filmeu

Disciplina Introdução às Estratégias e Práticas de Produção Audiovisual

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os estudantes adquiriam uma noção clara dos processos de preparação, rodagem e pós-produção de um filme na medida em que possam ser autónomos no seu planeamento e produção. É essencial a compreensão dos timings de cada processo, assim como das implicações em cada setor, nos custos e no cronograma geral. Os estudantes saberão identificar os cargos, os setores a que pertencem e as respetivas responsabilidades na teia humana que constitui uma equipa de filmagens. Terão ferramentas no domínio do financiamento e coprodução, bem como da distribuição quer por festivais de cinema quer no circuito comercial. Os alunos aprenderão o software Smartmedia, e saberão trabalhar com toda a documentação necessária à produção de um filme, nomeadamente, mapa de trabalho, folha de serviço, orçamento, montagem financeira, cronogramas e diferentes relatórios, concentrados num dossier de produção.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    Papel do produtor, qual a postura e envolvimento nas fases de produção de um filme.

    Passo a passo as fases de produção de um filme:

    Desenvolvimento de um projeto e quais os instrumentos de desenvolvimento,

    O guião do ponto de vista da produção (levantamento e planeamento);

    Pitching;

    O orçamento (above e below the line) e montagem financeira.

    Importância da escolha do casting e dos locais de filmagem, das questões estéticas associadas.

    Determinação da equipa para a rodagem e para a pós-produção: diferentes papéis da equipa e timings.

    Gestão humana, financeira, cronológica e de meios.

    Domínio de softwares de planeamento nomeadamente o smartmedia.

    Fase de distribuição, exibição, difusão: explorar as diferentes possibilidades (Salas de Cinema, TV, OTT, Festivais, etc.).

    Diferentes tipos de financiamento e candidaturas de projetos.

    Coprodução como instrumento de financiamento e difusão.

  • Objetivos

    Objetivos

    • Perspetiva histórica e conceptual da produção: as curtas-metragens.
    • Noção das fases e dos processos de preparação, rodagem e pós-produção de um filme
    • Autonomia no planeamento de uma produção cinematográfica da ideia ao ecrã
    • Cronograma e orçamento para cada fase de um projeto
    • Noção dos tarefas e cargos de cada departamento
    • Responsabilidades e atitudes na articulação da teia humana que constitui uma equipa de filmagem
    • Noção das ferramentas de desenvolvimento e financiamento de um projeto: coprodução, pré-vendas, patrocínios, equity, etc.
    • Abordagem aos modelos de distribuição: festivais de cinema e circuito comercial.
    • Conhecimento da documentação necessária à produção de um filme: levantamento, mapa de trabalho, folha de serviço, orçamento, montagem financeira, cronogramas e diferentes relatórios.
    • Escalas, contextos e modos de produção e sua articulação com o tipo de distribuição.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Informação teórica em tópicos projetados nas aulas. Discussão com os alunos de vários tópicos.

    Visionamento de filmes: desconstrução do material visionado. Análise teórica e prática dos exemplos visionados e suas implicações.

    Desenvolvimento de trabalhos coletivos e individuais. Levantamento de guiões e elaboração de mapas de trabalho. Preparação dos exercícios de rodagem.

    Avaliação individual em prova escrita no final do semestre - 50% e avaliação de trabalho de grupo a partir do dossier produção do filme de curta-metragem a realizar transversalmente no semestre - 50%. Nesta UC é aplicado o regime de faltas, que não poderá exceder os 25%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Erickson; Gunnar; Tulchin; Halloran; The Independent Film Producer´s Survival Guide, A business and legal sourcebook Honthaner,

    Eve Light (2010), The Complete Film Production Handbook, London: Focal Press

    Schreibman,Myrl (2011), The Indie Producers Handbook: Creative Producing from A to Z Random House Digital (e-book).

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios