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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular pretende funcionar como uma introdução teórico-prática ao exercício do jornalismo, proporcionando um panorama geral dos contextos (sociais e organizacionais) da profissão e dos requisitos (técnicos e humanos) exigidos aos profissionais. Noções básicas sobre a especificidade da escrita jornalística e das suas técnicas, acompanhadas pela elaboração de trabalhos práticos ao longo do semestre. Os alunos serão ainda motivados para executar leitura crítica de meios de comunicação/ plataformas informativas, comparando os critérios de noticiabilidade e a diversidade ou convergência de ângulos de abordagem dos acontecimentos, estruturas narrativas, fontes de informação e respetiva atribuição, títulos, ilustração (fotografias, infografias), entre outros aspetos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-2388
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 - Introdução ao exercício da profissão
1. Ser jornalista: a concepção de jornalismo e de jornalista.
2. A identidade profissional do jornalista, agente produtor de informação.
3. O repórter, testemunha profissional.
5. A empresa jornalística.
6. Organização e funcionamento da redação.
7. Agências noticiosas.
8. Etapas da atividade jornalística.
9. Os constrangimentos
Módulo 2 -Valores e Escrita jornalística
1. Valores e critérios de noticiabilidade
2. Fontes e dados
3. Linguagem jornalística
4. Técnicas de construção de textos jornalísticos - a breve e a notícia
4.1 Seleccionar. Hierarquizar.
4.2. Relação com os leitores: Títulos; superleads; legendas; destaques; antetítulos; intertítulos.
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Objetivos
Objetivos
No final do módulo os estudantes deverão conhecer a natureza do jornalismo enquanto fenómeno social, a especificidade da profissão jornalística, as rotinas produtivas, a organização e o funcionamento da sala de redação, a diversidade dos media e consequentes diferenças nas formas de ser jornalista e no contexto condicionado em que a prática da profissão se desenvolve. Paralelamente, no decorrer das aulas práticas, os alunos serão introduzidos na escrita jornalística, aplicando as regras e os critérios jornalísticos na redacção de notícias.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC é constituída por aulas teóricas e aulas práticas. As primeiras seguirão a estrutura do programa e as segundas serão dedicadas à construção de notícias e discussão de problemáticas do universo jornalístico.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
CASCAIS, Fernando (2001), Dicionário de Jornalismo, Lisboa: Editorial Verbo
CORREIA, Fernando (2003), Os Jornalistas e as Notícias, Lisboa: Caminho (4ª edição)
CRATO, Nuno (1988), A Imprensa, Lisboa: Editorial Presença
GRADIM, Anabela (2000), Manual de Jornalismo, Covilhã: Estudos em Comunicação/ Universidade da Beira interior
MESQUITA, Mário (2004), O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea, Coimbra: MinervaCoimbra (2ª edição)
PÚBLICO (1998). Livro de Estilo. Lisboa. Acedido a 21 de Setembro de 2020, em: http://static.publico.pt/nos/livro_estilo/06-principios-n.html
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
A combinar com os alunos
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Mobilidade
Mobilidade
Não