-
Apresentação
Apresentação
- Caracterização do Universo da Produção: Criatividade,Tecnologia e Negócio.
- Prazeres, Expectativa, Experiência e Valor na experiência do Espectador: Introdução às estratégias de criação de notoriedade e valor.
- Escalas e contextos de Produção e sua dependência dos contextos de Financiamento e Distribuição.
- Tipos e Fontes de Financiamento.
- Análise SWOT no estudo de viabilidade de um projecto.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24595
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Papel do produtor, qual a postura e envolvimento nas fases de produção de um filme.
- Passo a passo as fases de produção de um filme:
- Desenvolvimento de um projeto e quais os instrumentos de desenvolvimento,
- O guião do ponto de vista da produção (levantamento e planeamento);
- Pitching;
- O orçamento (above e below the line) e montagem financeira.
- Importância da escolha do casting e dos locais de filmagem, das questões estéticas associadas.
- Determinação da equipa para a rodagem e para a pós-produção: diferentes papéis da equipa e timings.
- Gestão humana, financeira, cronológica e de meios.
- Domínio de softwares de planeamento nomeadamente o smartmedia.
- Fase de distribuição, exibição, difusão: explorar as diferentes possibilidades (Salas de Cinema, TV, OTT, Festivais, etc.).
- Diferentes tipos de financiamento e candidaturas de projetos.
- Coprodução como instrumento de financiamento e difusão.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiriam uma noção clara dos processos de preparação, rodagem e pós-produção de um filme na medida em que possam ser autónomos no seu planeamento e produção. É essencial a compreensão dos timings de cada processo, assim como das implicações em cada setor, nos custos e no cronograma geral. Os estudantes saberão identificar os cargos, os setores a que pertencem e as respetivas responsabilidades na teia humana que constitui uma equipa de filmagens. Terão ferramentas no domínio do financiamento e coprodução, bem como da distribuição quer por festivais de cinema quer no circuito comercial. Os alunos aprenderão o software Smartmedia, e saberão trabalhar com toda a documentação necessária à produção de um filme, nomeadamente, mapa de trabalho, folha de serviço, orçamento, montagem financeira, cronogramas e diferentes relatórios, concentrados num dossier de produção.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Informação teórica em tópicos projetados nas aulas. Discussão com os alunos de vários tópicos.
Visionamento de filmes: desconstrução do material visionado. Análise teórica e prática dos exemplos visionados e suas implicações.
Desenvolvimento de trabalhos coletivos e individuais. Levantamento de guiões e elaboração de mapas de trabalho. Preparação dos exercícios de rodagem.
Avaliação individual em prova escrita - 40%; avaliação de trabalho de grupo a partir de um relatório individual - 40%; avaliação do filme de curta-metragem a realizar transversalmente no semestre - 20%. Nesta UC é aplicado o regime de faltas, que não poderá exceder os 25%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Erickson; Gunnar; Tulchin; Halloran; The Independent Film Producer´s Survival Guide, A business and legal sourcebook Honthaner,
-
Eve Light (2010), The Complete Film Production Handbook, London: Focal Press
-
Schreibman,Myrl (2011), The Indie Producers Handbook: Creative Producing from A to Z Random House Digital (e-book).
-
Jone, Chris (2010), The Guerilla Film Makers Pocketbook: The Ultimate Guide to Digital Film Making;
-
Paul Hardy, Filming on a Microbudget Paperback, Pocket Essenceials (2008), Continuum;
-
BORDWELL, David, THOMPSON, Kristin; SMITH, Jeff - Film as art: an Introduction, 12th Ed, McGraw-Hill Interamericana de España S.L, 2021, ISBN-13 : 978-1260565669;
-
PLANTINGA, Carl - Moving Viewers: American Film and the Spectator's Experience, University of California Press; 2009, ISBN-13 : 978-0520256958
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Andreia Nunes
Terças às 9h30
a combinar
Amândio Coroado
Terças às 9h30
a combinar
-
Mobilidade
Mobilidade
Não