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Apresentação
Apresentação
A disciplina constitui-se como o nível de entrada na compreensão e experimentação do género documentário, e por isso abordará as matérias fundamentais a uma introdução teórica e prática.
Na componente prática da disciplina os alunos irão realizar, em pequenos grupos, um exercício fílmico preliminar e um documentário de curta-metragem, os quais têm objectivos complementares na utilização de linguagens, técnicas e processos que são específicas à concepção e produção do género documental.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT160-24600
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Contextualização do essencial na história do documentário.
Introdução à teoria dos Modos (Bill Nichols) como vertentes de género no documentário.
Noções de ponto de vista, evidência visual, dispositivo, conflito, ética no trabalho documental.
Projeto e desenvolvimento: métodos de pesquisa e trabalho de campo, tratamento, concepção e argumentação, apresentação de projeto, estruturação narrativa.
Aspectos técnicos e formais que intervêm no processo de filmagens, montagem de imagem e de som no documentário.
Acompanhamento da execução dos exercícios práticos e dos projetos semestrais em regime de tutoria.
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Objetivos
Objetivos
Compreensão das especificidades de género e dos modos de expressão característicos do cinema documental.
Conhecimento do essencial na História do Documentário, e desenvolvimento da capacidade de análise crítica do filme documental.
Conhecimento dos principais procedimentos técnicos e conceptuais que intervêm na realização do filme documentário.
Capacidade para pesquisar e organizar um projeto, desenvolver e estruturar um discurso narrativo e expressivo a partir de imagens e sons obtidos do real.
Aquisição de competências essenciais nas especialidades intervenientes no registo, montagem e sonorização do filme documentário produzido com meios simplificados e equipas reduzidas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Formação teórica e prática. Aulas expositivas com apresentação de conceitos, fundamentação teórica e análise de filmes. Desenvolvimento de trabalhos práticos em regime de tutoria.
Critérios de avaliação individual:
- Assiduidade e participação activa nas aulas e nas tutorias calendarizadas.
- Desempenho nos trabalhos e em todas as apresentações requeridas.
- Adequação dos trabalhos aos requisitos do enunciado e às matérias abordadas.
- Evolução e resultado conceptual, narrativo, artístico e técnico dos trabalhos práticos.
- Integração do feedback recebido dos professores no desenvolvimento e nas revisões aos trabalhos.
- Avaliação contínua: nível de progresso demonstrado na aprendizagem ao longo das várias etapas do trabalho.
Valoração percentual na avaliação:
- Exercício fílmico introdutório (trios/pares): 50 %
- Curta-metragem documental (em grupo): 50%
Aprovação na disciplina com média igual ou superior a 10 valores.
Exames: trabalhos práticos e relatório analítico.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BERNARD, Sheila Curran (2011) ¿ Documentary Storytelling for Video and Filmmakers. Oxford: Focal Press.
DANCYGER, Ken (2010) ¿ The Technique of Film and Video Editing ¿ History, Theory and Practice (5th edition). Oxford: Focal Press.
MCLANE, Betsy A. (2012) - A New History of Documentary Film (2nd edition). New York: Continuum Books.
NICHOLS, Bill (2010) - Introduction to Documentary (2nd edition). Bloomington: Indiana University Press.
NICHOLS, Bill (1992) ¿ Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary. Bloomington: Indiana University Press.
PLANTINGA, Carl (1997) ¿ Rhetoric and Representation in Non-Fiction Film (1st edition). Cambridge University Press.
RABIGER, Michael (2009) ¿ Directing the Documentary (5th edition). Oxford: Focal Press.
RENOV, Michael (1993) ¿ Theorizing Documentary. New York: Routledge Press.
TOBIAS, Michael (1999) - The Search for Reality: The Art of Documentary Filmmaking. Studio City: Michael Wiese Productions.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não