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Apresentação
Apresentação
Procura-se trabalhar a noção de cibercultura como um campo de pensamento sobre a forma como o Humano se relaciona com a técnica ou o artificial e, através dessa relação, projecta as suas esperanças, os seus medos, a sua concepção da História e do futuro ou os limites do que, constantemente, procura estabilizar enquanto real. Neste sentido, a teoria da cibercultura afirma-se também como um campo privilegiado de pensamento sobre a forma como o Humano se concebe e percebe a si próprio.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-2376
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Cibercultura e Ficção Literatura, cinema e as imagens da técnica: extrapolação e especulação Utopias e Distopias A ficção científica como teoria crítica 2. Materialidades da Comunicação A mediatização técnica da experiência Velocidade e Interfaces O sujeito como produto do design da informação 3. Dimensões do Ciberespaço Espaço técnico (evolução) Espaço metafórico e virtualidade Contra-espaço (cyberpunk) e espaço político 4. O ciborgue enquanto figura cultural A hibridez como paradigma político (Donna Haraway) Orgânico/Inorgânico: crítica dos dualismos A informática da dominação ou a possibilidade do recomeço 5. O Pós-humano Crise da noção clássica de Humano Crítica do trans-humanismo e do bioconservadorismo Novas perspectivas: novo materialismo e meta-humanismo 6. Inteligência Artificial Antecedentes históricos Mitologia do autómato Do Teste de Turing à "aprendizagem das máquinas" 7. O Antropoceno As cidades inteligentes Geo-construtivismo: a Terra como sistema operativo
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer e caracterizar os conceitos que sustentam a teoria da Cibercultura, contextualizando-os em função do seu contexto histórico - Perceber a noção de Cibercultura enquanto perspectiva cultural na qual se funda um imaginário (ficcional e teórico) sobre os limites da natureza e do humano, sobre a veracidade da percepção do real e sobre um espírito crítico de antecipação, a partir do qual se reflectem as expectativas ou os medos em relação ao progresso técnico - Problematizar a condição tecnológica da contemporaneidade, identificando as transformações e os impactos provocados pelas tecnologias digitais - Reflectir acerca da redefinição da percepção do Humano, da sua sensibilidade, das suas metamorfoses físicas e cognitivas, das suas condições de comunicação e das suas possibilidades de produção da experiência na actualidade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bell, D.; Kennedy, B. [2000]. The Cybercultures Reader. Routledge. Benedikt, M. [1991] Cyberespace: First Steps. The MIT Press. Costa, Pedro Rodrigues [2013]. Entre o Ver e o Olhar: Ecos e Ressonâncias ecrãnicas. Braga: Universidade do Minho (tese de doutoramento) Dubey, G.; Jouvancourt, P. [2018] Anthropocène et Numérisation du Monde. Paris: Éditions Dehors. Haraway, D. [1991] Simians, Cyborgs and Women: The Reinvention of Nature. Free Association Books Hayles, N. K. [1999]. How We Became Posthuman. University of Chicago Press Levy, P. [1999]. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. Turing, A; Girard, Jean-Yves [1995] La machine de Turing. Paris: Éditions du Seuil. Turner, F. [2006] From Counterculture to Cyberculture - Stewart Brand, The Whole Earth Network, and the Rise of Digital Utopianism. University of Chicago Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não