Disciplina Historia e Teoria do Cinema

  • Apresentação

    Apresentação

    Dotar o aluno de um conjunto de conhecimentos de história, teoria e linguagem do cinema que o habilite a identificar e analisar estéticas, estilos de produção, assim como a utilização de diferentes linguagens cinematográficas de modo a construir um corpo de conhecimentos históricos e práticos indispensáveis à progressão da sua aprendizagem.

    Reforçar o gosto do aluno em ver, entender, analisar e contextualizar toda a riqueza e diversidade da linguagem cinematográfica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O cinema de atrações

    2. A vanguarda europeia anterior ao som síncrono:

    2.1 Impressionismo francês

    2.2 Expressionismo alemão

    2.3 Montagem soviética

    3. Hollywood

    3.1 Thomas Ince e o sistema de produção; D. W. Griffith e a longa metragem

    3.2 A Golden Age: star system e studio system

    3.3 A nova Hollywood (décadas de 1960 e 1970)

    3.4 Blockbusters

    4. O cinema moderno europeu:

    4.1 Neorealismo italiano

    4.2 Nouvelle Vague

    5. O cinema iraniano

    6. O cinema asiático

    6.1 O cinema japonês

    6.2 O cinema chinês: 5ª e 6ª geração

    6.3 O novo cinema de Taiwan e Hong Kong

    6.4 O cinema sul-coreano

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimento básico da história e teoria do cinema.

    Capacidade de reconhecer e entender fundamentos da linguagem cinematográfica.

    Capacidade de analisar um filme nas suas vertentes técnicas e estéticas.

    Saber utilizar na prática os conceitos analisados.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Há uma exposição do tema apoiado no visionamento de excertos de filmes que é debatido em aula.

    Avaliação:

    1. Teste escrito (5 de Junho) – 55% (avaliação de Paulo Viveiros)

    2. Três pequenos ensaios – 15% cada (avaliação de André Graça, Fuad Halwani e Amândio Coroado)

     

    Todos os elementos de avaliação são obrigatórios. Não fazer um deles implica reprovação sem lugar a média final de frequência.

    A média de passagem é 10. Cada uma das componentes da avaliação não pode ser inferior a 8. Neste caso, o aluno terá de fazer exame de recurso à avaliação reprovada, fazendo novamente média com a componente aprovada em final de frequência.

    Em casos omissos, remete-se para o regulamento de avaliação do curso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BAZIN, André (1992). O que é o Cinema. Lisboa: Livros Horizonte

    BORDWELL, David (2006). The Way Hollywood Tells It. Berkeley: University of California Press

    BORDWELL, David e Kristin Thompson (1994). Film History. An Introduction. Boston: McGraw-Hill.

    BORDWELL, David, Janet Staiger e Kristin Thompson (1988). The Classical Hollywood Cinema. Film Style and Mode of Production to 1960. New York: Routledge

    BUCKLAND, Warren ed. (2009). Film Theory and Contemporary Hollywood Movies. New York: Routledge

    EISNER, Lotte (s/d). O Ecrã Demoniaco. Lisboa: Editorial Aster

    GATEWARD, Frances ed. (2007). Seoul Searching. Culture and Identity in Contemporary Korean Cinema. New York: State University of New York Press

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios