filmeu

Disciplina Laboratório de Sonoplastia e captação de Som

  • Apresentação

    Apresentação

    A captação e produção de som no contexto cinematográfico tem assumido cada vez mais relevância nos seus domínios técnicos e artísticos. Com a presente remodelação no seio académico a fins de criar futuros profissionais mais criativos e competentes, urge continuar a dotar os nossos alunos com a técnica e o pensamento artístico na captação e produção de som para imagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria:

    • Fundações do Som para Imagem;
    • Teoria do Desenho de Som;
    • Semiótica na Edição de Som.

    Prática:

    • Exercícios realizados em grupo de captação de som em interior e exterior, com e sem câmara;
    • Produção e desenho de paisagens sonoras estereofónicas simples e complexas;
    • Captação, edição e mistura de foleys;
    • Desenvolvimento de intenções através de práticas de gravação, produção e mistura;
    • Produção, edição e misturas de som para imagem.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Favorecer a criaçao de competências individuais e coletivas na captação e produção de som;
    2. Criar vocabulário para articulação em equipa em torno da adjetivação do som;
    3. Aprimorar competências técnicas na captação e mistura de som para transmissão ao vivo;
    4. Aprimorar a perícia técnica na captação de som para documentário;
    5. Desenvolver conhecimentos estético-técnicos em pós-produção áudio para imagem.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A discíplina de laboratório de som centra-se principalmente em atividades práticas, beneficiando de várias metodologias relevantes para melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos. As mais pertinentes:

    - Projectos PBL (Program Based Learning);

    • Os alunos trabalham em projetos específicos para desenvolver capacidades individuais no desenho, edição e mistura de som.

    - Aprendizagem colaborativa

    • Os alunos são incentivados a trabalhar em grupo para resolver problemas práticos relacionados ao som e melhorar as suas capacidades de resposta aos desafios propostos,
    • A colaboração incentiva a discussão e a troca de ideias, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos a lecionar.

    - Avaliação formativa e crítica

    • Realização de avaliações regulares ao longo do semestre para acompannhar o progresso dos alunos e fornecer feedback com regularidade,
    • Identificar áreas de dificuldade com capacidade de ajuste do programa conforme necessidades individuais e de grupo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ament, V. (2009) The Foley Grail: The Art of Performing Sound For Film, Games and Animation [Focal Press];
    • Chion, M. (1994). Audio Vision: Sound on Screen. [Columbia University Press];
    • Farnell, A. (2010) Designing Sound [MIT Press];
    • Holman, T. (2010) Sound for Film and Television [Focal Press];
    • Kalinak, K. (2015) Sound: Dialogue, Music and Effects [Rutgers University Press];
    • Monaco, J. (2014) How To Read A Film [Oxford University Press, Inc.];
    • Scott-James, K. (2018) Sound Design for Moving Image: From Concept to Realization [Bloomsbury Academic];
    • Sonnenschein, D. (2001) Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects In Cinema [Michael Wiese Productions];
    • Yewdall, D. L. (2012) Practical Art of Motion Picture Sound [Focal Press, 4ed.].
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios