Disciplina Artes Contemporâneas

  • Apresentação

    Apresentação

    É cada vez mais difícil falar de «arte» no singular, porque foi desaparecendo a sua especificidade enquanto meio, bem como as fronteiras que separavam o objecto artístico dos outros objectos. Falar das «artes», no plural, corresponde a reconhecer que, na contemporaneidade, as artes escaparam às categorias e códigos que as delimitavam, ao mesmo tempo que se disseminaram por toda a experiência. As razões disso são múltiplas, nomeadamente de ordem tecnológica e cultural. A apreensão deste fenómeno passa, primeiramente, por compreender o lugar da arte na modernidade e as suas trajectórias subsequentes, desde o modernismo e as vanguardas até ao que se convencionou denominar como pós-vanguarda. Em segundo lugar, é necessário mapear as principais formas da arte contemporânea, dando-se atenção especial à maneira como romperam e/ou alargaram o seu âmbito histórico. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução: a pluralidade das artes contemporâneas como problema

    A noção de Contemporaneidade e a prioridade do «Actual» 

    A hipótese do fim da arte 

    A crise da mimesis e da perspectiva linear da História 

    Vanguarda e kitsch 

            

    2. Objectos

    A ruptura de Duchamp: o acto criativo, o ready-made e o infra-mince

    Coleccionismo e apropriação: o artista como curador 

    O arquivo e a cultura da pós-produção 

     

    3. Corpo

    O corpo como problema

    As artes do corpo: Fluxus, body art, happenings e performances

    A biologização das artes 

     

    4. Espaço

    O espaço como problema

    A Instalação como novo espaço da arte 

    Da land-art às artes em rede 

     

    5. Máquinas

    O medium como problema 

    Artes Cibernéticas: controlo, interactividade e ambientes inteligentes 

    Da new media art ao software como vanguarda: casos de estudo da net.art e da glitch art 

     

    6. Ecologia

    A Terra como objecto ou a arte dos sistemas

    Materialidades, atmosferas e climatologias na era do Antropoceno

    Arqueologias do futuro e perspectivas pós-humanas da arte

     

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Reconhecer os vários agente que constituem o sistema da arte contemporânea, os diversos espaço expositivos e espaços de apresentação de criações artísticas, 

    2. Conhecer o campo de actuação do artista, as diferentes práticas e áreas artísticas de intervenção, 

    3. Conhecer os diversos temas e temáticas contemporâneas. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia expositiva hermenêutica na análise dos textos fundamentais e empírica e aplicada na análise de casos práticos.

    Avaliação constituída pela apresentação em aula de casos de estudo a partir da matéria, com subsequente apresentação de relatório; frequência final escrita.

    Resultado igual ou inferior a 8 valores na frequência suspende a avaliação contínua e implica directamente ida a exame de recurso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arthur C. Danto (1997) - After the end of art. Contemporary art and the pale of history, Princeton/New Jersey, Princeton University Press.

    Benjamin H. D. Buchloh (2000) - Neo-Avantgarde and Culture Industry. Essays On European and American Art from 1955 to 1975, Cambridge/Londres, The Mit Press.

    Charles Baudelaire (1860) - Le Peintre da la Vie Moderne (trad. portuguesa O Pintor da Vida Moderna, edic¿a¿o de Maria Teresa Cruz, Lisboa, Vega.

    Clement Greenberg (1961) - Arte y Cultura. Ensayos Criticos (or. Art and Culture. Critical Essays) Barcelona, G. Gili, 1979.

    Diana Domingues (org.) - A Arte no Se¿culo XXI: A Humanizac¿a¿o das Tecnologias, Sa¿o Paulo, Unesp, 1997.

    Frank Popper (1993) - Art of the Electronic Age, Londres, Thames and Hudson.
    Gregory Battcock (1968) - Minimal Art. A Critical Anthology, Berkeley, California U.P., 1995.

    Hal Foster (1996) - The Return of the Real. The Avant-Garde at the End of the Century, Mass., M.I.T. Press.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Manuel Bogalheiro

    Sextas-feiras, 14h - 16h

    A definir mediante marcação por e-mail

     

     

     

     

     

     

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