-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Príncipios de Dramaturgia e Escrita Cinematográfica pretende estabelecer uma ponte entre a
realidade percepcionada e a construção do texto narrativo. A análise de filmes e textos literários e não-literários
consolidam esse processo e pretendem remeter para um posicionamento crítico fundamentado dos
elementos percepcionados e a criar.
Pretende-se ainda que o aluno tenha o primeiro contacto com os princípios da dramaturgia e as diferentes técnicas de escrita de guião
e que os aplique no desenvolvimento de um projeto cinematográfico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24594
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenvolvimento da criatividade e acuidade visual através da prática de exercícios escritos. A descrição do real e a sua transposição para o texto ficcional. Conhecer os princípios da estrutura aristotélica da narrativa. Construção de personagens e a sua integração na narrativa. Elaboração de guião, etapas e problemáticas. Aplicação dos conceitos trabalhados no projeto semestral.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver os mecanismos de expressão escrita, conhecimento da língua materna e capacidade de
expressão nas suas diferentes formas. Ser capaz de redigir um texto ficcional de
pequena dimensão de forma eficaz confrontando-o com a abordagem textual de um filme. Aprender e aplicar os princípios básicos
da escrita de um guião cinematográfico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão ministrados através de vários métodos, expositivo, demonstrativo e experimental e
trabalhos práticos. Serão utilizados diversos meios audiovisuais e multimédia,
nomeadamente, projeção de documentos em Power Point e visionamento de filmes de
diferentes formatos. Esta é uma disciplina que segue o espírito de Bolonha,
proporcionando aos alunos uma avaliação contínua durante o semestre, nomeadamente pela
elaboração de um projeto transversal.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- ARISTÓTELES (1994) Poética, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 4ª edição
- FIELD, Syd - SCREENPLAY - The Foundations of Screenwriting ( 1982) Dell Publishing
- MCKEE Robert, (1997)Story: Style, Structure, Substance, and the Principles of Screenwriting. HarperCollins
- SNYDER, Blake (2005) Save The Cat! The Last Book on Screenwriting You'll Ever Need. Ed. Michael Wiese productions
- VOGLER, Christopher (2007) Writer'S Journey Mythic Structure For Writers Ed. Michael Wiese productions
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carla Gonçalves
Por marcação
Possidónio Cachapa
Por marcação
-
Mobilidade
Mobilidade
Não