filmeu

Disciplina Cibercultura

  • Apresentação

    Apresentação

    Procura-se trabalhar a noção de cibercultura como um campo de pensamento sobre a forma como o Humano se relaciona com a técnica ou o artificial e, através dessa relação, projecta as suas esperanças, os seus medos, a sua concepção da História e do futuro ou os limites do que, constantemente, procura estabilizar enquanto real. Neste sentido, a teoria da cibercultura afirma-se também como um campo privilegiado de pensamento sobre a forma como o Humano se concebe e percebe a si próprio.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Cibercultura e Ficção Literatura, cinema e as imagens da técnica: extrapolação e especulação Utopias e Distopias A ficção científica como teoria crítica   2. Materialidades da Comunicação A mediatização técnica da experiência Velocidade e Interfaces O sujeito como produto do design da informação   3. Dimensões do Ciberespaço Espaço técnico (evolução) Espaço metafórico e virtualidade Contra-espaço (cyberpunk) e espaço político   4. O ciborgue enquanto figura cultural A hibridez como paradigma político (Donna Haraway) Orgânico/Inorgânico: crítica dos dualismos A informática da dominação ou a possibilidade do recomeço   5. O Pós-humano Crise da noção clássica de Humano Crítica do trans-humanismo e do bioconservadorismo Novas perspectivas: novo materialismo e meta-humanismo   6. Inteligência Artificial Antecedentes históricos Mitologia do autómato Do Teste de Turing à "aprendizagem das máquinas"   7. O Antropoceno As cidades inteligentes Geo-construtivismo: a Terra como sistema operativo
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer e caracterizar os conceitos que sustentam a teoria da Cibercultura, contextualizando-os em função do seu contexto histórico  - Perceber a noção de Cibercultura enquanto perspectiva cultural na qual se funda um imaginário (ficcional e teórico) sobre os limites da natureza e do humano, sobre a veracidade da percepção do real e sobre um espírito crítico de antecipação, a partir do qual se reflectem as expectativas ou os medos em relação ao progresso técnico - Problematizar a condição tecnológica da contemporaneidade, identificando as transformações e os impactos provocados pelas tecnologias digitais - Reflectir acerca da redefinição da percepção do Humano, da sua sensibilidade, das suas metamorfoses físicas e cognitivas, das suas condições de comunicação e das suas possibilidades de produção da experiência na actualidade.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bell, D.; Kennedy, B. [2000]. The Cybercultures Reader. Routledge.   Benedikt, M. [1991] Cyberespace: First Steps. The MIT Press.   Costa, Pedro Rodrigues [2013]. Entre o Ver e o Olhar: Ecos e Ressonâncias ecrãnicas. Braga: Universidade do Minho (tese de doutoramento)   Dubey, G.; Jouvancourt, P. [2018] Anthropocène et Numérisation du Monde. Paris: Éditions Dehors.   Haraway, D. [1991] Simians, Cyborgs and Women: The Reinvention of Nature. Free Association Books   Hayles, N. K. [1999]. How We Became Posthuman. University of Chicago Press   Levy, P. [1999]. Cibercultura. São Paulo: Editora 34.    Turing, A; Girard, Jean-Yves [1995] La machine de Turing. Paris: Éditions du Seuil.   Turner, F. [2006] From Counterculture to Cyberculture - Stewart Brand, The Whole Earth Network, and the Rise of Digital Utopianism. University of Chicago Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios