Disciplina Introdução às Estratégias e Práticas de Produção Audiovisual

  • Apresentação

    Apresentação

    1. Caracterização  do Universo da Produção: Criatividade,Tecnologia e Negócio. 
    2. Prazeres, Expectativa, Experiência e Valor na experiência do Espectador: Introdução às estratégias de criação de notoriedade e valor. 
    3. Escalas e contextos de Produção e sua dependência  dos contextos de Financiamento e Distribuição.
    4. Tipos e Fontes de Financiamento.
    5. Análise SWOT no estudo de viabilidade de um projecto.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Papel do produtor, qual a postura e envolvimento nas fases de produção de um filme. 
    2. Passo a passo as fases de produção de um filme: 
    3. Desenvolvimento de um projeto e quais os instrumentos de desenvolvimento, 
    4. O guião do ponto de vista da produção (levantamento e planeamento); 
    5. Pitching; 
    6. O orçamento (above e below the line) e montagem financeira. 
    7. Importância da escolha do casting e dos locais de filmagem, das questões estéticas associadas. 
    8. Determinação da equipa para a rodagem e para a pós-produção: diferentes papéis da equipa e timings. 
    9. Gestão humana, financeira, cronológica e de meios. 
    10. Domínio de softwares de planeamento nomeadamente o smartmedia. 
    11. Fase de distribuição, exibição, difusão: explorar as diferentes possibilidades (Salas de Cinema, TV, OTT, Festivais, etc.). 
    12. Diferentes tipos de financiamento e candidaturas de projetos. 
    13. Coprodução como instrumento de financiamento e difusão. 
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiriam uma noção clara dos processos de preparação, rodagem e pós-produção de um filme na medida em que possam ser autónomos no seu planeamento e produção. É essencial a compreensão dos timings de cada processo, assim como das implicações em cada setor, nos custos e no cronograma geral. Os estudantes saberão identificar os cargos, os setores a que pertencem e as respetivas responsabilidades na teia humana que constitui uma equipa de filmagens. Terão ferramentas no domínio do financiamento e coprodução, bem como da distribuição quer por festivais de cinema quer no circuito comercial. Os alunos aprenderão o software Smartmedia, e saberão trabalhar com toda a documentação necessária à produção de um filme, nomeadamente, mapa de trabalho, folha de serviço, orçamento, montagem financeira, cronogramas e diferentes relatórios, concentrados num dossier de produção. 
     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Informação teórica em tópicos projetados nas aulas. Discussão com os alunos de vários tópicos. 
    Visionamento de filmes: desconstrução do material visionado. Análise teórica e prática dos exemplos visionados e suas implicações. 
    Desenvolvimento de trabalhos coletivos e individuais. Levantamento de guiões e elaboração de mapas de trabalho. Preparação dos exercícios de rodagem. 
    Avaliação individual em prova escrita - 40%; avaliação de trabalho de grupo a partir de um relatório individual - 40%; avaliação do filme de curta-metragem a realizar transversalmente no semestre - 20%. Nesta UC é aplicado o regime de faltas, que não poderá exceder os 25%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Erickson; Gunnar; Tulchin; Halloran; The Independent Film Producer´s Survival Guide, A business and legal sourcebook Honthaner,
    • Eve Light (2010), The Complete Film Production Handbook, London: Focal Press

    • Schreibman,Myrl (2011), The Indie Producers Handbook: Creative Producing from A to Z Random House Digital (e-book).

    • Jone, Chris (2010), The Guerilla Film Makers Pocketbook: The Ultimate Guide to Digital Film Making;

    • Paul Hardy, Filming on a Microbudget Paperback, Pocket Essenceials (2008), Continuum;

    • BORDWELL, David, THOMPSON, Kristin; SMITH, Jeff - Film as art: an Introduction, 12th Ed, McGraw-Hill Interamericana de España S.L, 2021, ISBN-13 ‏ : ‎ 978-1260565669;

    • PLANTINGA, Carl - Moving Viewers: American Film and the Spectator's Experience, University of California Press; 2009,  ISBN-13 ‏ : ‎ 978-0520256958

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Andreia Nunes

    Terças às 9h30

    a combinar

    Amândio Coroado

    Terças às 9h30

    a combinar

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios