A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Laboratório de Comunicação Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular “Laboratório de Comunicação Digital” integra o plano de estudos da Licenciatura em Ciências da Comunicação, oferecendo uma vertente prática e técnica na área dos media digitais. A UC visa explorar o som como meio de comunicação e expressão, desenvolvendo competências essenciais para a produção e edição de conteúdos áudio com fins jornalísticos, publicitários, documentais ou artísticos. A sua pertinência reside na crescente relevância do áudio digital no ecossistema mediático contemporâneo, sendo o podcast uma das formas emergentes mais utilizadas na comunicação social, institucional e independente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      O som nos media: história e linguagens Captação de som: microfones, ambientes e vozes Edição digital de som: cortes, fades, camadas Introdução à sonoplastia: efeitos e construção de paisagens sonoras Utilização de samples e ficheiros em vários formatos (MP3, WAV, AIFF, FLAC) Mistura e pós-produção sonora: equalização, espacialização e compressão (sem o com recurso à iA) Criação e produção de um podcast: guião, identidade sonora e narrativa Difusão e publicação: plataformas, formatos e públicos  
  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos da UC são: dotar os estudantes de conhecimentos técnicos e criativos na captação, edição e montagem de som; desenvolver a escuta crítica e a sensibilidade para o discurso sonoro; compreender os fundamentos da linguagem áudio enquanto forma de comunicação autónoma e multimodal. Os estudantes deverão ser capazes de planear e produzir um conteúdo áudio com estrutura narrativa, aplicando técnicas de gravação e mistura, e utilizando software profissional de edição.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC assenta em metodologias ativas e experimentais, com foco na aprendizagem pela prática. As aulas combinam oficinas técnicas, exercícios de análise crítica, sessões de escuta orientada e momentos de produção colaborativa. Os estudantes aprendem em ambiente de laboratório, utilizando software e hardware específicos da área áudio. O projeto de podcast é desenvolvido ao longo do semestre como ferramenta integradora de conhecimentos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    McHugh, S. (2016). How Podcasting is Changing the Audio Storytelling Genre. The Radio Journal – International Studies in Broadcast & Audio Media, 14(1), 65–82. Madsen, V. M., & Moore, C. (Eds.). (2020). Podcasting: New Aural Cultures and Digital Media. Cham: Springer. Sterne, J. (2012). The Sound Studies Reader. London: Routledge. Rudin, R., & Curry, T. (2015). The Radio Handbook (4th ed.). London: Routledge.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios