filmeu

Disciplina Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica I - Linguagem e Narrativa Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta é uma disciplina de projeto e têm três objetivos pedagógicos. Faz a coordenação do projeto a desenvolver e promove a articulação entre disciplinas do semestre em torno do seu desenvolvimento. Desenvolve como conteúdo programático a introdução à linguagem do Cinema e ao conhecimento de estruturas narrativas. Aproxima o aluno à linguagem narrativa cinematográfica a partir de uma vertente prática com o desenvolvimento do processo de criação que têm como finalidade a produção de um pequeno filme de ficção.  

    Os alunos devem ser capazes de criar e produzir um pequeno filme, devem adquirir competências para um conjunto de apresentações em torno do seu desenvolvimento e produção. Devem conhecer e compreender a linguagem do cinema e a sua articulação com processos narrativos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Preparação para Escrita e Realização de obra cinematográfica com base na observação do real.
    2. Desenvolvimento de metodologia “Treina a Observação”.
    3. Criação de Sinopse Cinematográfica para desenvolvimento de projeto.
    4. Apresentação e discussão de Sinopses.
    5. Apresentação e discussão de argumento.
    6. Apresentação e discussão de proposta de realização.
    7. A Linguagem Cinematográfica.
      1. – D.W. Griffith e o nascimento de uma linguagem do Cinema.
      2. – A linguagem do cinema e a representação do real.
      3. – Tempo, espaço e continuidade.
    8. Estruturas Narrativas.
      1. – Narrativa Linear.
        1. – Estrutura em três actos.
        2. – Conflito.
        3. - Personagens.
        4. – Causalidade.
        5. – Verosimilhança.
      2.  - Narrativa não linear.
      3. – Narrativa Aberta vs Narrativa Fechada.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conceber, desenvolver, e criar projectos de filmes de ficção. 
    - Investigação para o desenvolvimento de filmes de ficção.  
    - Conhecer e aplicar princípios de linguagem cinematográfica em projectos de ficção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta Unidade Curricular caracteriza-se como uma Unidade Curricular de Projeto, como tal ela desenvolve metologias de ensino / aprendizagem que procuram centralizar o processo pedagógico no alunos.

    Neste caso em particular utiliza-se o Modelo Samsara que está em desenvolvimento no contexto do projeto FilmEU.

    Os eixos pedagógicos a destacar são os seguintes:

    Aprendizagem através do desenvolvimento de projetos.

    Projetos desenvolvidos em Equipa.

    Intensiva mediação tecnológica.

    Ensino através de desafios. 

    Transversabilidade entre as diferentes unidades curriculares do semestre. 

    Desenvolvimento de apresentações e capacidade de discutir concetualmente um projeto. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    KATZ, Steven (1991) - Film Directing: Shot by Shot: Visualizing from Concept to Screen. Michael Wiese Productions, USA

    MARNER, Terence (1991) - A Realizac¿a¿o Cinematogra¿fica. Edic¿o¿es 70, Portugal / USA

    MARTIN, Marcel (2005) - A Linguagem Cinematogra¿fica. Dinalivro, Portugal / Franc¿a

    RABIGER, Michael (1998) - Developing Story Ideas. Focal Press, USA

    RABIGER, Michael (2003) - Directing, Film Techniques and Aesthetics, (3rd edition). Focal Press, USA

    THOMPSON, Roy (1998) - Grammar of the Shot. Focal Press, USA

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios