Disciplina Cenografia

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de CENOGRAFIA trabalha o processo de produção cenográfica e artística subjacente a programas de entretenimento e ficção que impliquem construção em estúdio, numa vertente teórica e prática. Pretende possibilitar o conhecimento da abordagem estética e técnica e a fomentação do processo criativo através das várias premissas da linguagem visual como motor, a par da compreensão do contexto económico cultural e ético do departamento de arte como pratica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Conceito e função da Cenografia, do Guarda-Roupa e da Caracterização. A importância das componentes visuais e elementos de retórica, das linguagens cenográficas e especificidades dos diversos formatos (em particular a informação/ entretenimento e sketch ficcionado) na definição da unidade estética.  A constituição de uma equipa de Direção de Arte.
    2. O léxico cenográfico e respetivos materiais de construção. Adaptabilidade dos materiais à capacidade de execução e aos meios disponíveis. Os materiais e léxico de trabalho do guarda-roupa e caracterização.  Adaptação do coordenado à fisionomia do ator / apresentador.
    3. Metodologia de trabalho: Decoupágem, documentação, pesquisa visual, representação gráfica de propostas/maquete e projeto técnico. Gestão e planeamento de meios e recursos. Orçamentação. Estrutura de um Dossier de Arte.
    4. Adereços e guarda-roupa: procura ativa, adaptação e construção. Metodologia da execução/ construção cenográfica.
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de CENOGRAFIA tem como objetivo facultar aos alunos as ferramentas teórico-práticas necessárias para o desenvolvimento de projetos na área de direção de arte de conteúdos para plataformas televisivas em geral e de desenho de produção em particular, nos seus domínios de intervenção principais (cenografia, guarda roupa e caracterização), tomando como referência os três eixos fundamentais à viabilização dos projetos: a estética, a técnica e a produção/realização.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino sensibiliza para os temas expostos e desenvolve espaços de discussão e resolução de problemas, promovendo os conceitos de educação multidisciplinar e aprendizagem colaborativa através  de: conceitos chave, recursos de conteúdos, estudos de caso, atividades em sala de aula, workshops e visita(s) de estudo. Seguindo as questões orientadoras lançadas em APP I, esta metodologia segue uma lógica modular que se ajusta ao processo de trabalho interdisciplinar,  estabelecendo seis momentos principais de avaliação. 

     

    A metodologia de avaliação engloba, em função do cargo assumido pelo aluno, as componentes de trabalho individual e em equipa e compreende: Análises coletivas e individuais em discussão aberta- avaliação contínua (25%), Atividades extracurriculares e em sala de aula (25%),  Dossier de Arte (25%) e Execução de Cenografia, Guarda-Roupa e Caracterização com Relatório (25%). A assiduidade e a participação são consideradas elementos fundamentais na avaliação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Adler, David, Metric Handbook : Planning and Design Data, Architectural Press, 1998.
    • Capaccio, Nancy, Costume Design in TV and Film, Cavendish Square, New York, 2019.
    • Consalez Lorenzo, Maquetes- A Representação do Espaço no Projeto Arquitetónico, Gustavo Gili, 1998.
    • Hart, Eric, The Prop Effects Guidebook: Lights, Motion, Sound, and Magic, Routledge, New York, 2018.
    • Heller, Eva, A Psicologia das Cores, Editorial Gustavo Gili, 2017.
    • Millerson, Gerald, Tv Scenic Design Handbook, Focal Press, Londres, 1989.
    • Pastoreau, Michel, Dicionário das Cores do Nosso Tempo: Simbólica e Sociedade, Lisboa, Estampa, 1997.
    • Renault, Christophe, Les Styles de l’architecture et du mobilier, Gisserot, 2000.
    • Sciortino, Christine, Makeup artistry for film and television : your tools for success on-set and behind-the-scenes, Routledge, New York, 2021.
    • Thorne, Gary, Technical Drawing for Stage Design, Crowood Press, 2009.

     

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Rita Sofia Marquês Mandeiro     

    Disponibilidade em acompanhar o processo de trabalho via email p5291@ulusofona.pt  

    Atendimento presencial a agendar em função da disponibilidade dos alunos e professor. 

     

     

     

     

     

     

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