filmeu

Disciplina Cenografia

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de CENOGRAFIA trabalha o processo de produção cenográfica e artística subjacente a programas de entretenimento e ficção que impliquem construção em estúdio, numa vertente teórica e prática. Pretende possibilitar o conhecimento da abordagem estética e técnica e a fomentação do processo criativo através das várias premissas da linguagem visual como motor, a par da compreensão do contexto económico, cultural e ético do departamento de arte como prática.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceito e função da Cenografia, do Guarda-Roupa e da Caracterização. A importância das componentes visuais e elementos de retórica, das linguagens cenográficas e especificidades dos diversos formatos (em particular a informação/ entretenimento e sketch ficcionado) na definição da unidade estética. A constituição de uma equipa de Direção de Arte. 2. O léxico cenográfico e respetivos materiais de construção. Adaptabilidade dos materiais à capacidade de execução e aos meios disponíveis. Os materiais e léxico de trabalho do guarda-roupa e caracterização. Adaptação do coordenado à fisionomia do ator / apresentador. 3. Metodologia de trabalho: Decoupágem, documentação, pesquisa visual, representação gráfica de propostas/maquete e projeto técnico. Gestão e planeamento de meios e recursos. Orçamentação. Estrutura de um Dossier de Arte. 4. Adereços e guarda-roupa: procura ativa, adaptação e construção. Metodologia da execução/ construção cenográfica.
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de CENOGRAFIA tem como objetivo facultar aos alunos as ferramentas teórico-práticas necessárias para o desenvolvimento de projetos na área de direção de arte de conteúdos para plataformas televisivas em geral e de desenho de produção em particular, nos seus domínios de intervenção principais: cenografia, guarda roupa e caracterização. Ao concluir a UC, a partir de um briefing de conteúdo de entretenimento para plataforma televisiva, espera-se que o aluno consiga: -definir uma unidade estética coerente e apresentá-la graficamente em projeto; -implantar diversos cenários em estúdio; -construir uma maquete física do(s) cenário(s); -procurar/ adaptar/ construir adereços e elementos cenográficos; -procurar/ adaptar peças de guarda-roupa e acessórios; -executar cabelos/maquilhagem; -executar provas de guarda roupa e testes de imagem; -montar/desmontar e decorar cenários, de acordo com metodologia de construção cenográfica para estúdio;
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A metodologia de ensino prioriza a prática colaborativa e o brainstorming através de desafios lançados pelo professor, que serão resolvidos através de registo gráfico em ficheiros partilhados pelo(s) grupo(s). Estes desafios, que serão analisados coletivamente em aula, pretendem dar resposta à assimilação de conhecimentos teóricos e à concepção e desenvolvimento de projecto de cenografia, guarda-roupa, cabelo e maquilhagem para conteúdo de entretenimento (plataforma televisiva). Durante a fase de preparação e montagem pretende-se que os alunos entendam a responsabilidade de cada posição assumida, mas que trabalhem enquanto grupo, sendo fomentado o incentivo ao trabalho em equipa. A metodologia sensibiliza para os temas expostos e desenvolve espaços de discussão e resolução de problemas através de: conceitos chave, recursos de conteúdos, estudos de caso, atividades práticas em sala de aula e workshops.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adler, David, Metric Handbook : Planning and Design Data, Architectural Press, 1998. Capaccio, Nancy, Costume Design in TV and Film, Cavendish Square, New York, 2019. Consalez Lorenzo, Maquetes- A Representação do Espaço no Projeto Arquitetónico, Gustavo Gili, 1998. Hart, Eric, The Prop Effects Guidebook: Lights, Motion, Sound, and Magic, Routledge, New York, 2018. Heller, Eva, A Psicologia das Cores, Editorial Gustavo Gili, 2017. Millerson, Gerald, Tv Scenic Design Handbook, Focal Press, Londres, 1989. Pastoreau, Michel, Dicionário das Cores do Nosso Tempo: Simbólica e Sociedade, Lisboa, Estampa, 1997. Renault, Christophe, Les Styles de l?architecture et du mobilier, Gisserot, 2000. Sciortino, Christine, Makeup artistry for film and television : your tools for success on-set and behind-the-scenes, Routledge, New York, 2021. Thorne, Gary, Technical Drawing for Stage Design, Crowood Press, 2009.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Desafios e Discussões Coletivas | Challenges
    and Collective Discussions


    ["Color Concepts", "Texture Values", "Concept's Cloud", "Target Mind Map"]

    avaliação
    contínua


    continuous
    assessment

    40%

    Dossier de Arte | Art Dossier

    Data Prevista: 4-8 Maio 2026 | Expected Date: May 4-8, 2026

    Submissão via Moodle | Submission via Moodle

     

    30%

    Execução de Cenografia, Guarda-Roupa e
    Caracterização


    Execution of Set Design, Costume Design and
    Hair & Makeup Design

    Data e Horário a definir | Date and time to be determined

    30%

     

    A assiduidade e a participação são consideradas elementos fundamentais na avaliação e a ausência ao terceiro momento de avaliação (Execução de Cenografia, Guarda-Roupa e Caracterização) implica inscrição em exame. A metodologia de avaliação engloba, em função do cargo assumido pelo aluno, as componentes de trabalho individual e em equipa. | Attendance and participation are considered fundamental elements of the assessment and failure to attend the third assessment point (Execution of Set Design, Costume Design and Hair & Makeup Design) will result in an examination. Depending on the position taken on by the student, the assessment methodology includes individual and team work.

     

    O exame de recurso divide-se em duas componentes: 

    Componente Prática: Dossier de Direção de Arte para um conteúdo destinado a uma plataforma, a partir de um briefing facultado pelo professor + Maquete Cenográfica + Adereço Representativo que implique adaptação/construção (70%)
    Componente Teórica: Prova Escrita (30%)

     

    The examination is divided into two parts:

    Practical Component: Art Direction Dossier for a platform content, based on a briefing provided by the teacher + Scenographic Scale Model + Representative Prop that implies adaptation/construction (70%)
    Theoretical Component: Written Test (30%)

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios