: Casa das Letras.
TRAQUINA, Nelson (2002). Jornalismo, Colecção “O que é”. Lisboa: Quimera Editores.
VEGAR, José (2001). Reportagem – Uma Antologia. Lisboa: Assírio e Alvim.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não