filmeu

Disciplina Historia e Teoria do Cinema

  • Apresentação

    Apresentação

    Dotar o aluno de um conjunto de conhecimentos de história, teoria e linguagem do cinema que o habilite a identificar e analisar estéticas, estilos de produção, assim como a utilização de diferentes linguagens cinematográficas de modo a construir um corpo de conhecimentos históricos e práticos indispensáveis à progressão da sua aprendizagem.

    Reforçar o gosto do aluno em ver, entender, analisar e contextualizar toda a riqueza e diversidade da linguagem cinematográfica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O cinema de atrações

    2 D. W. Griffith e a formação de Hollywood; Thomas Ince e o sistema de produção

    3. A Golden Age: star system e studio system

    4. Seminário de André Graça: “Crítica Cinematográfica”

    5. A nova Hollywood (décadas de 1960 e 1970)

    6. Blockbusters: a linguagem intensiva

    7. O cinema japonês

    8. O cinema chinês: 5ª e 6ª geração

    9. O cinema asiático: Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul, Tailândia, Filipinas

    10. Seminário de Amândio Coroado: “Ver e Ouvir mais perto. Exercício de escrita: descrição plano a plano de um pequeno segmento de um filme asiático”

    11. O cinema brasileiro e da América Latina

    12. O cinema iraniano

    13. O cinema da Índia, Turquia e países africanos

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimentos introdutórios da história e teoria do cinema.

    Capacidade de reconhecer e entender fundamentos da linguagem cinematográfica.

    Capacidade de analisar um filme nas suas vertentes técnicas e estéticas.

    Saber utilizar na prática os conceitos analisados.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Há uma exposição do tema apoiado no visionamento de excertos de filmes que é debatido em aula.

    Avaliação:

    1. Teste escrito – 60% (avaliação de Paulo Viveiros)

    2. Dois ensaios – 20% cada (avaliação de André Graça e Amândio Coroado)

    Todos os elementos de avaliação são obrigatórios. Não fazer um deles implica reprovação sem lugar a média final de frequência.

    A média de passagem é 10. O exame de recurso é realizado apenas com base na matéria lecionada pelo professor Paulo Viveiros

    Em casos omissos, remete-se para o regulamento de avaliação do curso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARAÚJO, Nélson ed. (2023). História do Cinema. Dos Primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Ed. 70.

    BAZIN, André (1992). O que é o Cinema. Lisboa: Livros Horizonte

    BORDWELL, David (2006). The Way Hollywood Tells It. Berkeley: University of California Press

    BORDWELL, David, Janet Staiger e Kristin Thompson (1988). The Classical Hollywood Cinema. Film Style and Mode of Production to 1960. New York: Routledge

    BUCKLAND, Warren ed. (2009). Film Theory and Contemporary Hollywood Movies. New York: Routledge

    CHAUDURY, Shohini (2005). Contemporary World Cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press

    GATEWARD, Frances ed. (2007). Seoul Searching. Culture and Identity in Contemporary Korean Cinema. New York: State University of New York Press

    MELLO, Ceci¿lia (2019). The Cinema of Jia Zhangke. Realism and Memory in Chinese Film. London: Bloomsbury Academic

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios