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Apresentação
Apresentação
É cada vez mais difícil falar de «arte» no singular, porque foi desaparecendo a sua especificidade enquanto meio, bem como as fronteiras que separavam o objecto artístico dos outros objectos. Falar das «artes», no plural, corresponde a reconhecer que, na contemporaneidade, as artes escaparam às categorias e códigos que as delimitavam, ao mesmo tempo que se disseminaram por toda a experiência. As razões disso são múltiplas, nomeadamente de ordem tecnológica e cultural. A apreensão deste fenómeno passa, primeiramente, por compreender o lugar da arte na modernidade e as suas trajectórias subsequentes, desde o modernismo e as vanguardas até ao que se convencionou denominar como pós-vanguarda. Em segundo lugar, é necessário mapear as principais formas da arte contemporânea, dando-se atenção especial à maneira como romperam e/ou alargaram o seu âmbito histórico.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-6268
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução: a pluralidade das artes contemporâneas como problema
A noção de Contemporaneidade e a prioridade do «Actual»
A hipótese do fim da arte
A crise da mimesis e da perspectiva linear da História
Vanguarda e kitsch
2. Objectos
A ruptura de Duchamp: o acto criativo, o ready-made e o infra-mince
Coleccionismo e apropriação: o artista como curador
O arquivo e a cultura da pós-produção
3. Corpo
O corpo como problema
As artes do corpo: Fluxus, body art, happenings e performances
A biologização das artes
4. Espaço
O espaço como problema
A Instalação como novo espaço da arte
Da land-art às artes em rede
5. Máquinas
O medium como problema
Artes Cibernéticas: controlo, interactividade e ambientes inteligentes
Da new media art ao software como vanguarda: casos de estudo da net.art e da glitch art
6. Ecologia
A Terra como objecto ou a arte dos sistemas
Materialidades, atmosferas e climatologias na era do Antropoceno
Arqueologias do futuro e perspectivas pós-humanas da arte
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Objetivos
Objetivos
1. Reconhecer os vários agente que constituem o sistema da arte contemporânea, os diversos espaço expositivos e espaços de apresentação de criações artísticas,
2. Conhecer o campo de actuação do artista, as diferentes práticas e áreas artísticas de intervenção,
3. Conhecer os diversos temas e temáticas contemporâneas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia expositiva hermenêutica na análise dos textos fundamentais e empírica e aplicada na análise de casos práticos.
Avaliação constituída pela apresentação em aula de casos de estudo a partir da matéria, com subsequente apresentação de relatório; frequência final escrita.
Resultado igual ou inferior a 8 valores na frequência suspende a avaliação contínua e implica directamente ida a exame de recurso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arthur C. Danto (1997) - After the end of art. Contemporary art and the pale of history, Princeton/New Jersey, Princeton University Press.
Benjamin H. D. Buchloh (2000) - Neo-Avantgarde and Culture Industry. Essays On European and American Art from 1955 to 1975, Cambridge/Londres, The Mit Press.
Charles Baudelaire (1860) - Le Peintre da la Vie Moderne (trad. portuguesa O Pintor da Vida Moderna, edic¿a¿o de Maria Teresa Cruz, Lisboa, Vega.
Clement Greenberg (1961) - Arte y Cultura. Ensayos Criticos (or. Art and Culture. Critical Essays) Barcelona, G. Gili, 1979.
Diana Domingues (org.) - A Arte no Se¿culo XXI: A Humanizac¿a¿o das Tecnologias, Sa¿o Paulo, Unesp, 1997.
Frank Popper (1993) - Art of the Electronic Age, Londres, Thames and Hudson.
Gregory Battcock (1968) - Minimal Art. A Critical Anthology, Berkeley, California U.P., 1995.Hal Foster (1996) - The Return of the Real. The Avant-Garde at the End of the Century, Mass., M.I.T. Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Manuel Bogalheiro
Sextas-feiras, 14h - 16h
A definir mediante marcação por e-mail
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Mobilidade
Mobilidade
Não