Disciplina Princípios de Dramaturgia e Escrita Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Príncipios de Dramaturgia e Escrita Cinematográfica pretende estabelecer uma ponte entre a

    realidade percepcionada e a construção do texto narrativo. A análise de filmes e textos literários e não-literários

    consolidam esse processo e pretendem remeter para um posicionamento crítico fundamentado dos

    elementos percepcionados e a criar.

    Pretende-se ainda que o aluno tenha o primeiro contacto com  os princípios da dramaturgia e as diferentes técnicas de escrita de guião

    e que os aplique no desenvolvimento de um projeto cinematográfico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Desenvolvimento da criatividade e acuidade visual através da prática de exercícios escritos. A descrição do real e a sua transposição para o texto ficcional. Conhecer os princípios da estrutura aristotélica da narrativa. Construção de personagens e a sua integração na narrativa. Elaboração de guião, etapas e problemáticas. Aplicação dos conceitos trabalhados no projeto semestral. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver os mecanismos de expressão escrita, conhecimento da língua materna e capacidade de

    expressão nas suas diferentes formas. Ser capaz de redigir um texto ficcional de

    pequena dimensão de forma eficaz confrontando-o com a abordagem textual de um filme. Aprender e aplicar os princípios básicos

    da escrita de um guião cinematográfico. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos serão ministrados através de vários métodos, expositivo, demonstrativo e experimental e

    trabalhos práticos. Serão utilizados diversos meios audiovisuais e multimédia,

    nomeadamente, projeção de documentos em Power Point e visionamento de filmes de

    diferentes formatos. Esta é uma disciplina que segue o espírito de Bolonha,

    proporcionando aos alunos uma avaliação contínua durante o semestre, nomeadamente pela

    elaboração de um projeto transversal.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • ARISTÓTELES (1994) Poética, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 4ª edição
    • FIELD, Syd - SCREENPLAY - The Foundations of Screenwriting ( 1982)  Dell Publishing 
    • MCKEE Robert, (1997)Story: Style, Structure, Substance, and the Principles of Screenwriting. HarperCollins
    • SNYDER, Blake (2005) Save The Cat! The Last Book on Screenwriting You'll Ever Need. Ed. Michael Wiese productions 
    • VOGLER, Christopher (2007) Writer'S Journey Mythic Structure For Writers Ed. Michael Wiese productions 
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Carla Gonçalves

                       Por marcação

     

    Possidónio Cachapa

                       Por marcação

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios