filmeu

Disciplina Princípios e Ética da realização Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    Para compreender o conceito de realizador, é necessário compreender o processo performativo que envolve a transformação de uma ideia numa obra audiovisual. Que diferenças podemos encontrar entre um realizador, de um filme de ficção, comercial, autoral, série de televisão, documentário, publicitário, videoclipe? Que olhar, processo ou método é utilizado para cada objeto?

    Através dos diferentes géneros cinematográficos e respetivos autores, o aluno tem a oportunidade de se relacionar com um conjunto de obras audiovisuais. Os alunos são também incentivados a desenvolver um sketchbook, onde podem dar a conhecer todo o tipo de referências, sobre o projeto de serie que estão a desenvolver em simultâneo na Unidade Curricular Processos de Criação e Desenvolvimento em Cinema e Audiovisual. Este trabalho permite ao aluno investigar a importância da pesquisa e da análise do estado da arte no processo criativo. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Tarefas e responsabilidades do realizador em todas as fases do processo. (Análise tendo em conta casos específicos.)
    • Realização, Autoria, Conceito e Premissa e Criatividade (Visionamento de exemplos)
    • Exploração de possibilidades para lá dos modelos clássicos.  A importância do trabalho de exploração do real na construção dos objectos fílmicos. Identificar elementos cinemáticos fortes.
    • A importância da ideia de Conflito. Conceito, Premissas Visuais e Narrativas (visionamento de exemplos )
    • O realizador como Maestro. Os beats emocionais: a pauta por que se rege o maestro.
    • - O papel do realizador na relação da utilização da câmara como instrumento narrativo
    • . Da macro estrutura aos beats. Saber identificar os beats e a importância do staging e blocking.
    • Mise en Scène e Blocking na sua relação com a construção dramática dos personagens e suas interações.
    • Conceito e possibilidades do Diário do Processo.
    • Personagens e wants and needs
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Entender as tarefas inerentes à realização cinematográfica no contexto de um projeto audiovisual nas diferentes fases de produção.

    2. valorizar o papel do realizador no processo de desenvolvimento de uma ideia até à sua concretização audiovisual.

    3. Identificar as principais semelhanças e diferenças no trabalho do realizador consoante o meio e as características do produto.

    4. Aplicar os conceitos de linguagem audiovisual e narrativa ao trabalho do realizador.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos participam nas aulas através da apresentação da vários desafios relacionados com a matérias dadas. Essas apresentações servem de base para discusões mais abertas e particpitavas evitando o lado passivo da apresendizagem mais expositiva. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • PROFERES, Nicholas (2008). Film Directing Fundamentals. See Your Film Before Shooting. Waltham (MA): Focal Press

    • BORDWELL, David/Kristin Thompson, El Arte Cinematogra¿fico, Paidos, Barcelona, 1995.

    • GARDIES, RENE¿. "Comprender el cine y las ima¿genes". - Buenos Aires: la marca editora, 2014.

    • COSTA, Pedro (2013) Casa de Lava – Caderno. Pierre von Kleist editions, 2013

    • COPPOLA, Sofia (2023) - Sofia Coppola Archive - Photobookstore 

    • ORLÉAN, MATTHIEU (2023) - SCRAPBOOKS, Dans l'imaginaire des cinéastes - delpire & co

    • BARNWELL, Jane (2008). The Fundamentals of Film Making. Ava Books

    • BLOCK, Bruce (2007).The Visual Story, Creating the Visual Structure of Film, TV and Digital Media. Waltham (MA): Focal Press

      DANCYGER, Ken (2010). The Technique of Film and Video Editing, History, Theory, and Practice. Waltham (MA): Focal Press

      RABIGER, Michael (2007). Directing, Film Techniques and Aesthetics. Waltham (MA): Focal Press

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios