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Apresentação
Apresentação
Saber contextualizar a função de comunicação no quadro da gestão das organizações
Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, actuando em ambientes específicos
Distinguir especificidades próprias das organizações privadas, públicas e sociais
Conhecer o desenvolvimento e potencialidades dos novos media para as organizações
Percepcionar a comunicação integrada como recurso estratégico
Entender e enquadrar estratégias e planos de comunicação dirigidos aos públicos das organizações
Trabalhar sobre as diferentes técnicas de comunicação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-5033
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA COMUNICAÇÃO
O que é comunicação
O que significa comunicar e porque é que é importante saber comunicar
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
O que é comunicação organizacional
Conceitos / vertente histórica
Modelos de comunicação
Comunicação externa e interna
Planos de comunicação
A GESTÃO DE COMUNICAÇÃO AS ÁREAS DA:
Identidade organzacional
Imagem e reputação organziacional
Gestão dos meios de comunicação / Seleção adequação, eficácia e eficiência de meios
COMUNICAÇÃO DE CRISE
Conceitos
Reconhecer e gerir uma crise de comunicaçãoModelos de gestão de crise
COMUNICAÇÃO DE MARCAS
Gestão de Marcas
Comunicação de produto
Comunicação na perspectiva das marcas e consumidores
Valor da marca
COMUNICAÇÃO DIGITAL
Os novos media
Redes sociais e Novas tecnologias - Novas formas de interação digital
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
Conceitos
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Objetivos
Objetivos
Compreender a comunicação no contexto organizacional e como devem ser usados os recursos
de comunicação externamente e internamente;
Entender diferentes ideias e estratégias de comunicação organizacional, tanto na vertente
pública como privada;
Conhecer as várias teorias associadas à gestão de comunicação, compreender a sua
importância para as organizações;
Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e
eficiência face a objetivos e contextos concretos;
Saber elaborar, implementar e avaliar estratégias e planos de comunicação organizacional;
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas metodologias activas de aprendizagem baseadas em projectos
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aaker, J. L. (1997). Dimensions of Brand Personality. Journal of Marketing Research, 34(3), 347.
https://doi.org/10.2307/3151897
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Barata, M. J. R. (2002). Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma
Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais.
Barbosa, P.; O?reilly, A. (2011). Tendências de Gestão. Vida Económica ? Editorial SA. Lisboa.
Brataas, K. (2018). Crisis Communication: Case Studies and Lessons Learned from International
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Coombs, T. (2013). Applied Crisis Communication and Crisis Management (1oedição ed.). Sage
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Cornelissen, J. (2004). Corporate Communications ? Theory and Pratice. Sage Publications Lda,
London.
Dover, C.J. 1959. The three eras of management communication. Journal of Communication,
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não