filmeu

Disciplina Atelier de Relações Públicas

  • Apresentação

    Apresentação

    O objectivo desta disciplina é analisar e discutir casos concretos no domínio das RP. Desenvolver a compreensão do enquadramento prático de Relações Públicas, o âmbito da função, o seu papel nas estratégias de comunicação, bem como compreender o seu lugar na construção da marca e Identidade das Organização. Pretende-se sensibilizar os alunos para as áreas de aplicação e problemáticas específicas, ao mesmo tempo que são abordadas questões da prática de RP, e lhes são fornecidas ferramentas nas suas variadas vertentes. O trabalho desenvolvido visa igualmente consciencializar os estudantes da necessidade de avaliar e medir a eficácia de acções em Relações Públicas e apontar tendências de desenvolvimento desta função na era digital.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1, Compreender e avaliar a importância crescente das Relações Públicas (RP)

    Avaliar e desenvolver o papel das RP no mix da comunicação

    Fazer uso das diferentes ferramentas de RP para comunicar com os diferentes públicos

    Perceber como os media sociais e a era digital revolucionaram as RP

    Os novos media e as RP – estudo de casos

    Aplicabilidade das práticas de RP aos novos media

    Novas regras de RP no mundo online; Novos Meios (Site, Blogs, Redes sociais, Foruns, Wikis)

    A internet facilita que uma campanha de RP se torne viral, buzz, word of mouse

    2. O programa de Atelier de Relações Públicas, integra o conhecimento e gestão dos elementos da marca com as estratégias de marketing que aumentam o seu valor. A gestão da marca dentro da organização consiste numa forma de criar oportunidades de crescimento e rentabilidade a longo prazo e as Relações Públicas ajudam a concretizar esse objectivo.

    Estudo aprofundado de como as RP contribuem para a construção da marca:

     

  • Objetivos

    Objetivos

    No final, o aluno estará apto a planear, desenvolver e executar campanhas de RP. Saber utilizar os novos media como ferramentas eficazes dum plano integrado de RP. Determinar os diferentes campos de actuação das Relações públicas e saber actuar em cada uma das situações que se lhe apresentam, explorando de forma crítica as ferramentas e técnicas mais adequadas à prossecução dos objectivos, em função dos públicos em causa, desenvolvendo acções e formulando mensagens relevantes. Deverá perceber o funcionamento e conseguir utilizar as novas tecnologias ao seu dispor e planear, orçamentar, gerir e controlar acções de Relações Públicas, integrando as mesmas nas estratégias de comunicação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Trabalhos individuais e em grupo durante os ateliers;

    Pesquisa na Internet;

    Introdução teórica a cada um dos temas a desenvolver;

    Reflexão sobre casos práticos apresentados e propostas de acção.

     

    Avaliação:

    Frequência escrita no final do semestre (60%). Um trabalho de grupo: Campanha de construção da Marca usando as ferramentas de RP (marca seleccionada pelos alunos), (30%). E participação oral diária na sala de aula (10%).

    Nota: Mínimo de 7 valores na frequência para o aluno poder ter avaliação continua

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amy Rosenberg (2021). A Modern Guide to Public Relations: Unveiling the Mystery of PR: Including: Content Marketing, SEO, Social Media & PR Best Practices.Veracity-Porland

    Patrick De Pelsmacker, Maggie Geuens & Joeri Van Den Bergh. (2018). Marketing Comunications, 6th edition Pearson

    Kotler P., Armstrong G., Harris L., & Piercy N. (2017). Principles of Marketing. 7th European edition, Pearson

    Ryan D. (2017). Understanding Digital Marketing. Kogan Page

    Tuten T. & Solomon M. (2014). Social Media Marketing. Pearson

    Strauss J. Frost R. (2013). E-Marketing. Seventh Edition, Free Press

    GIACAGLIA C. (2012). Gestão Estratégica de eventos, CENGAGE

    AAKER D. Brand Portfolio Strategy (2004) Free Press

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios