Disciplina Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica I - Linguagem e Narrativa Cinematográfica
-
Apresentação
Apresentação
Esta é uma disciplina de projeto e têm três objetivos pedagógicos. Faz a coordenação do projeto a desenvolver e promove a articulação entre disciplinas do semestre em torno do seu desenvolvimento. Desenvolve como conteúdo programático a introdução à linguagem do Cinema e ao conhecimento de estruturas narrativas. Aproxima o aluno à linguagem narrativa cinematográfica a partir de uma vertente prática com o desenvolvimento do processo de criação que têm como finalidade a produção de um pequeno filme de ficção. Os alunos devem ser capazes de criar e produzir um pequeno filme, devem adquirir competências para um conjunto de apresentações em torno do seu desenvolvimento e produção. Devem conhecer e compreender a linguagem do cinema e a sua articulação com processos narrativos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24593
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Preparação para Escrita e Realização de obra cinematográfica com base na observação do real. Desenvolvimento de metodologia “Treina a Observação”. Criação de Sinopse Cinematográfica para desenvolvimento de projeto. Apresentação e discussão de Sinopses. Apresentação e discussão de argumento. Apresentação e discussão de proposta de realização. A Linguagem Cinematográfica. – D.W. Griffith e o nascimento de uma linguagem do Cinema. – A linguagem do cinema e a representação do real. – Tempo, espaço e continuidade. Estruturas Narrativas. – Narrativa Linear. – Estrutura em três actos. – Conflito. - Personagens. – Causalidade. – Verosimilhança. - Narrativa não linear. – Narrativa Aberta vs Narrativa Fechada.
-
Objetivos
Objetivos
- Conceber, desenvolver, e criar projectos de filmes de ficção. - Investigação para o desenvolvimento de filmes de ficção. - Conhecer e aplicar princípios de linguagem cinematográfica em projectos de ficção.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Esta Unidade Curricular caracteriza-se como uma Unidade Curricular de Projeto, como tal ela desenvolve metologias de ensino / aprendizagem que procuram centralizar o processo pedagógico no alunos. Neste caso em particular utiliza-se o Modelo Samsara que está em desenvolvimento no contexto do projeto FilmEU. Os eixos pedagógicos a destacar são os seguintes: Aprendizagem através do desenvolvimento de projetos. Projetos desenvolvidos em Equipa. Intensiva mediação tecnológica. Ensino através de desafios. Transversabilidade entre as diferentes unidades curriculares do semestre. Desenvolvimento de apresentações e capacidade de discutir concetualmente um projeto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
KATZ, Steven (1991) - Film Directing: Shot by Shot: Visualizing from Concept to Screen. Michael Wiese Productions, USA MARNER, Terence (1991) - A Realizac¿a¿o Cinematogra¿fica. Edic¿o¿es 70, Portugal / USA MARTIN, Marcel (2005) - A Linguagem Cinematogra¿fica. Dinalivro, Portugal / Franc¿a RABIGER, Michael (1998) - Developing Story Ideas. Focal Press, USA RABIGER, Michael (2003) - Directing, Film Techniques and Aesthetics, (3rd edition). Focal Press, USA THOMPSON, Roy (1998) - Grammar of the Shot. Focal Press, USA
-
Avaliação
Avaliação
Metodologias de ensino e avaliação: (1000 Caracteres)
A metodologia da Unidade Curricular ACAC / LN centra-as em duas componentes: Desafios e Projetos.
O ensino baseado em desafios é uma abordagem que pretende melhorar a aprendizagem através da promoção de experiências que incentivam os estudantes a alavancar a aprendizagem, neste caso da narrativa cinematográfica e nas suas experiências a partir do quotidiano. O ensino baseado em projetos é uma abordagem pedagógica centrada no estudante que promove a exploração de desafios e problemas alicerçados no mundo real. Partindo de um conjunto de perguntas iniciais, pretende-se que os estudantes desenvolvam projetos, não como o culminar do processo de aprendizagem, mas sim como parte central do processo em que o ensino e a aprendizagem ocorrem.Os alunos organizam-se em grupo de forma heterogénea.
Ao longo das várias etapas do projeto cada equipa responde a um conjunto de desafios. Os desafios procuram estimular o desenvolvimento individual do aluno, tornando-o o centro do processo educativo. Os desafios implicam momentos de apresentação, debate e discussão entre alunos e professores.
A realização destes desafios implica o recurso a ferramentas tecnológicas, já que os alunos terão de apresentar fotografias, registar som e imagens em movimento. Estimula-se o uso da tecnologia sem que esta seja o centro do processo criativo.
A avaliação da unidade curricular é contínua e estrutura-se do seguinte modo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Realização e Apresentação dos 6 Desafios
dd-mm-yyyy
48%
Resultado do objeto fílmico
dd-mm-yyyy
32%
Auto-Avaliação e avaliação de pares em formato inquérito
20%
Nota: O incumprimento das apresentações na data calendarizada no início do programa impossibilita a avaliação continua.
Exame.
O exame consistirá na realização de uma prova com o mesmo formato da avaliação contínua.
Admite-se a possibilidade de haver uma prova prévia de admissão ao exame.
Ficam aprovados todos os alunos que tiverem nota mínima final de 10 valores.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




