Disciplina Gestão da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    • Saber contextualizar a função de comunicação no quadro da gestão das organizações
    • Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, actuando em ambientes específicos
    • Distinguir especificidades próprias das organizações privadas, públicas e sociais
    • Conhecer o desenvolvimento e potencialidades dos novos media para as organizações
    • Percepcionar a comunicação integrada como recurso estratégico
    • Entender e enquadrar estratégias e planos de comunicação dirigidos aos públicos das organizações
    • Trabalhar sobre as diferentes técnicas de comunicação
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    INTRODUÇÃO À GESTÃO DA COMUNICAÇÃO

    • O que é comunicação
    • O que significa comunicar e porque é que é importante saber comunicar

    COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

    • O que é comunicação organizacional
    • Conceitos / vertente histórica
    • Modelos de comunicação
    • Comunicação externa e interna
    • Planos de comunicação

    A GESTÃO DE COMUNICAÇÃO AS ÁREAS DA:

    • Identidade organizacional 
    • Imagem e reputação organizacional 
    • Gestão dos meios de comunicação / Seleção, adequação, eficácia e eficiência de meios 

    COMUNICAÇÃO DE CRISE

    • Conceitos 
    • Reconhecer e gerir uma crise de comunicação
    • Modelos de gestão de crise

    COMUNICAÇÃO DE MARCAS

    • Gestão de marcas
    • Comunicação de produto
    • Comunicação na perspectiva das marcas e consumidores 
    • Valor da marca

    COMUNICAÇÃO DIGITAL

    • Os novos media
    • Redes sociais e Novas tecnologias - novas formas de interação digital

    COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

    • Conceitos
    • Discurso institucional
    • Publicidade Institucional

    COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA

    • Conceitos
    • Serviço Público
  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender a comunicação no contexto organizacional e como devem ser usados os recursos de comunicação externamente e internamente;
    • Entender diferentes ideias e estratégias de comunicação organizacional, tanto na vertente pública como privada;
    • Conhecer as várias teorias associadas à gestão de comunicação, compreender a sua importância para as organizações;
    • Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiência face a objetivos e contextos concretos;
    • Saber elaborar, implementar e avaliar estratégias e planos de comunicação organizacional
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • A aquisição de competêcias basear-se-á em trabalho individual e em métodos participativos e interativos.
    • A apresentação da matéria será complementada de reflexão e sucessivos debates, sendo as principais temáticas ilustradas com exemplos práticos. A análise em grupo e em aula, propiciará o enriquecimento da recolha de informação e a compreensão das questões suscitadas.
    • A avaliação resultará da articulação ponderada entre prova de frequência, trabalho individual para classificação e processar-se-á da seguinte forma:

     

    • Frequência 50%;
    • Trabalho individual 50%;

     

    • Os alunos que não cumpram os requisitos nos dois momentos de avaliação contínua irão a época de recurso
    • O Contacto do docente será fornecido na primeira aula

    A plataforma Moodle será a base de trabalho e de comunicação com o docente e alunos nomeadamente em :

    • Colocação das matérias dadas nas aulas e suportes ao estudo / textos de apoio; Alterações de datas de aulas, ausências do docente ou qualquer outra informação relevante.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Aaker, J. L. (1997). Dimensions of Brand Personality. Journal of Marketing Research, 34(3), 347. https://doi.org/10.2307/3151897
    • Argenti, P.A. (1996), ?Corporate communication as a discipline?, Management Communication Quarterly, Vol. 10 No. 1, pp. 73-97.
    • Barata, M. J. R. (2002). Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais.
    • Barbosa, P.; O?reilly, A. (2011). Tendências de Gestão. Vida Económica ? Editorial SA. Lisboa.
    • Brataas, K. (2018). Crisis Communication: Case Studies and Lessons Learned from International Disasters. Routledge.
    • Coombs, T. (2013). Applied Crisis Communication and Crisis Management (1oedição ed.). Sage Publications, Inc.
    • Cornelissen, J. (2004). Corporate Communications ? Theory and Pratice. Sage Publications Lda, London.
    • Dover, C.J. 1959. The three eras of management communication. Journal of Communication, 9(4), pp. 168?172.
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    p5659@ulusofona.pt

     

     

     

     

     

     

     

     

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