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Apresentação
Apresentação
- Desenvolver o conceito de videoclip, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista prático.
- Conceber e produzir um videoclip de acordo com as orientações expostas nos conteúdos programáticos.
- Saber aplicar princípios de montagem e pós-produção vídeo aplicada às características estéticas de um produto videoclip.
- Escrever artigo que relate o estado da arte e o desenvolvimento do projeto de videoclipe da unidade curricular.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT160-24606
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - História, estética e linguagem do videoclipe.
- História.
- – A televisão a música e as primeiras abordagens artísticas – Beatles, Pink Floyd e David Bowie.
- - Antes e depois da MTV, videoclipe como género televisivo.
- – O videoclipe a internet e as redes sociais – Novos modelos de produção, criação e disseminação.
- Estética.
- – O videoclipe como objeto conceptual e artístico.
- – O videoclipe e a experimentação.
- – O videoclipe e a narrativa.
- – O videoclipe, os efeitos visuais, magia e Michel Gondry.
- – Uma linguagem disruptiva como modelo de concepção.
- Linguagem.
- – Imagem.
- – Montagem.
II – Conceber e produzir.
- Processos criativos para a criação de videoclipes.
- Elementos artísticos da produção de videoclipes.
- Modelos de apresentação (Pitching) de conceitos visuais aplicados ao videoclipe.
- Tutoria do desenvolvimento dos projetos.
- História.
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Objetivos
Objetivos
No contexto contemporâneo de produção audiovisual é essencial estimular os alunos para a capacidade de desenvolver processos criativos, conceptuais e colaborativos. Nesta disciplina, organizados em equipas criativas, desenvolvem um videoclipe para uma banda ou artista concreto.
O processo criativo decorre no espaço pedagógico da disciplina, na relação com a banda/artista e transversalmente através da colaboração de outras disciplinas do semestre.
A UC tem assim como objetivos:
Desenvolver o conhecimento na história, estética e linguagem do videoclipe.
Adquirir competências no desenvolvimento conceptual e criativo de um projeto artístico.
Adquirir competências na criação colaborativa e na apresentação de propostas conceptuais e de produção.
Adquirir e aplicar técnicas de imagem e montagem relevantes para a criação de videoclipes.
Capacidade de produzir um videoclipe.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino expositiva e orientada para o projeto com forte articulação entre o envolvimento dos alunos no processo de desenvolvimento de projeto e a aplicação dos conceitos teóricos lecionados.
Modelo de avaliação orientado para a avaliação da capacidade de aquisição de competências e não para a qualidade intrínseca final dos projetos desenvolvidos.
A nota final é calculada da seguinte forma:
70% da nota final que corresponde ao desenvolvimento, produção e apresentação de um videoclip. Esta avaliação integra uma avaliação entre pares através da resposta a um formulário que ajusta a avaliação final em função da participação individual do aluno no projeto de grupo.
10% Apresentações e dossiers de produção.
20% Texto que relacione o projeto desenvolvido com o estado da arte em videoclipes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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AA.VV. (2007) Motion Blur 2.0: Multidimensional Moving Imagemakers. London: Laurence King.
AA.VV. (2005) On Air: The Visual Messages and Global Language of MTV (org.) Robert Klanten, Briga Meyer, Cristia¿n Jofre¿. Berlin: Die Gestalten Verlag.
AA.VV. (2013) Music/Video: Histories, Aesthetics, Media. London: Bloomsbury. HANSON, M. (2006). Reinventing Music Video. Hove: Rotovision,
Marks, C. & Tannenbaum, R. (2011) I Want My Mtv: “ the uncensored story of the music video revolution. London: Penguin Books.
RAILTON, D. & Watson, P. (2015) Music Video and the Politics of Representation. Edinburgh: Edinburgh University Press.
SCHWARTZ, L. et al. (2007). Making Music Videos. New York: Billboard Books. WILLIAMS, K. (2003). Why I Still Want My MTV. New Jersey: Hampton Press.
VERNALLIS, C. (2004)– Experiencing Music Video: Aesthetics and Cultural Context, New York, Columbia University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não