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Apresentação
Apresentação
É objetivo desta unidade curricular que o aluno desenvolva capacidades que lhe permitam identificar as etapas do processo criativo e utilizar as principais técnicas de produção de ideias na elaboração de projetos de comunicação orientados para a publicidade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-1-7050
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A criatividade, conceitos e valor;
2. Potencial criativo individual;
3. Criatividade e inovação;
4. O processo criativo;
5. Inibidores e facilitadores do processo criativo;
6. Etapas do processo criativo: Graham Wallas, James Young, Don Fabun;
7. Técnicas de produção de ideias: branstorming, reversed brainstorming, mapas mentais, análise morfológica, checklist, régua heurística, seis chapéus, entre outras;
8. Aplicação dos etapas do processo criativo e das técnicas de produção de ideias a projetos práticos com vertente textual e imagética.
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Objetivos
Objetivos
No final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender o conceito de criatividade, o seu valor e potencial;
2. Relacionar criatividade e inovação;
3. Dominar o conceito de processo criativo;
4. Identificar os inibidores e facilitadores do processo criativo;
5. Compreender as etapas do processo criativo definidas por autores distintos;
6. Perceber e saber utilizar diferentes técnicas de produção de ideias;
7. Colocar os conhecimentos apreendidos ao serviço de projetos de comunicação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sendo uma cadeira teórico-prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos com o recurso a elementos audiovisuais. Serão ainda ministrados exercícios de criatividade e será efectuado o acompanhamento dos projetos junto dos alunos.
A avaliação terá em conta os seguintes parâmetros:
1. Projeto Prático 1: 50%;
2. Projeto Prático 2: 50%;
Os grupos (compostos por 3 a 4 elementos) têm que manter-se durante o semestre.
A avaliação individual terá em conta a participação em sala, o empenho, a assiduidade e a pontualidade. A entrega e apresentação dos projetos é obrigatória na data estipulada. A falta injustificada implica a reprovação na UC.
As presenças são registadas no início de cada sessão e deverão corresponder a 75% das aulas leccionadas, um número inferior implica a reprovação à UC em avaliação contínua.
O exame de 2ª época e época especial contempla a entrega dos projetos com as mesmas características e condições do ano lectivo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BONO, Edward - Lateral Thinking: Creativity Step by Step. NY: Harper Colophon, 2015.
DURÃO, Vasco - Não Faço Ideia, Como Fazer a Diferença no Mundo da Comunicação. Lisboa: Principia, 2012.
FABUN, Don - You and Creativity. Boston: Allyn & Bacon, 1969.
KELLEY, Tom & Kelley, David - Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential Within Us All. NY: Crown Business, 2013.
LEHRER, Jonah - Imagine. Lisboa: Lua de Papel, 2012.
MICHALKO, Michael - Creative Thinkering: Putting Your Imagination to Work. California: New World Library, 2011.
TSCHIMMEL, Katja - Processos Criativos: A emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade. Matosinhos: ESAD, 2011.
VOGEL, Thomas - Breakthrough Thinking: A Guide to Creative Thinking and Idea Generation. Ohio: HOW Books, 2014.
WALLAS, Graham - The Art of Thought. Tunbridge Wells: Solis Press, 2014.
YOUNG, James - A Technique for Producing Ideas. London: Waking Lion Press, 2009.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não