filmeu

Disciplina Cenografia

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de CENOGRAFIA trabalha o processo de produção cenográfica e artística subjacente a programas de entretenimento e ficção que impliquem construção em estúdio, numa vertente teórica e prática. Pretende possibilitar o conhecimento da abordagem estética e técnica e a fomentação do processo criativo através das várias premissas da linguagem visual como motor, a par da compreensão do contexto económico cultural e ético do departamento de arte como prática.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    • Conceito e função da Cenografia, do Guarda-Roupa e da Caracterização. A importância das componentes visuais e elementos de retórica, das linguagens cenográficas e especificidades dos diversos formatos (em particular a informação/ entretenimento e sketch ficcionado) na definição da unidade estética.  A constituição de uma equipa de Direção de Arte.
    • O léxico cenográfico e respetivos materiais de construção. Adaptabilidade dos materiais à capacidade de execução e aos meios disponíveis. Os materiais e léxico de trabalho do guarda-roupa e caracterização.  Adaptação do coordenado à fisionomia do ator / apresentador.
    • Metodologia de trabalho: Decoupágem, documentação, pesquisa visual, representação gráfica de propostas/maquete e projeto técnico. Gestão e planeamento de meios e recursos. Orçamentação. Estrutura de um Dossier de Arte.
    • Adereços e guarda-roupa: procura ativa, adaptação e construção. Metodologia da execução/ construção cenográfica.
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de CENOGRAFIA tem como objetivo facultar aos alunos as ferramentas teórico-práticas necessárias para o desenvolvimento de projetos na área de direção de arte de conteúdos para plataformas televisivas em geral e de desenho de produção em particular, nos seus domínios de intervenção principais: cenografia, guarda roupa e caracterização. 

    Ao concluir a UC, a partir de um briefing de conteúdo de entretenimento para plataforma televisiva, espera-se que o aluno consiga: 

    -definir uma unidade estética coerente e apresentá-la graficamente em projeto;

    -implantar diversos cenários em estúdio;

    -construir uma maquete física do(s) cenário(s);

    -procurar/ adaptar/ construir adereços e elementos cenográficos;

    -procurar/ adaptar peças de guarda-roupa e acessórios;

    -executar cabelos/maquilhagem;

    -executar provas de guarda roupa e testes de imagem;

    -montar/desmontar  e decorar cenários, de acordo com metodologia de construção cenográfica para estúdio;

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino prioriza a prática colaborativa e o brainstorming através de desafios lançados pelo professor, que serão resolvidos através do registo gráfico em ficheiros partilhados pelo(s) grupo(s). Estes desafios, que serão analisados coletivamente em aula, pretendem dar resposta à assimilação de conhecimentos teóricos e à concepção e desenvolvimento de projecto de cenografia, guarda-roupa, cabelo e maquilhagem para conteúdo de entretenimento (plataforma televisiva). Durante a fase de preparação e montagem  pretende-se que os alunos entendam a responsabilidade de cada posição assumida, mas que trabalhem enquanto grupo, sendo fomentado o incentivo ao trabalho em equipa.  A metodologia sensibiliza para os temas expostos e desenvolve espaços de discussão e resolução de problemas através de: conceitos chave, recursos de conteúdos, estudos de caso, atividades práticas em sala de aula e workshops. 

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Adler, David, Metric Handbook : Planning and Design Data, Architectural Press, 1998.
    • Capaccio, Nancy, Costume Design in TV and Film, Cavendish Square, New York, 2019.
    • Consalez Lorenzo, Maquetes- A Representação do Espaço no Projeto Arquitetónico, Gustavo Gili, 1998.
    • Hart, Eric, The Prop Effects Guidebook: Lights, Motion, Sound, and Magic, Routledge, New York, 2018.
    • Heller, Eva, A Psicologia das Cores, Editorial Gustavo Gili, 2017.
    • Millerson, Gerald, Tv Scenic Design Handbook, Focal Press, Londres, 1989.
    • Pastoreau, Michel, Dicionário das Cores do Nosso Tempo: Simbólica e Sociedade, Lisboa, Estampa, 1997.
    • Renault, Christophe, Les Styles de l’architecture et du mobilier, Gisserot, 2000.
    • Sciortino, Christine, Makeup artistry for film and television : your tools for success on-set and behind-the-scenes, Routledge, New York, 2021.
    • Thorne, Gary, Technical Drawing for Stage Design, Crowood Press, 2009.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios