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Disciplina Gestão da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Saber contextualizar a função de comunicação no quadro da gestão das organizações

    Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, actuando em ambientes específicos

    Distinguir especificidades próprias das organizações privadas, públicas e sociais

    Conhecer o desenvolvimento e potencialidades dos novos media para as organizações

    Percepcionar a comunicação integrada como recurso estratégico

    Entender e enquadrar estratégias e planos de comunicação dirigidos aos públicos das organizações

    Trabalhar sobre as diferentes técnicas de comunicação

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    INTRODUÇÃO À GESTÃO DA COMUNICAÇÃO
    O que é comunicação
    O que significa comunicar e porque é que é importante saber comunicar
    COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
    O que é comunicação organizacional 
    Conceitos / vertente histórica 
    Modelos de comunicação
    Comunicação externa e interna 
    Planos de comunicação
    A GESTÃO DE COMUNICAÇÃO AS ÁREAS DA:
    Identidade organzacional 
    Imagem e reputação organziacional 
    Gestão dos meios de comunicação / Seleção adequação, eficácia e eficiência de meios
    COMUNICAÇÃO DE CRISE
    Conceitos
    Reconhecer e gerir uma crise de comunicação

    Modelos de gestão de crise
    COMUNICAÇÃO DE MARCAS
    Gestão de Marcas
    Comunicação de produto
    Comunicação na perspectiva das marcas e consumidores
    Valor da marca
    COMUNICAÇÃO DIGITAL
    Os novos media
    Redes sociais e Novas tecnologias - Novas formas de interação digital
    COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
    Conceitos

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender a comunicação no contexto organizacional e como devem ser usados os recursos
    de comunicação externamente e internamente;
    Entender diferentes ideias e estratégias de comunicação organizacional, tanto na vertente
    pública como privada;
    Conhecer as várias teorias associadas à gestão de comunicação, compreender a sua
    importância para as organizações;
    Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e
    eficiência face a objetivos e contextos concretos;
    Saber elaborar, implementar e avaliar estratégias e planos de comunicação organizacional;

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aaker, J. L. (1997). Dimensions of Brand Personality. Journal of Marketing Research, 34(3), 347.
    https://doi.org/10.2307/3151897
    Argenti, P.A. (1996), ?Corporate communication as a discipline?, Management Communication
    Quarterly, Vol. 10 No. 1, pp. 73-97.
    Barata, M. J. R. (2002). Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma
    Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais.
    Barbosa, P.; O?reilly, A. (2011). Tendências de Gestão. Vida Económica ? Editorial SA. Lisboa.
    Brataas, K. (2018). Crisis Communication: Case Studies and Lessons Learned from International
    Disasters. Routledge.
    Coombs, T. (2013). Applied Crisis Communication and Crisis Management (1oedição ed.). Sage
    Publications, Inc.
    Cornelissen, J. (2004). Corporate Communications ? Theory and Pratice. Sage Publications Lda,
    London.
    Dover, C.J. 1959. The three eras of management communication. Journal of Communication,
    9(4), pp. 168?172.

     

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