filmeu

Disciplina Filmologia

  • Apresentação

    Apresentação

    O objetivo geral desta unidade curricular optativa centra-se no estudo do cinema enquanto fenómeno social e artístico, visando dotar os estudantes de literacia fílmica (BFI, 2011) uma das componentes da literacia mediática contemporânea cuja importância mais se afirma, num tempo em que o mundo chega aos estudantes «prosumidores» de forma maioritariamente audiovisual. Reforçar o desenvolvimento de competências de descodificação e interpretação da linguagem audiovisual, não se faz sem um conhecimento da sua construção ao longo do tempo, em particular acompanhando as principais formas da história do cinema.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentação arqueológica do cinema: Lumière e Méliès ambiguidade do dispositivo e relações com o pré-cinema; cinema, cultura e fisiologia.

    2. A nomenclatura do cinema: conceitos estruturais, imagéticos e de continuidade.

    3. Imagem e movimento: presença da técnica e do imaginário; a noção deleuziana de Imagem-Movimento; movimento absoluto e relativo; a montagem.

    4. A gramática do cinema. Narrativa, linguagem e estética cinematográfica. Narrativa clássica e narrativa não linear. Exploração da linguagem cinematográfica como catalisadora de emoções. Perceção sonora: o cinema surdo-mudo; o império da sincronia; o imaginário sonoro e os seus criadores.

    5. Historiografia do cinema: cinema soviético, a escola teórica francesa, expressionismo alemão - estética, história social e política; o cinema de Hollywood - a dimensão industrial.  Os grandes géneros cinematográficos: musical, noir, comédia, western, thriller, neo-realismo italiano, nouvelle vague, cinema português e documentário.  

  • Objetivos

    Objetivos

    No fim da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:

    1. Identificar o posicionamento do cinema na problemática da comunicação e os principais marcos da sua história;

    2. Conhecer o essencial da história do cinema e reconhecer os fundamentos básicos da linguagem cinematográfica e do audiovisual;

    3. Construir um olhar crítico e analítico sobre o cinema e o audiovisual;

    4. Avaliar a significação social da experiência do cinema, enquanto experiência de criação e receção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida entre outras, centradas no aprendente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AMIEL, Vincent (2010). Estética da Montagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia.

    AUMONT, Jacques (2008). O Cinema e a Encenação. Lisboa: Edições Texto & Grafia.

    AUMONT, Jacques e Marie, Michel (2010). A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia.

    BAZIN, André (1992. O Que é o Cinema? Lisboa: Livros Horizonte.

    BRITISH FILM INSTITUTE. (2011b). Screening Literacy: Country Profiles. Londres: British Film Institute.

    CHION, Michel (2011) A Audiovisão. Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições Texto & Grafia.

    CORRIGAN, Timothy (2009) A Short Guide to Writing About Film, 7.ª ed. Nova Iorque: Pearson Longman.

    GARDIES, René (org.) (2011). Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Edições Texto & Grafia.

    GRILO, João Mário (2007). As Lições do Cinema. Lisboa: Edições ColibriGRILO, João Mário (2006). O Homem Imaginado. Lisboa: Livros Horizonte

    MORIN, Edgar (1956). O Cinema ou o Homem Imaginário. Trad. de António-Pedro Vasconcelos. Lisboa: Relógio D'Água Editores (1997)

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios