filmeu

Disciplina Processos Criativos

  • Apresentação

    Apresentação

    É objetivo desta unidade curricular que o aluno desenvolva capacidades que lhe permitam identificar as etapas do processo criativo e utilizar as principais técnicas de produção de ideias na elaboração de projetos de comunicação orientados para a publicidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.   A criatividade, conceitos e valor;

    2.   Potencial criativo individual;

    3.   Criatividade e inovação;

    4.   O processo criativo;

    5.   Inibidores e facilitadores do processo criativo;

    6.   Etapas do processo criativo: Graham Wallas, James Young, Don Fabun;

    7.   Técnicas de produção de ideias: branstorming, reversed brainstorming, mapas mentais, análise morfológica, checklist, régua heurística, seis chapéus, entre outras;

    8.   Aplicação dos etapas do processo criativo e das técnicas de produção de ideias a projetos práticos com vertente textual e imagética.

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre o aluno deverá ser capaz de:

    1.   Compreender o conceito de criatividade, o seu valor e potencial;

    2.   Relacionar criatividade e inovação;

    3.   Dominar o conceito de processo criativo;

    4.   Identificar os inibidores e facilitadores do processo criativo;

    5.   Compreender as etapas do processo criativo definidas por autores distintos;

    6.   Perceber e saber utilizar diferentes técnicas de produção de ideias;

    7.   Colocar os conhecimentos apreendidos ao serviço de projetos de comunicação.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sendo uma cadeira teórico-prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos com o recurso a elementos audiovisuais. Serão ainda ministrados exercícios de criatividade e será efectuado o acompanhamento dos projetos junto dos alunos.

    A avaliação terá em conta os seguintes parâmetros:

    1.   Projeto Prático 1: 50%;

    2.   Projeto Prático 2: 50%;

     

    Os grupos (compostos por 3 a 4 elementos) têm que manter-se durante o semestre.

    A avaliação individual terá em conta a participação em sala, o empenho, a assiduidade e a pontualidade. A entrega e apresentação dos projetos é obrigatória na data estipulada. A falta injustificada implica a reprovação na UC.

    As presenças são registadas no início de cada sessão e deverão corresponder a 75% das aulas leccionadas, um número inferior implica a reprovação à UC em avaliação contínua.

    O exame de 2ª época e época especial contempla a entrega dos projetos com as mesmas características e condições do ano lectivo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BONO, Edward - Lateral Thinking: Creativity Step by Step. NY: Harper Colophon, 2015.

    DURÃO, Vasco - Não Faço Ideia, Como Fazer a Diferença no Mundo da Comunicação. Lisboa: Principia, 2012.

    FABUN, Don - You and Creativity. Boston: Allyn & Bacon, 1969.

    KELLEY, Tom & Kelley, David - Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential Within Us All. NY: Crown Business, 2013.

    LEHRER, Jonah - Imagine. Lisboa: Lua de Papel, 2012.

    MICHALKO, Michael - Creative Thinkering: Putting Your Imagination to Work. California: New World Library, 2011.

    TSCHIMMEL, Katja - Processos Criativos: A emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade. Matosinhos: ESAD, 2011.

    VOGEL, Thomas - Breakthrough Thinking: A Guide to Creative Thinking and Idea Generation. Ohio: HOW Books, 2014.

    WALLAS, Graham - The Art of Thought. Tunbridge Wells: Solis Press, 2014.

    YOUNG, James - A Technique for Producing Ideas. London: Waking Lion Press, 2009.

     

     

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios