Disciplina Laboratório de Sonoplastia e captação de Som

  • Apresentação

    Apresentação

    A captação e produção de som no contexto cinematográfico tem assumido cada vez mais relevância nos seus domínios técnicos e artísticos. Com a presente remodelação no seio académico a fins de criar futuros profissionais mais criativos e competentes, urge continuar a dotar os nossos alunos com a técnica e o pensamento artístico na captação e produção de som para imagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria:

    • Fundações do Som para Imagem;
    • Teoria do Desenho de Som;
    • Semiótica na Edição de Som.

    Prática:

    • Exercícios realizados em grupo de captação de som em interior e exterior, com e sem câmara;
    • Produção e desenho de paisagens sonoras estereofónicas simples e complexas;
    • Captação, edição e mistura de foleys;
    • Desenvolvimento de intenções através de práticas de gravação, produção e mistura;
    • Produção, edição e misturas de som para imagem.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Favorecer a criaçao de competências individuais e coletivas na captação e produção de som;
    2. Criar vocabulário para articulação em equipa em torno da adjetivação do som;
    3. Aprimorar competências técnicas na captação e mistura de som para transmissão ao vivo;
    4. Aprimorar a perícia técnica na captação de som para documentário;
    5. Desenvolver conhecimentos estético-técnicos em pós-produção áudio para imagem.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sessões teórico-práticas. A teoria será de exposição oral com recurso a tecnologia multimédia através da projeção de powerpoints, exibição de excertos fílmicos e demonstração prática em equipamentos de gravação a edição que assumam relevância perante o contexto da aula em questão.
    As práticas relacionadas com gravações poderão serão realizadas em estúdio e pelo campus da ULHT. As práticas de edição e mistura serão realizadas em sala de aula com recurso a estações DAW (Digital Audio Workstation).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ament, V. (2009) The Foley Grail: The Art of Performing Sound For Film, Games and Animation [Focal Press];
    • Chion, M. (1994). Audio Vision: Sound on Screen. [Columbia University Press];
    • Farnell, A. (2010) Designing Sound [MIT Press];
    • Holman, T. (2010) Sound for Film and Television [Focal Press];
    • Kalinak, K. (2015) Sound: Dialogue, Music and Effects [Rutgers University Press];
    • Monaco, J. (2014) How To Read A Film [Oxford University Press, Inc.];
    • Scott-James, K. (2018) Sound Design for Moving Image: From Concept to Realization [Bloomsbury Academic];
    • Sonnenschein, D. (2001) Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects In Cinema [Michael Wiese Productions];
    • Yewdall, D. L. (2012) Practical Art of Motion Picture Sound [Focal Press, 4ed.].
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios