-
Apresentação
Apresentação
A captação e produção de som no contexto cinematográfico tem assumido cada vez mais relevância nos seus domínios técnicos e artísticos. Com a presente remodelação no seio académico a fins de criar futuros profissionais mais criativos e competentes, urge continuar a dotar os nossos alunos com a técnica e o pensamento artístico na captação e produção de som para imagem.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24604
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Teoria:
- Fundações do Som para Imagem;
- Teoria do Desenho de Som;
- Semiótica na Edição de Som.
Prática:
- Exercícios realizados em grupo de captação de som em interior e exterior, com e sem câmara;
- Produção e desenho de paisagens sonoras estereofónicas simples e complexas;
- Captação, edição e mistura de foleys;
- Desenvolvimento de intenções através de práticas de gravação, produção e mistura;
- Produção, edição e misturas de som para imagem.
-
Objetivos
Objetivos
- Favorecer a criaçao de competências individuais e coletivas na captação e produção de som;
- Criar vocabulário para articulação em equipa em torno da adjetivação do som;
- Aprimorar competências técnicas na captação e mistura de som para transmissão ao vivo;
- Aprimorar a perícia técnica na captação de som para documentário;
- Desenvolver conhecimentos estético-técnicos em pós-produção áudio para imagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões teórico-práticas. A teoria será de exposição oral com recurso a tecnologia multimédia através da projeção de powerpoints, exibição de excertos fílmicos e demonstração prática em equipamentos de gravação a edição que assumam relevância perante o contexto da aula em questão.
As práticas relacionadas com gravações poderão serão realizadas em estúdio e pelo campus da ULHT. As práticas de edição e mistura serão realizadas em sala de aula com recurso a estações DAW (Digital Audio Workstation).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Ament, V. (2009) The Foley Grail: The Art of Performing Sound For Film, Games and Animation [Focal Press];
- Chion, M. (1994). Audio Vision: Sound on Screen. [Columbia University Press];
- Farnell, A. (2010) Designing Sound [MIT Press];
- Holman, T. (2010) Sound for Film and Television [Focal Press];
- Kalinak, K. (2015) Sound: Dialogue, Music and Effects [Rutgers University Press];
- Monaco, J. (2014) How To Read A Film [Oxford University Press, Inc.];
- Scott-James, K. (2018) Sound Design for Moving Image: From Concept to Realization [Bloomsbury Academic];
- Sonnenschein, D. (2001) Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects In Cinema [Michael Wiese Productions];
- Yewdall, D. L. (2012) Practical Art of Motion Picture Sound [Focal Press, 4ed.].
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não