-
Apresentação
Apresentação
A disciplina constitui-se como o nível de entrada na compreensão e experimentação do género documentário, e por isso abordará as matérias fundamentais a uma introdução teórica e prática.
Na componente prática da disciplina os alunos irão realizar, em pequenos grupos, um exercício fílmico preliminar e um documentário de curta-metragem, os quais têm objectivos complementares na utilização de linguagens, técnicas e processos que são específicas à concepção e produção do género documental.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24600
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Características e linguagem do documentário cinematográfico.
Introdução à teoria dos Modos (Bill Nichols) como vertentes de género no documentário.
Noções de ponto de vista, representação, caracterização de personagens e dramaturgia, ética no trabalho documental.
Projeto e desenvolvimento: métodos de pesquisa e trabalho de campo, conceptualização, estruturação narrativa, apresentação de projeto.
Estratégias e metodologias para filmar pessoas e situações em cenas.
Aspectos técnicos e formais que intervêm no processo de filmagens, montagem de imagem e de som no documentário.
Acompanhamento da execução dos exercícios práticos e dos projetos semestrais em regime de tutoria.
-
Objetivos
Objetivos
Compreensão das especificidades de género, de modos de expressão e aspectos processuais que são característicos do cinema documental.
Desenvolvimento da capacidade de análise crítica como espectador e criador de filmes documentais.
Conhecimento dos principais procedimentos técnicos e conceptuais que intervêm na realização do filme documentário.
Capacidade para pesquisar e organizar um projeto, desenvolver e estruturar um discurso narrativo e expressivo a partir de imagens e sons obtidos do real.
Aquisição de competências essenciais nas especialidades intervenientes no registo, montagem e sonorização do filme documentário produzido com meios simplificados e equipas reduzidas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Mencionam-se 3 aspectos com objectivos diferentes e complementares:
1) A maioria das aulas teóricas da disciplina são lecionadas pelos dois professores em simultâneo gerando uma dinâmica activa e reactiva que promove maior integração no ministrar das matérias curriculares, a cooperação na resolução imediata de questões, o estímulo de oportunidades para interações em diálogo com os alunos.
2) As apresentações de trabalhos práticos realizados no âmbito da disciplina estão abertas à participação de professores de outras disciplinas do curso.
3) A programação de filmes em complemento das aulas têm previstas sessões com realizadores convidados visando promover a partilha de conhecimentos e de experiências que possam inspirar as práticas artísticas dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BERNARD, Sheila Curran (2011) ¿ Documentary Storytelling for Video and Filmmakers. Oxford: Focal Press.
DANCYGER, Ken (2010) ¿ The Technique of Film and Video Editing ¿ History, Theory and Practice (5th edition). Oxford: Focal Press.
MCLANE, Betsy A. (2012) - A New History of Documentary Film (2nd edition). New York: Continuum Books.
NICHOLS, Bill (2010) - Introduction to Documentary (2nd edition). Bloomington: Indiana University Press.
NICHOLS, Bill (1992) ¿ Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary. Bloomington: Indiana University Press.
PLANTINGA, Carl (1997) ¿ Rhetoric and Representation in Non-Fiction Film (1st edition). Cambridge University Press.
RABIGER, Michael (2009) ¿ Directing the Documentary (5th edition). Oxford: Focal Press.
RENOV, Michael (1993) ¿ Theorizing Documentary. New York: Routledge Press.
TOBIAS, Michael (1999) - The Search for Reality: The Art of Documentary Filmmaking. Studio City: Michael Wiese Productions.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não