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Disciplina Estética do Som

  • Apresentação

    Apresentação

    • Objetivo da unidade curricular:
      • Conceitos básicos sobre a Estética do Som e e o papel do Sound Design na narrativa sonora. As etapas e as técnicas envolvidas na sua produção. O processo conceptual e técnico de criação e organização dos elementos sonoros para diferentes eventos, cinema, vídeo e multimédia.
      • A unidade curricular organiza-se em torno de módulos assentes na aquisição teórica dos conceitos estéticos de som e na aquisição de conhecimentos práticos no universo do Sound Design.
    • Objectivos específicos:
      • Entendimento das características fundamentais da Arte e Expressividade Sonora;
      • Analise técnica e criativa de trabalhos realizados por profissionais da área do Sound Design;
      • Desenvolvimento de projetos de Sound Design, tomando em linha de conta todas as fases dos mesmos;
      • Capacidade de integração do trabalho específico de som em todos os contextos da publicidade e televisão.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Percepção, Emoção e Estética
    2. Conceitos Estéticos de Som em Publicidade, Cinema, Televisão e Multimédia
    3. Introdução ao Estudo do Som
    4. Teoria do Sound Design 
    5. Conceitos Básicos de Neuroestética
  • Objetivos

    Objetivos

    Conceitos básicos sobre o Sound Design e a Estética do Som.

    As etapas e as técnicas envolvidas na sua produção.

    O processo conceptual e técnico de criação e organização dos elementos sonoros para diferentes eventos, cinema, vídeo e multimédia.

    A unidade curricular organiza-se em torno de módulos assentes na aquisição teórica dos conceitos estéticos de som e na aquisição de conhecimentos práticos no universo do Sound Design.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina é teórica/prática, havendo uma alternância entre métodos expositivos, demonstrativos e participativos. As aulas refletem a combinação entre a metodologia expositiva e ativa. O professor utiliza a componente expositiva para contextualizar os conceitos, as metodologias e os processos específicos da produção audiovisual e recorre à apresentação de casos práticos, para exemplificação dos conceitos, abrindo o tema ao debate com os alunos.

    A avaliação é contínua tendo por base o desempenho demonstrado pelo aluno ao longo da UC e através de trabalho final de análise (ensaio) e prático (projeto).

    15% - Avaliação contínua da assiduidade e participação nas aulas.

    40% - Ensaio escrito – prova final de avaliação.

    45% - Exercício prático - Projeto final

    É obrigatória a presença em, pelo menos, 75% das aulas. O não cumprimento deste item implica a reprovação por faltas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AMENT, Vanessa (2009), The Foley Grail: The Art of Performing Sound for Film, Games, and Animation, Oxford, Focal Press.

    BRONNER, KAI E HIRT, RAINER (2009) - Audio Branding - Brand, Sound and Communication, Nomos
    CANCELLARO, Joseph (2006), Exploring Sound Design for Interactive Media, sl, Thomas Delmar Learning.

    FARNELL, Andy (2010), Designing Sound, Cambridge, Massachusetts, MIT Press.

    GIBBS, Tony (2007), The Fundamentals of Sonic Art and Sound Design, Laussane, AVA Publishing SA.
    GOTTLIEB, Gary, (2007), Shaping Sound in the Studio and Beyond: audio aesthetics and technology, Boston, Thompson Course Technology.

    JACKSON, DANIEL M. (2004) - Sonic Branding - An Introduction, Palgrave Macmillan
    LANGFORD, SIMON (2013) - Digital Audio Editing - Correcting and Enhacing Audio in ProTools, Logic Pro, Cubase e Studio One, Focal Press

    MINSKY, LAWRENCE E FAHEY, COLLEEN (2017) - Audio Branding - Using Sound To Build Your Brand, Koogan Page

     

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