filmeu

Disciplina Atelier de Produção para Plataformas II - Videoclip

  • Apresentação

    Apresentação

    - Desenvolver o conceito de videoclip, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista prático.

    - Conceber e produzir um videoclip de acordo com as orientações expostas nos conteúdos programáticos.

    - Saber aplicar princípios de montagem e pós-produção vídeo aplicada às características estéticas de um produto videoclip.

    - Escrever artigo que relate o estado da arte e o desenvolvimento do projeto de videoclipe da unidade curricular.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - História, estética e linguagem do videoclipe.

    1. História.
      1. – A televisão a música e as primeiras abordagens artísticas – Beatles, Pink Floyd e David Bowie.
      2.  - Antes e depois da MTV, videoclipe como género televisivo.
      3. – O videoclipe a internet e as redes sociais – Novos modelos de produção, criação e disseminação.
    2. Estética.
      1. – O videoclipe como objeto conceptual e artístico.
      2. – O videoclipe e a experimentação.
      3. – O videoclipe e a narrativa.
      4. – O videoclipe, os efeitos visuais, magia e Michel Gondry.
      5. – Uma linguagem disruptiva como modelo de concepção.
    3. Linguagem.
      1. – Imagem.
      2. – Montagem.

     

    II – Conceber e produzir.

    1. Processos criativos para a criação de videoclipes.
    2. Elementos artísticos da produção de videoclipes.
    3. Modelos de apresentação (Pitching) de conceitos visuais aplicados ao videoclipe.
    4. Tutoria do desenvolvimento dos projetos.
  • Objetivos

    Objetivos

    No contexto contemporâneo de produção audiovisual é essencial estimular os alunos para a capacidade de desenvolver processos criativos, conceptuais e colaborativos. Nesta disciplina, organizados em equipas criativas, desenvolvem um videoclipe para uma banda ou artista concreto.

    O processo criativo decorre no espaço pedagógico da disciplina, na relação com a banda/artista e transversalmente através da colaboração de outras disciplinas do semestre.

    A UC tem assim como objetivos:

    Desenvolver o conhecimento na história, estética e linguagem do videoclipe.

    Adquirir competências no desenvolvimento conceptual e criativo de um projeto artístico.

    Adquirir competências na criação colaborativa e na apresentação de propostas conceptuais e de produção.

    Adquirir e aplicar técnicas de imagem e montagem relevantes para a criação de videoclipes.

    Capacidade de produzir um videoclipe.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia de ensino expositiva e orientada para o projeto com forte articulação entre o envolvimento dos alunos no processo de desenvolvimento de projeto e a aplicação dos conceitos teóricos lecionados.

    Modelo de avaliação orientado para a avaliação da capacidade de aquisição de competências e não para a qualidade intrínseca final dos projetos desenvolvidos.

    A nota final é calculada da seguinte forma:

    70% da nota final que corresponde ao desenvolvimento, produção e apresentação de um videoclip. Esta avaliação integra uma avaliação entre pares através da resposta a um formulário que ajusta a avaliação final em função da participação individual do aluno no projeto de grupo.

    10% Apresentações e dossiers de produção.

    20% Texto que relacione o projeto desenvolvido com o estado da arte em videoclipes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • AA.VV. (2007) Motion Blur 2.0: Multidimensional Moving Imagemakers. London: Laurence King.

      AA.VV. (2005) On Air: The Visual Messages and Global Language of MTV (org.) Robert Klanten, Briga Meyer, Cristia¿n Jofre¿. Berlin: Die Gestalten Verlag.

      AA.VV. (2013) Music/Video: Histories, Aesthetics, Media. London: Bloomsbury. HANSON, M. (2006). Reinventing Music Video. Hove: Rotovision,

      Marks, C. & Tannenbaum, R. (2011) I Want My Mtv: “ the uncensored story of the music video revolution. London: Penguin Books.

      RAILTON, D. & Watson, P. (2015) Music Video and the Politics of Representation. Edinburgh: Edinburgh University Press.

      SCHWARTZ, L. et al. (2007). Making Music Videos. New York: Billboard Books. WILLIAMS, K. (2003). Why I Still Want My MTV. New Jersey: Hampton Press.

      VERNALLIS, C. (2004)– Experiencing Music Video: Aesthetics and Cultural Context, New York, Columbia University Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios