-
Apresentação
Apresentação
Para compreender o conceito de realizador, é necessário compreender o processo performativo que envolve a transformação de uma ideia numa obra audiovisual. Que diferenças podemos encontrar entre um realizador, de um filme de ficção, comercial, autoral, série de televisão, documentário, publicitário, videoclipe? Que olhar, processo ou método é utilizado para cada objeto?
Através dos diferentes géneros cinematográficos e respetivos autores, o aluno tem a oportunidade de se relacionar com um conjunto de obras audiovisuais. Os alunos são também incentivados a desenvolver um sketchbook, onde podem dar a conhecer todo o tipo de referências, sobre o projeto de serie que estão a desenvolver em simultâneo na Unidade Curricular Processos de Criação e Desenvolvimento em Cinema e Audiovisual. Este trabalho permite ao aluno investigar a importância da pesquisa e da análise do estado da arte no processo criativo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24602
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Tarefas e responsabilidades do realizador em todas as fases do processo. (Análise tendo em conta casos específicos.)
- Realização, Autoria, Conceito e Premissa e Criatividade (Visionamento de exemplos)
- Exploração de possibilidades para lá dos modelos clássicos. A importância do trabalho de exploração do real na construção dos objectos fílmicos. Identificar elementos cinemáticos fortes.
- A importância da ideia de Conflito. Conceito, Premissas Visuais e Narrativas (visionamento de exemplos )
- O realizador como Maestro. Os beats emocionais: a pauta por que se rege o maestro.
- - O papel do realizador na relação da utilização da câmara como instrumento narrativo
- . Da macro estrutura aos beats. Saber identificar os beats e a importância do staging e blocking.
- Mise en Scène e Blocking na sua relação com a construção dramática dos personagens e suas interações.
- Conceito e possibilidades do Diário do Processo.
- Personagens e wants and needs
-
Objetivos
Objetivos
1. Entender as tarefas inerentes à realização cinematográfica no contexto de um projeto audiovisual nas diferentes fases de produção.
2. valorizar o papel do realizador no processo de desenvolvimento de uma ideia até à sua concretização audiovisual.
3. Identificar as principais semelhanças e diferenças no trabalho do realizador consoante o meio e as características do produto.
4. Aplicar os conceitos de linguagem audiovisual e narrativa ao trabalho do realizador.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos participam nas aulas através da apresentação da vários desafios relacionados com a matérias dadas. Essas apresentações servem de base para discusões mais abertas e particpitavas evitando o lado passivo da apresendizagem mais expositiva.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
PROFERES, Nicholas (2008). Film Directing Fundamentals. See Your Film Before Shooting. Waltham (MA): Focal Press
-
BORDWELL, David/Kristin Thompson, El Arte Cinematogra¿fico, Paidos, Barcelona, 1995.
-
GARDIES, RENE¿. "Comprender el cine y las ima¿genes". - Buenos Aires: la marca editora, 2014.
-
COSTA, Pedro (2013) – Casa de Lava – Caderno. Pierre von Kleist editions, 2013
-
COPPOLA, Sofia (2023) - Sofia Coppola Archive - Photobookstore
-
ORLÉAN, MATTHIEU (2023) - SCRAPBOOKS, Dans l'imaginaire des cinéastes - delpire & co
-
BARNWELL, Jane (2008). The Fundamentals of Film Making. Ava Books
-
BLOCK, Bruce (2007).The Visual Story, Creating the Visual Structure of Film, TV and Digital Media. Waltham (MA): Focal Press
DANCYGER, Ken (2010). The Technique of Film and Video Editing, History, Theory, and Practice. Waltham (MA): Focal Press
RABIGER, Michael (2007). Directing, Film Techniques and Aesthetics. Waltham (MA): Focal Press
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não