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Apresentação
Apresentação
Com a aprovação na cadeira de Sociologia dos Media, o aluno terá compreendido as relações entre os media e diferentes formas de olhar para a sociedade.
O estudante terá ganho aptidões que o qualificam para prosseguir estudos, aprofundando as várias temáticas abordadas noutras UCs.
Saberá compreender melhor o seu papel, enquanto (futuro) profissional dentro da área dos media, numa área socialmente complexa, dentro de um sistema capitalista global.
Saberá analisar mais detalhadamente os produtos mediáticos em seu redor.
Saberá compreender e reflectir criticamente sobre a relação dialógica entre media e sociedade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-7046
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A importância da sociologia para o estudo dos meios de comunicação
Principais teorias e escolas de estudo sobre a comunicação
As organizações de comunicação social, profissões e práticas
Os produtos/ conteúdos de media, representações e poder
As audiências dos media, consumos e usos
O papel tóxico da comunicação: fake news, computational propaganda, campanhas e conteúdos de promoção de ideologias extremistas
O papel crítico da comunicação: os media alternativos, narrativas alternativas aos extremismos, comunicação para o desenvolvimento.
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Objetivos
Objetivos
Mostrar uma visão geral da relação entre o estudo dos media e o restante das ciências sociais. Contextualizar historicamente a preocupação sociológica com os media. Apresentar algumas das principais problemáticas contemporâneas sobre os media, bem como as críticas que suscitam. Mostrar a importância dos meios de comunicação para a vida política das sociedades. Considerar a economia política dos meios de comunicação social, e o papel do capitalismo nas condições mediáticas contemporâneas. Considerar abordagens alternativas à produção mediática mainstream e o seu papel na sociedade em rede.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalho de investigação empírico, a partir dos conteúdos lecionados - 60% da nota
Produção de um curto vídeo sobre um texto ou conteúdo audiovisual, a designar, demonstrando espírito crítico e articulação com o conteúdo leccionado - 30% da nota
Assiduidade e partcipação nas aulas - 10% da nota
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fiske, J. (2000). Introduction to Communication Studies. London & New Your, NY: Routledge.
Mathews, J. (2017). The sociology of mass media. In. K. O. Korgen (ed.). The Cambridge Handbook of Sociology. Volume 1, Core Areas in Sociology and the Development of the Discipline. Cambridge: Cambridge University Press.
Thompson, John B. (1995) The Media and Modernity: a Social Theory of the Media. Cambridge: Polity.
Waisbord. S. (2016). Media Sociology. In Jensen, K.B. & Craig, R.T. (ed.) The International Encyclopedia of Communication Theory and Philosophy. JohnWiley & Sons, Inc. DOI: 10.1002/9781118766804.wbiect161
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não