filmeu

Disciplina Laboratório de Sonoplastia e captação de Som

  • Apresentação

    Apresentação

    A captação e produção de som no contexto cinematográfico tem assumido cada vez mais relevância nos seus domínios técnicos e artísticos. Com a presente remodelação no seio académico a fins de criar futuros profissionais mais criativos e competentes, urge continuar a dotar os nossos alunos com a técnica e o pensamento artístico na captação e produção de som para imagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria:

    • Fundações do Som para Imagem;
    • Teoria do Desenho de Som;
    • Semiótica na Edição de Som.

    Prática:

    • Exercícios realizados em grupo de captação de som em interior e exterior, com e sem câmara;
    • Produção e desenho de paisagens sonoras estereofónicas simples e complexas;
    • Captação, edição e mistura de foleys;
    • Desenvolvimento de intenções através de práticas de gravação, produção e mistura;
    • Produção, edição e misturas de som para imagem.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Favorecer a criaçao de competências individuais e coletivas na captação e produção de som;
    2. Criar vocabulário para articulação em equipa em torno da adjetivação do som;
    3. Aprimorar competências técnicas na captação e mistura de som para transmissão ao vivo;
    4. Aprimorar a perícia técnica na captação de som para documentário;
    5. Desenvolver conhecimentos estético-técnicos em pós-produção áudio para imagem.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A discíplina de laboratório de som centra-se principalmente em atividades práticas, beneficiando de várias metodologias relevantes para melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos. As mais pertinentes:

    - Projectos PBL (Program Based Learning);

    • Os alunos trabalham em projetos específicos para desenvolver capacidades individuais no desenho, edição e mistura de som.

    - Aprendizagem colaborativa

    • Os alunos são incentivados a trabalhar em grupo para resolver problemas práticos relacionados ao som e melhorar as suas capacidades de resposta aos desafios propostos,
    • A colaboração incentiva a discussão e a troca de ideias, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos a lecionar.

    - Avaliação formativa e crítica

    • Realização de avaliações regulares ao longo do semestre para acompannhar o progresso dos alunos e fornecer feedback com regularidade,
    • Identificar áreas de dificuldade com capacidade de ajuste do programa conforme necessidades individuais e de grupo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ament, V. (2009) The Foley Grail: The Art of Performing Sound For Film, Games and Animation [Focal Press];
    • Chion, M. (1994). Audio Vision: Sound on Screen. [Columbia University Press];
    • Farnell, A. (2010) Designing Sound [MIT Press];
    • Holman, T. (2010) Sound for Film and Television [Focal Press];
    • Kalinak, K. (2015) Sound: Dialogue, Music and Effects [Rutgers University Press];
    • Monaco, J. (2014) How To Read A Film [Oxford University Press, Inc.];
    • Scott-James, K. (2018) Sound Design for Moving Image: From Concept to Realization [Bloomsbury Academic];
    • Sonnenschein, D. (2001) Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects In Cinema [Michael Wiese Productions];
    • Yewdall, D. L. (2012) Practical Art of Motion Picture Sound [Focal Press, 4ed.].
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios