-
Apresentação
Apresentação
Disciplina nuclear para o desenvolvimento dos trabalhos práticos na licenciatura. Adquirir conhecimentos de manuseamento das câmaras, para captura de imagem e de som são essenciais para o bom desenvolvimento da aprendizagem ao longo do curso, como da manipulação de aparelhos de iluminação no exercício fotográfico. Aprender a utilizar uma câmara de imagem digital em todas as suas componentes - dominio da exposição correta da imagem; domínio a captar som diretamente na câmara - utilização de microfones . Aprender a manobrar a câmara em situação de gravação - técnicas de operação de câmara e composição de imagem. Aprender a aplicação da câmara para captura de planos em ambiente ficcional. Adquirir conhecimentos básicos de iluminação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24596
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Linguagem audiovisual Operar uma câmara Digital. Captura de imagem e de som Aplicar o uso da câmara em ambiente ficcional Iluminação Operação de Câmara (Composição de imagem e movimento de câmara) Workshop Planificação e Metedologia de trabalho em equipa
-
Objetivos
Objetivos
Apreender os conceitos fundamentais da terminologia audiovisual e aplicar os conhecimentos adquiridos. Obter sólidos conhecimentos no manuseamento da câmara de Vídeo Digital. Adquirir capacidades de interpretação da imagem final no domínio técnico e saber controlar todos os parâmetros de exposição da imagem digital. As técnicas de captação de imagem para uma narrativa cinematográfica como as técnicas de cobertura de cenas para um filme de ficção. O significado e a simbologia dos diversos planos e movimentos de câmara a aplicar na curta-metragem transversal a diversas unidades curriculares. Linguagem cinematográfica.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Uma forte componente prática aliada seguida de instruções teóricas. Divisão em grupos sempre diferentes entre aulas estimula uma maior ointeração entre os alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Mercado, Gustavo (2022) The Filmaker's Eye - 2nd Edition Taylor & Francis Stump, David (2021) Digital Cinematography - 2nd Edition Taylor & Francis Sanchez, Rafael (2004) Montaje Cinematográfico: Arte de movimiento - La Crujia Editores
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Frequência ESCOLHA MÚLTIPLA
09-01-2026
50%
Filme 1 ºano (SALA FERNANDO LOPES 9-18H)
a definir
30%
EXERCICIOS DE COBERTURA DE CENA
16-01-2026
20%
Faltas: FALTA AO WORKSHOP PENALIZAÇÃO. - 2 VALORES. 1 VALOR COM JUSTIFICAÇÃO MÉDICA. regime de faltas 25% das aulas máximo 3 faltas Estatuto Trabalhador estudante tem de comparecer 25% das aulas mínimo 3 Menos de 8 valores de avaliação a uma das componentes vai a exame a essa componente. NOTA IMPORTANTE: Dado que se trata de uma UC prática as faltas justificadas dos alunos não impede na mesma a frequência a exame nas componentes práticas. HÁ AVALIAÇÃO NEGATIVA E POSITIVA. A PRESENÇA NAS SESSÕES DO CINECLUBE OU NÃO E OUTRAS ATIVIDADES APONTADAS PELOS PROFS. Atrasos: 15 minutos de tolerância. Após os primeiros 15 minutos de aula será marcada falta de atraso. Duas faltas de atraso equivalem a 1 falta de presença. Após a primeira hora será marcada falta de presença. EXAME DE RECURSO Exame por excesso de faltas. Todas as componentes Exame a componente sem aproveitamento Sempre que frequente exame é obrigatório efetuar frequência escrita independentemente de ter tido aprovação na frequência. Componente 1 - Frequência Componente 2 - Filmagem de uma cena indicada depois de feita a inscrição Componente 3 - Exercício individual indicada depois de feita a inscrição O aluno depois de efetuada a matrícula ao exame deve enviar um email para tonycosta@ulusofona.pt a solicitar o enunciado das componentes práticas. Exame de recurso (Entre 5 de JAN a 24 de janeiro)
Exame de ÉPOCA ESPECIAL (29 de junhoa a 18 de julho)
Se faltar ao workshop ou a seminário mesmo com atestado médico tem de frequentar o exame.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




