Disciplina Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica II- Documentário

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina constitui-se como o nível de entrada na compreensão e experimentação do género documentário, e por isso abordará as matérias fundamentais a uma introdução teórica e prática.

     

    Na componente prática da disciplina os alunos irão realizar, em pequenos grupos, um exercício fílmico preliminar e um documentário de curta-metragem, os quais têm objectivos complementares na utilização de linguagens, técnicas e processos que são específicas à concepção e produção do género documental.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Contextualização do essencial na história do documentário.

     

    Introdução à teoria dos Modos (Bill Nichols) como vertentes de género no documentário.

     

    Noções de ponto de vista, evidência visual, dispositivo, conflito, ética no trabalho documental.

     

    Projeto e desenvolvimento: métodos de pesquisa e trabalho de campo, tratamento, concepção e argumentação, apresentação de projeto, estruturação narrativa.

     

    Aspectos técnicos e formais que intervêm no processo de filmagens, montagem de imagem e de som no documentário.

     

    Acompanhamento da execução dos exercícios práticos e dos projetos semestrais em regime de tutoria.

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão das especificidades de género e dos modos de expressão característicos do cinema documental.

     

    Conhecimento do essencial na História do Documentário, e desenvolvimento da capacidade de análise crítica do filme documental.

     

    Conhecimento dos principais procedimentos técnicos e conceptuais que intervêm na realização do filme documentário.

     

    Capacidade para pesquisar e organizar um projeto, desenvolver e estruturar um discurso narrativo e expressivo a partir de imagens e sons obtidos do real.

     

    Aquisição de competências essenciais nas especialidades intervenientes no registo, montagem e sonorização do filme documentário produzido com meios simplificados e equipas reduzidas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Formação teórica e prática. Aulas expositivas com apresentação de conceitos, fundamentação teórica e análise de filmes. Desenvolvimento de trabalhos práticos em regime de tutoria.

     

    Critérios de avaliação individual:

    - Assiduidade e participação activa nas aulas e nas tutorias calendarizadas.

    - Desempenho nos trabalhos e em todas as apresentações requeridas.

    - Adequação dos trabalhos aos requisitos do enunciado e às matérias abordadas.

    - Evolução e resultado conceptual, narrativo, artístico e técnico dos trabalhos práticos.

    - Integração do feedback recebido dos professores no desenvolvimento e nas revisões aos trabalhos.

    - Avaliação contínua: nível de progresso demonstrado na aprendizagem ao longo das várias etapas do trabalho.

     

    Valoração percentual na avaliação:

    - Exercício fílmico introdutório (trios/pares): 50 %

    - Curta-metragem documental (em grupo): 50%

     

    Aprovação na disciplina com média igual ou superior a 10 valores.

     

    Exames: trabalhos práticos e relatório analítico.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BERNARD, Sheila Curran (2011) ¿ Documentary Storytelling for Video and Filmmakers. Oxford: Focal Press.

    DANCYGER, Ken (2010) ¿ The Technique of Film and Video Editing ¿ History, Theory and Practice (5th edition). Oxford: Focal Press.

    MCLANE, Betsy A. (2012) - A New History of Documentary Film (2nd edition). New York: Continuum Books.

    NICHOLS, Bill (2010) - Introduction to Documentary (2nd edition). Bloomington: Indiana University Press.

    NICHOLS, Bill (1992) ¿ Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary. Bloomington: Indiana University Press.

    PLANTINGA, Carl (1997) ¿ Rhetoric and Representation in Non-Fiction Film (1st edition). Cambridge University Press.

    RABIGER, Michael (2009) ¿ Directing the Documentary (5th edition). Oxford: Focal Press.

    RENOV, Michael (1993) ¿ Theorizing Documentary. New York: Routledge Press.

    TOBIAS, Michael (1999) - The Search for Reality: The Art of Documentary Filmmaking. Studio City: Michael Wiese Productions.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios