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Disciplina Teorias e Modelos da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    - apresentar o campo epistemológico das ciências da comunicação e fornecer um panorama das teorias da comunicação e dos modelos desenvolvidos ao longo do séc. XX e início do séc.XXI ; - identificar e caraterizar  representações mediáticas que contribuem para a transformação da aparência, da gestualidade e do consumo no mundo atual; - expor o funcionamento material dos media, nas suas dimensões informacionais,  publicitárias e artísticas, e o seu impacto na vida quotidiana; - explorar as dinâmicas sociais e culturais de inclusão-exclusão e de hegemonia-periferia na cobertura mediática; - aprofundar as táticas de resistência de subculturas e outras minorias, no quadro de uma ordem global e dominante; - promover o sentido crítico dos estudantes relativamente aos media, à sua história e à sua influência nas dinâmicas sociais; - estimular a compreensão dos principais modelos de mediação das mensagens de massas e interactivas tendo em conta as perspetivas histórica e contemporânea.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Da comunicação aos seus modelos: visões teóricas e retrospetiva histórica Comunicação, Modelos e efeitos As teorias dos efeitos limitados ·       A teoria dos efeitos limitados  ·       A teoria funcionalista ·       A teoria dos usos e gratificações As teorias críticas ·       A escola de frankfurt e as indústrias culturais ·       Os media, a cultura e o consumo As hegemonias, a ordem global e o imperialismo cultural ·       O conceito de esfera pública A teorias da recepção ·       Codificação/ descodificação  ·       Agenda-setting A comunicação, a cidade e as novas tecnologias  ·       Determinismo tecnológico ·       A sociedade da informação ·       A sociedade em rede ·       A Cidade enquanto espaço de comunicação e espaço público O corpo, o quotidiano e a gestualidade  As minorias, as subculturas e as políticas de resistência
  • Objetivos

    Objetivos

    - delimitar o campo das ciências da comunicação e distinguir as diversas perspetivas (Mass Communication Research, Escola de Frankfurt, Escola de Chicago, Cultural Studies, Pensamento contemporâneo francês); - cartografar as formas do corpo no quotidiano, resultantes da teatralidade social (Goffman, 1993), da aparência cultivada pelos media e pela sociedade do consumo (Baudrillard, 1981), e do corpo pós-humano, hibridado com a técnica (Le Breton, 2006); - compreender o confronto entre as hegemonias e as políticas de resistência na (in)visibilidade de determinados grupos sociais nos media, através de noções como: interseccionalidade, eurocentric gaze, male gaze, novos e velhos ismos, norma e desvio, cultura dominante e subcultura, media tradicionais e alternativos; - compreender as dinâmicas individuais/ coletivas dos media e a evolução das teorias da comunicação; - compreender a importância da representação e da individualidade na cultura e processos de comunicação.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta uc recorremos a metodologias inovadoras , nomeadamente às ativas, em em que os estudantes aprendem pelo fazem e aplicam teorias às práticas. Além disso, a STEAM também está presente através do recurso a abordagens interdisciplinares. Por fim, é de sublinhar o recurso a ferramentas digitais em sala de aula (como vídeos, imagens, etc). 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Becker, H. (2009). Outsiders. Estudos da sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Castels, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.  Debord, G. (2006). La société du spectacle. In Oeuvres. Paris: E´ditions Gallimard. Freixo, M. J.(2006). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Ed. Piaget. Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio d¿Água. Hall, S. (2006). Da diáspora. Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: UFMG. Le Breton, D. (2006). A sociologia do corpo. Petrópolis: Editora Vozes. Mattelart, A. & Mattelart, M. (1997). História das Teorias da Comunicação.Porto: Campo das Letras.  McCall, L. (2005) The complexity of intersectionality. Signs, 30 (3), 1771¬1800. McQuail, D. & Windahl S. (2003). Modelos de comunicação para o estudo da comunicação de massas. Lisboa: Ed. Notícias  
INSCRIÇÃO AVULSO
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