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Apresentação
Apresentação
O objetivo geral desta unidade curricular optativa centra-se no estudo do cinema enquanto fenómeno social e artístico, visando dotar os estudantes de literacia fílmica (BFI, 2011) uma das componentes da literacia mediática contemporânea cuja importância mais se afirma, num tempo em que o mundo chega aos estudantes «prosumidores» de forma maioritariamente audiovisual. Reforçar o desenvolvimento de competências de descodificação e interpretação da linguagem audiovisual, não se faz sem um conhecimento da sua construção ao longo do tempo, em particular acompanhando as principais formas da história do cinema.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT24-5068
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentação arqueológica do cinema: Lumière e Méliès ambiguidade do dispositivo e relações com o pré-cinema; cinema, cultura e fisiologia.
2. A nomenclatura do cinema: conceitos estruturais, imagéticos e de continuidade.
3. Imagem e movimento: presença da técnica e do imaginário; a noção deleuziana de Imagem-Movimento; movimento absoluto e relativo; a montagem.
4. A gramática do cinema. Narrativa, linguagem e estética cinematográfica. Narrativa clássica e narrativa não linear. Exploração da linguagem cinematográfica como catalisadora de emoções. Perceção sonora: o cinema surdo-mudo; o império da sincronia; o imaginário sonoro e os seus criadores.
5. Historiografia do cinema: cinema soviético, a escola teórica francesa, expressionismo alemão - estética, história social e política; o cinema de Hollywood - a dimensão industrial. Os grandes géneros cinematográficos: musical, noir, comédia, western, thriller, neo-realismo italiano, nouvelle vague, cinema português e documentário.
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Objetivos
Objetivos
No fim da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar o posicionamento do cinema na problemática da comunicação e os principais marcos da sua história;
2. Conhecer o essencial da história do cinema e reconhecer os fundamentos básicos da linguagem cinematográfica e do audiovisual;
3. Construir um olhar crítico e analítico sobre o cinema e o audiovisual;
4. Avaliar a significação social da experiência do cinema, enquanto experiência de criação e receção.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida entre outras, centradas no aprendente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AMIEL, Vincent (2010). Estética da Montagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
AUMONT, Jacques (2008). O Cinema e a Encenação. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
AUMONT, Jacques e Marie, Michel (2010). A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
BAZIN, André (1992. O Que é o Cinema? Lisboa: Livros Horizonte.
BRITISH FILM INSTITUTE. (2011b). Screening Literacy: Country Profiles. Londres: British Film Institute.
CHION, Michel (2011) A Audiovisão. Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
CORRIGAN, Timothy (2009) A Short Guide to Writing About Film, 7.ª ed. Nova Iorque: Pearson Longman.
GARDIES, René (org.) (2011). Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
GRILO, João Mário (2007). As Lições do Cinema. Lisboa: Edições ColibriGRILO, João Mário (2006). O Homem Imaginado. Lisboa: Livros Horizonte
MORIN, Edgar (1956). O Cinema ou o Homem Imaginário. Trad. de António-Pedro Vasconcelos. Lisboa: Relógio D'Água Editores (1997)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não