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Apresentação
Apresentação
- apresentar o campo epistemológico das ciências da comunicação e fornecer um panorama das teorias da comunicação e dos modelos desenvolvidos ao longo do séc. XX e início do séc.XXI ; - identificar e caraterizar representações mediáticas que contribuem para a transformação da aparência, da gestualidade e do consumo no mundo atual; - expor o funcionamento material dos media, nas suas dimensões informacionais, publicitárias e artísticas, e o seu impacto na vida quotidiana; - explorar as dinâmicas sociais e culturais de inclusão-exclusão e de hegemonia-periferia na cobertura mediática; - aprofundar as táticas de resistência de subculturas e outras minorias, no quadro de uma ordem global e dominante; - promover o sentido crítico dos estudantes relativamente aos media, à sua história e à sua influência nas dinâmicas sociais; - estimular a compreensão dos principais modelos de mediação das mensagens de massas e interactivas tendo em conta as perspetivas histórica e contemporânea.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-2348
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Da comunicação aos seus modelos: visões teóricas e retrospetiva histórica Comunicação, Modelos e efeitos As teorias dos efeitos limitados · A teoria dos efeitos limitados · A teoria funcionalista · A teoria dos usos e gratificações As teorias críticas · A escola de frankfurt e as indústrias culturais · Os media, a cultura e o consumo As hegemonias, a ordem global e o imperialismo cultural · O conceito de esfera pública A teorias da recepção · Codificação/ descodificação · Agenda-setting A comunicação, a cidade e as novas tecnologias · Determinismo tecnológico · A sociedade da informação · A sociedade em rede · A Cidade enquanto espaço de comunicação e espaço público O corpo, o quotidiano e a gestualidade As minorias, as subculturas e as políticas de resistência
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Objetivos
Objetivos
- delimitar o campo das ciências da comunicação e distinguir as diversas perspetivas (Mass Communication Research, Escola de Frankfurt, Escola de Chicago, Cultural Studies, Pensamento contemporâneo francês); - cartografar as formas do corpo no quotidiano, resultantes da teatralidade social (Goffman, 1993), da aparência cultivada pelos media e pela sociedade do consumo (Baudrillard, 1981), e do corpo pós-humano, hibridado com a técnica (Le Breton, 2006); - compreender o confronto entre as hegemonias e as políticas de resistência na (in)visibilidade de determinados grupos sociais nos media, através de noções como: interseccionalidade, eurocentric gaze, male gaze, novos e velhos ismos, norma e desvio, cultura dominante e subcultura, media tradicionais e alternativos; - compreender as dinâmicas individuais/ coletivas dos media e a evolução das teorias da comunicação; - compreender a importância da representação e da individualidade na cultura e processos de comunicação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta uc recorremos a metodologias inovadoras , nomeadamente às ativas, em em que os estudantes aprendem pelo fazem e aplicam teorias às práticas. Além disso, a STEAM também está presente através do recurso a abordagens interdisciplinares. Por fim, é de sublinhar o recurso a ferramentas digitais em sala de aula (como vídeos, imagens, etc).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Becker, H. (2009). Outsiders. Estudos da sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Castels, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra. Debord, G. (2006). La société du spectacle. In Oeuvres. Paris: E´ditions Gallimard. Freixo, M. J.(2006). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Ed. Piaget. Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio d¿Água. Hall, S. (2006). Da diáspora. Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: UFMG. Le Breton, D. (2006). A sociologia do corpo. Petrópolis: Editora Vozes. Mattelart, A. & Mattelart, M. (1997). História das Teorias da Comunicação.Porto: Campo das Letras. McCall, L. (2005) The complexity of intersectionality. Signs, 30 (3), 1771¬1800. McQuail, D. & Windahl S. (2003). Modelos de comunicação para o estudo da comunicação de massas. Lisboa: Ed. Notícias
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não