filmeu

Disciplina Sociologia dos Meios de Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Com a aprovação na cadeira de Sociologia dos Media, o aluno terá compreendido as relações entre os media e diferentes formas de olhar para a sociedade.

    O estudante terá ganho aptidões que o qualificam para prosseguir estudos, aprofundando as várias temáticas abordadas noutras UCs.

    Saberá compreender melhor o seu papel, enquanto (futuro) profissional dentro da área dos media, numa área socialmente complexa, com ligações com classe, género e etnia, dentro de um sistema capitalista global.

    Saberá analisar mais detalhadamente os produtos mediáticos em seu redor.

    Saberá compreender e reflectir criticamente sobre a relação dialógica entre media e sociedade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A importância da sociologia para o estudo dos meios de comunicação
    Principais teorias e escolas de estudo sobre a comunicação
    As organizações de comunicação social, profissões e práticas
    Os produtos/ conteúdos de media, representações e poder
    As audiências dos media, consumos e usos
    O papel tóxico da comunicação: fake news, computational propaganda, campanhas e conteúdos de promoção de ideologias extremistas
    O papel crítico da comunicação: os media alternativos, narrativas alternativas aos extremismos, comunicação para o desenvolvimento.

  • Objetivos

    Objetivos

    Mostrar uma visão geral da relação entre o estudo dos media e o restante das ciências sociais. Contextualizar historicamente a preocupação sociológica com os media. Apresentar algumas das principais problemáticas contemporâneas sobre os media, bem como as críticas que suscitam. Mostrar a importância dos meios de comunicação para a vida política das sociedades. Considerar a economia política dos meios de comunicação social, e o papel do capitalismo nas condições mediáticas contemporâneas. Considerar abordagens alternativas à produção mediática mainstream e o seu papel na sociedade em rede.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Desenvolvimento de trabalho de investigação empírico - estudo etnográfico ou auto-etnografia - com enfoque nos usos dos media por parte dos alunos e/ou participantes no estudo.

    Produção de curto vídeo de síntese sobre trabalho empírico, para apresentação em aula.

    Inquéritos online feitos em aula sobre os temas do programa, com resultados apresentados e discutidos em tempo real com os alunos.

    Demonstração de vídeos de projectos de investigação CICANT (Rethink Before You Act, LusofonAtIva, etc)

    Uso intensivo do Moodle para publicação de conteúdos relacionados com as aulas e para alguma interacção com os alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fiske, J. (2000). Introduction to Communication Studies. London & New Your, NY: Routledge.
    Mathews, J. (2017). The sociology of mass media. In. K. O. Korgen (ed.). The Cambridge Handbook of Sociology. Volume 1, Core Areas in Sociology and the Development of the Discipline. Cambridge: Cambridge University Press.
    Thompson, John B. (1995) The Media and Modernity: a Social Theory of the Media. Cambridge: Polity.
    Waisbord. S. (2016). Media Sociology. In Jensen, K.B. & Craig, R.T. (ed.) The International Encyclopedia of Communication Theory and Philosophy. JohnWiley & Sons, Inc. DOI: 10.1002/9781118766804.wbiect161

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios