-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular “Laboratório de Comunicação Digital” integra o plano de estudos da Licenciatura em Ciências da Comunicação, oferecendo uma vertente prática e técnica na área dos media digitais. A UC visa explorar o som como meio de comunicação e expressão, desenvolvendo competências essenciais para a produção e edição de conteúdos áudio com fins jornalísticos, publicitários, documentais ou artísticos. A sua pertinência reside na crescente relevância do áudio digital no ecossistema mediático contemporâneo, sendo o podcast uma das formas emergentes mais utilizadas na comunicação social, institucional e independente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-22558
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O som nos media: história e linguagens Captação de som: microfones, ambientes e vozes Edição digital de som: cortes, fades, camadas Introdução à sonoplastia: efeitos e construção de paisagens sonoras Utilização de samples e ficheiros em vários formatos (MP3, WAV, AIFF, FLAC) Mistura e pós-produção sonora: equalização, espacialização e compressão (sem o com recurso à iA) Criação e produção de um podcast: guião, identidade sonora e narrativa Difusão e publicação: plataformas, formatos e públicos
-
Objetivos
Objetivos
Os principais objetivos da UC são: dotar os estudantes de conhecimentos técnicos e criativos na captação, edição e montagem de som; desenvolver a escuta crítica e a sensibilidade para o discurso sonoro; compreender os fundamentos da linguagem áudio enquanto forma de comunicação autónoma e multimodal. Os estudantes deverão ser capazes de planear e produzir um conteúdo áudio com estrutura narrativa, aplicando técnicas de gravação e mistura, e utilizando software profissional de edição.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC assenta em metodologias ativas e experimentais, com foco na aprendizagem pela prática. As aulas combinam oficinas técnicas, exercícios de análise crítica, sessões de escuta orientada e momentos de produção colaborativa. Os estudantes aprendem em ambiente de laboratório, utilizando software e hardware específicos da área áudio. O projeto de podcast é desenvolvido ao longo do semestre como ferramenta integradora de conhecimentos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
McHugh, S. (2016). How Podcasting is Changing the Audio Storytelling Genre. The Radio Journal – International Studies in Broadcast & Audio Media, 14(1), 65–82. Madsen, V. M., & Moore, C. (Eds.). (2020). Podcasting: New Aural Cultures and Digital Media. Cham: Springer. Sterne, J. (2012). The Sound Studies Reader. London: Routledge. Rudin, R., & Curry, T. (2015). The Radio Handbook (4th ed.). London: Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não