Disciplina Introdução às Estratégias e Práticas de Produção Audiovisual

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os estudantes adquiriam uma noção clara dos processos de preparação, rodagem e pós-produção de um filme na medida em que possam ser autónomos no seu planeamento e produção. É essencial a compreensão dos timings de cada processo, assim como das implicações em cada setor, nos custos e no cronograma geral. Os estudantes saberão identificar os cargos, os setores a que pertencem e as respetivas responsabilidades na teia humana que constitui uma equipa de filmagens. Terão ferramentas no domínio do financiamento e coprodução, bem como da distribuição quer por festivais de cinema quer no circuito comercial. Os alunos aprenderão o software Smartmedia, e saberão trabalhar com toda a documentação necessária à produção de um filme, nomeadamente, mapa de trabalho, folha de serviço, orçamento, montagem financeira, cronogramas e diferentes relatórios, concentrados num dossier de produção.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    Papel do produtor, qual a postura e envolvimento nas fases de produção de um filme.

    Passo a passo as fases de produção de um filme:

    Desenvolvimento de um projeto e quais os instrumentos de desenvolvimento,

    O guião do ponto de vista da produção (levantamento e planeamento);

    Pitching;

    O orçamento (above e below the line) e montagem financeira.

    Importância da escolha do casting e dos locais de filmagem, das questões estéticas associadas.

    Determinação da equipa para a rodagem e para a pós-produção: diferentes papéis da equipa e timings.

    Gestão humana, financeira, cronológica e de meios.

    Domínio de softwares de planeamento nomeadamente o smartmedia.

    Fase de distribuição, exibição, difusão: explorar as diferentes possibilidades (Salas de Cinema, TV, OTT, Festivais, etc.).

    Diferentes tipos de financiamento e candidaturas de projetos.

    Coprodução como instrumento de financiamento e difusão.

  • Objetivos

    Objetivos

    • Perspetiva histórica e conceptual da produção: as curtas-metragens.
    • Noção das fases e dos processos de preparação, rodagem e pós-produção de um filme
    • Autonomia no planeamento de uma produção cinematográfica da ideia ao ecrã
    • Cronograma e orçamento para cada fase de um projeto
    • Noção dos tarefas e cargos de cada departamento
    • Responsabilidades e atitudes na articulação da teia humana que constitui uma equipa de filmagem
    • Noção das ferramentas de desenvolvimento e financiamento de um projeto: coprodução, pré-vendas, patrocínios, equity, etc.
    • Abordagem aos modelos de distribuição: festivais de cinema e circuito comercial.
    • Conhecimento da documentação necessária à produção de um filme: levantamento, mapa de trabalho, folha de serviço, orçamento, montagem financeira, cronogramas e diferentes relatórios.
    • Escalas, contextos e modos de produção e sua articulação com o tipo de distribuição.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Informação teórica em tópicos projetados nas aulas. Discussão com os alunos de vários tópicos.

    Visionamento de filmes: desconstrução do material visionado. Análise teórica e prática dos exemplos visionados e suas implicações.

    Desenvolvimento de trabalhos coletivos e individuais. Levantamento de guiões e elaboração de mapas de trabalho. Preparação dos exercícios de rodagem.

    Avaliação individual em prova escrita no final do semestre - 50% e avaliação de trabalho de grupo a partir do dossier produção do filme de curta-metragem a realizar transversalmente no semestre - 50%. Nesta UC é aplicado o regime de faltas, que não poderá exceder os 25%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Erickson; Gunnar; Tulchin; Halloran; The Independent Film Producer´s Survival Guide, A business and legal sourcebook Honthaner,

    Eve Light (2010), The Complete Film Production Handbook, London: Focal Press

    Schreibman,Myrl (2011), The Indie Producers Handbook: Creative Producing from A to Z Random House Digital (e-book).

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios