filmeu

Disciplina Jornalismo Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Jornalismo Digital explora as narrativas digitais à medida que são projetadas, produzidas e consumidas em vários formatos eletrónicos e virtuais. Dado que esta área é expansiva e continuará a gerar novas experiências imersivas, histórias e tecnologias, a unidade curricular estará focada nas bases para a compreensão dos novos ambientes transmedia e explorará em maior detalhe as melhores práticas para a criação de narrativas com dados, uma das grandes tendências da atualidade. Quais são os elementos essenciais a uma história com base em dados? Quais são as ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para produzir estas novas narrativas? Abordaremos os princípios fundamentais da análise de dados e da sua apresentação visual, os vários tipos de gráficos e quando utilizá los. Os alunos não só ficarão a conhecer várias ferramentas de visualização para a Web, como também terão a oportunidade de criar visualizações narrativas interativas com o Flourish.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • O Meio é a mensagem
    • Ambiente | Desktop, Mobile, Tablet
    • Realidade virtual, vídeo 360 e áudio imersivo
    • O jornalismo nas redes sociais
    • A inteligência artificial e a Internet of Things
    • Jornalismo na era dos dados
    • Contar histórias visuais com dados
    • Perceção, estética, interatividade, animação, cor, narrativa e software
    • Para onde vamos? Qual é o futuro do jornalismo?
  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno irá essencialmente adquirir competências que lhe permitirão:

    • Demonstrar uma sólida compreensão dos métodos, skills, ferramentas e sistemas utilizados na construção interdisciplinar de peças jornalísticas digitais.
    • Demonstrar a capacidade de escolher as tecnologias apropriadas para comunicar e formular um projeto que alavanque os seus conhecimentos de plataformas e tecnologias digitais emergentes.
    • Comunicar eficazmente, através de comunicação visual, escrita e oral, consoante o que for mais apropriado para a história que quer contar.
    • Estar familiarizado com o uso de dados para produzir histórias com impacto e autoridade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas terão um carácter teórico/prático. Os trabalhos em aula e pequenos exercícios serão contabilizados na componente de avaliação reservada à participação e valerá 20% da nota final . Os restantes 80% da nota estão reservados aos vários trabalhos que serão desenvolvidos individualmente e em grupo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Cairo, A. - The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization. New Riders, 2012.
    • Gray, J., Chambers, L., & Bounegru, L. The data journalism handbook: how journalists can use data to improve the news. O'Reilly Media, Inc., 2012.
    • Hernandez, R. K., & Rue, J. The principles of multimedia journalism: Packaging digital news. Routledge, 2015.
    • Huff, D. How to lie with statistics. WW Norton & Company, 1993.
    • Murray, J. H., & Murray, J. H. Hamlet on the holodeck: The future of narrative in cyberspace. MIT press, 2017.
    • Yau, N. Data points: visualization that means something. John Wiley & Sons, 2013.
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios