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Apresentação
Apresentação
Dotar o aluno de um conjunto de conhecimentos de história, teoria e linguagem do cinema que o habilite a identificar e analisar estéticas, estilos de produção, assim como a utilização de diferentes linguagens cinematográficas de modo a construir um corpo de conhecimentos históricos e práticos indispensáveis à progressão da sua aprendizagem.
Reforçar o gosto do aluno em ver, entender, analisar e contextualizar toda a riqueza e diversidade da linguagem cinematográfica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT160-24601
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O cinema de atrações
2. A vanguarda europeia anterior ao som síncrono:
2.1 Impressionismo francês
2.2 Expressionismo alemão
2.3 Montagem soviética
3. Hollywood
3.1 Thomas Ince e o sistema de produção; D. W. Griffith e a longa metragem
3.2 A Golden Age: star system e studio system
3.3 A nova Hollywood (décadas de 1960 e 1970)
3.4 Blockbusters
4. O cinema moderno europeu:
4.1 Neorealismo italiano
4.2 Nouvelle Vague
5. O cinema iraniano
6. O cinema asiático
6.1 O cinema japonês
6.2 O cinema chinês: 5ª e 6ª geração
6.3 O novo cinema de Taiwan e Hong Kong
6.4 O cinema sul-coreano
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Objetivos
Objetivos
Conhecimento básico da história e teoria do cinema.
Capacidade de reconhecer e entender fundamentos da linguagem cinematográfica.
Capacidade de analisar um filme nas suas vertentes técnicas e estéticas.
Saber utilizar na prática os conceitos analisados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Há uma exposição do tema apoiado no visionamento de excertos de filmes que é debatido em aula.
Avaliação:
1. Teste escrito (5 de Junho) – 55% (avaliação de Paulo Viveiros)
2. Três pequenos ensaios – 15% cada (avaliação de André Graça, Fuad Halwani e Amândio Coroado)
Todos os elementos de avaliação são obrigatórios. Não fazer um deles implica reprovação sem lugar a média final de frequência.
A média de passagem é 10. Cada uma das componentes da avaliação não pode ser inferior a 8. Neste caso, o aluno terá de fazer exame de recurso à avaliação reprovada, fazendo novamente média com a componente aprovada em final de frequência.
Em casos omissos, remete-se para o regulamento de avaliação do curso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BAZIN, André (1992). O que é o Cinema. Lisboa: Livros Horizonte
BORDWELL, David (2006). The Way Hollywood Tells It. Berkeley: University of California Press
BORDWELL, David e Kristin Thompson (1994). Film History. An Introduction. Boston: McGraw-Hill.
BORDWELL, David, Janet Staiger e Kristin Thompson (1988). The Classical Hollywood Cinema. Film Style and Mode of Production to 1960. New York: Routledge
BUCKLAND, Warren ed. (2009). Film Theory and Contemporary Hollywood Movies. New York: Routledge
EISNER, Lotte (s/d). O Ecrã Demoniaco. Lisboa: Editorial Aster
GATEWARD, Frances ed. (2007). Seoul Searching. Culture and Identity in Contemporary Korean Cinema. New York: State University of New York Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não