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Apresentação
Apresentação
O objectivo desta disciplina é analisar e discutir casos concretos no domínio das RP. Desenvolver a compreensão do enquadramento prático de Relações Públicas, o âmbito da função, o seu papel nas estratégias de comunicação, bem como compreender o seu lugar na construção da marca e Identidade das Organização. Pretende-se sensibilizar os alunos para as áreas de aplicação e problemáticas específicas, ao mesmo tempo que são abordadas questões da prática de RP, e lhes são fornecidas ferramentas nas suas variadas vertentes. O trabalho desenvolvido visa igualmente consciencializar os estudantes da necessidade de avaliar e medir a eficácia de acções em Relações Públicas e apontar tendências de desenvolvimento desta função na era digital.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-1-7048
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1, Compreender e avaliar a importância crescente das Relações Públicas (RP)
Avaliar e desenvolver o papel das RP no mix da comunicação
Fazer uso das diferentes ferramentas de RP para comunicar com os diferentes públicos
Perceber como os media sociais e a era digital revolucionaram as RP
Os novos media e as RP – estudo de casos
Aplicabilidade das práticas de RP aos novos media
Novas regras de RP no mundo online; Novos Meios (Site, Blogs, Redes sociais, Foruns, Wikis)
A internet facilita que uma campanha de RP se torne viral, buzz, word of mouse
2. O programa de Atelier de Relações Públicas, integra o conhecimento e gestão dos elementos da marca com as estratégias de marketing que aumentam o seu valor. A gestão da marca dentro da organização consiste numa forma de criar oportunidades de crescimento e rentabilidade a longo prazo e as Relações Públicas ajudam a concretizar esse objectivo.
Estudo aprofundado de como as RP contribuem para a construção da marca:
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Objetivos
Objetivos
No final, o aluno estará apto a planear, desenvolver e executar campanhas de RP. Saber utilizar os novos media como ferramentas eficazes dum plano integrado de RP. Determinar os diferentes campos de actuação das Relações públicas e saber actuar em cada uma das situações que se lhe apresentam, explorando de forma crítica as ferramentas e técnicas mais adequadas à prossecução dos objectivos, em função dos públicos em causa, desenvolvendo acções e formulando mensagens relevantes. Deverá perceber o funcionamento e conseguir utilizar as novas tecnologias ao seu dispor e planear, orçamentar, gerir e controlar acções de Relações Públicas, integrando as mesmas nas estratégias de comunicação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalhos individuais e em grupo durante os ateliers;
Pesquisa na Internet;
Introdução teórica a cada um dos temas a desenvolver;
Reflexão sobre casos práticos apresentados e propostas de acção.
Avaliação:
Frequência escrita no final do semestre (60%). Um trabalho de grupo: Campanha de construção da Marca usando as ferramentas de RP (marca seleccionada pelos alunos), (30%). E participação oral diária na sala de aula (10%).
Nota: Mínimo de 7 valores na frequência para o aluno poder ter avaliação continua
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amy Rosenberg (2021). A Modern Guide to Public Relations: Unveiling the Mystery of PR: Including: Content Marketing, SEO, Social Media & PR Best Practices.Veracity-Porland
Patrick De Pelsmacker, Maggie Geuens & Joeri Van Den Bergh. (2018). Marketing Comunications, 6th edition Pearson
Kotler P., Armstrong G., Harris L., & Piercy N. (2017). Principles of Marketing. 7th European edition, Pearson
Ryan D. (2017). Understanding Digital Marketing. Kogan Page
Tuten T. & Solomon M. (2014). Social Media Marketing. Pearson
Strauss J. Frost R. (2013). E-Marketing. Seventh Edition, Free Press
GIACAGLIA C. (2012). Gestão Estratégica de eventos, CENGAGE
AAKER D. Brand Portfolio Strategy (2004) Free Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não