-
Apresentação
Apresentação
- Saber contextualizar a função de comunicação no quadro da gestão das organizações
- Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, actuando em ambientes específicos
- Distinguir especificidades próprias das organizações privadas, públicas e sociais
- Conhecer o desenvolvimento e potencialidades dos novos media para as organizações
- Percepcionar a comunicação integrada como recurso estratégico
- Entender e enquadrar estratégias e planos de comunicação dirigidos aos públicos das organizações
- Trabalhar sobre as diferentes técnicas de comunicação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-5033
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA COMUNICAÇÃO
- O que é comunicação
- O que significa comunicar e porque é que é importante saber comunicar
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
- O que é comunicação organizacional
- Conceitos / vertente histórica
- Modelos de comunicação
- Comunicação externa e interna
- Planos de comunicação
A GESTÃO DE COMUNICAÇÃO AS ÁREAS DA:
- Identidade organizacional
- Imagem e reputação organizacional
- Gestão dos meios de comunicação / Seleção, adequação, eficácia e eficiência de meios
COMUNICAÇÃO DE CRISE
- Conceitos
- Reconhecer e gerir uma crise de comunicação
- Modelos de gestão de crise
COMUNICAÇÃO DE MARCAS
- Gestão de marcas
- Comunicação de produto
- Comunicação na perspectiva das marcas e consumidores
- Valor da marca
COMUNICAÇÃO DIGITAL
- Os novos media
- Redes sociais e Novas tecnologias - novas formas de interação digital
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
- Conceitos
- Discurso institucional
- Publicidade Institucional
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA
- Conceitos
- Serviço Público
-
Objetivos
Objetivos
- Compreender a comunicação no contexto organizacional e como devem ser usados os recursos de comunicação externamente e internamente;
- Entender diferentes ideias e estratégias de comunicação organizacional, tanto na vertente pública como privada;
- Conhecer as várias teorias associadas à gestão de comunicação, compreender a sua importância para as organizações;
- Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiência face a objetivos e contextos concretos;
- Saber elaborar, implementar e avaliar estratégias e planos de comunicação organizacional
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- A aquisição de competêcias basear-se-á em trabalho individual e em métodos participativos e interativos.
- A apresentação da matéria será complementada de reflexão e sucessivos debates, sendo as principais temáticas ilustradas com exemplos práticos. A análise em grupo e em aula, propiciará o enriquecimento da recolha de informação e a compreensão das questões suscitadas.
- A avaliação resultará da articulação ponderada entre prova de frequência, trabalho individual para classificação e processar-se-á da seguinte forma:
- Frequência 50%;
- Trabalho individual 50%;
- Os alunos que não cumpram os requisitos nos dois momentos de avaliação contínua irão a época de recurso
- O Contacto do docente será fornecido na primeira aula
A plataforma Moodle será a base de trabalho e de comunicação com o docente e alunos nomeadamente em :
- Colocação das matérias dadas nas aulas e suportes ao estudo / textos de apoio; Alterações de datas de aulas, ausências do docente ou qualquer outra informação relevante.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Aaker, J. L. (1997). Dimensions of Brand Personality. Journal of Marketing Research, 34(3), 347. https://doi.org/10.2307/3151897
- Argenti, P.A. (1996), ?Corporate communication as a discipline?, Management Communication Quarterly, Vol. 10 No. 1, pp. 73-97.
- Barata, M. J. R. (2002). Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais.
- Barbosa, P.; O?reilly, A. (2011). Tendências de Gestão. Vida Económica ? Editorial SA. Lisboa.
- Brataas, K. (2018). Crisis Communication: Case Studies and Lessons Learned from International Disasters. Routledge.
- Coombs, T. (2013). Applied Crisis Communication and Crisis Management (1oedição ed.). Sage Publications, Inc.
- Cornelissen, J. (2004). Corporate Communications ? Theory and Pratice. Sage Publications Lda, London.
- Dover, C.J. 1959. The three eras of management communication. Journal of Communication, 9(4), pp. 168?172.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
p5659@ulusofona.pt
-
Mobilidade
Mobilidade
Não