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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo a compreensão das questões deontológicas e a responsabilidade social do jornalista que pressupõe não só o relacionamento da deontologia com a ética e com o direito, mas também o conhecimento do contexto em que se processa a atividade jornalística.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-7043
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Como se desenvolveu o mercado da informação.
2. Ética e Comunicação.
3. Os Media hoje: caracterização. A transparência como norma central da sociedade. Os Media como universo complexo. A «actualidade» como espaço comum. Ideologia e Mediagenia
4. Os conceitos de «mediatização» e «pessoa mediatizada». A «mancha semântica» na pós-modernidade mediática. O Ecossistema da Informação contemporâneo. Desinformação: conceito e implicações.
5. O conceito de Responsabilidade Social.
6. A deontologia jornalística. Teorias e debates. Os Códigos deontológicos.
7. A deontologia no novo «espaço público». Análise de casos.
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Objetivos
Objetivos
Conhecer as regras éticas e deontológicas do exercício da profissão e saber exercê-las. Reflectir sobre os valores fundamentais em confronto no exercício profissional. Estar habilitado para avaliar e decidir como desempenhar a sua profissão com responsabilidade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Apresentação em sala de aula dos conteúdos programáticos e sua discussão. Recorrer-se-á ao b-learning, sendo vital o trabalho autónomo dos estudantes.
2. É concedida importância concedida à «análise de casos» relacionados com a experiência portuguesa e internacional e uso dos Códigos Deontológicos para a solução do problema, com apresentação e análise das teorias aplicáveis.
3. A Avaliação contínua tem a seguinte ponderação: um trabalho de análise deontológica (40%); um teste de frequência (40%); participação interativa (20%). A participação é avaliada através do empenho e progressão na UC; qualidade da participação e atitude global (academicamente séria e civicamente correta) do estudante.
4. Ficam dispensados de exame os alunos que obtenham nota igual ou superior a 10 valores em avaliação contínua.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ARONS DE CARVALHO, Alberto (2022). A Regulação da Comunicação Social. A Experiência Portuguesa. Lisboa: Almedina.
CORNU, Daniel (1999). Jornalismo e Verdade. Lisboa: Instituto Piaget.
BERTRAND, Claude-Jean (2002). A deontologia dos media. Coimbra: Minerva.
LIPOVESTSKY, Gilles (1995). O Crepúsculo do Dever. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
MESQUITA, Mário (2004). O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra: Minerva.
NEVES, Maria do Céu Patrão e SAMPAIO DA SILVA, Rui, coords. (2017). Ética Aplicada: Comunicação Social. Lisboa; Edições 70.
KOVACH, Bill e ROSENSTIEL, Tom (2003). Os Elementos do Jornalismo – o que os Profissionais de Jornalismo devem saber e o Público deve exigir. São Paulo: Geração Editorial.
RILEY, Carlos Guilherme; HENRIQUES, Claúdia; MARQUES GOMES, Pedro (2021). A Liberdade por Princípio: Estudos e Testemunhos em Homenagem a Mário Mesquita. Lisboa: Tinta da China.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não