filmeu

Disciplina Matemática Discreta

  • Apresentação

    Apresentação

    Na UC de Matemática Discreta pretende-se contribuir para a aquisição de um conjunto de competências nos alunos: capacidade de assimilar informação e de a comunicar; capacidade de expressão escrita; capacidade de expressão oral e capacidade de raciocínio matemático. Para tal, serão estudados conceitos de lógica matemática, teoria de conjuntos e teoria de números.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Cálculo proposicional e quantificadores

    CP2. Provas

    CP3. Teoria de conjuntos

    CP4. Funções

    CP5. Teoria de números

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos principais desta disciplina são:

    OA1. Aplicar propriedades elementares das operações lógicas e de quantificação;

    OA2. Construir argumentos matemáticos usando métodos de prova comum;

    OA3. Explicar os conceitos básicos sobre conjuntos e funções e realizar operações elementares sobre estes objetos matemáticos;

    OA4. Distinguir entre conjuntos numeráveis e conjuntos não numeráveis;

    OA5. Entender a teoria dos números;

    OA6. Contribuir para a aquisição de um conjunto de competências: capacidade de assimilar informação e de a comunicar; capacidade de expressão escrita; capacidade de expressão oral.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a casos práticos e o ativo (ME3) para resolução de exercícios em sala de aula.

    A avaliação de conhecimentos é feita por avaliação contínua ou por prova escrita de exame final.

    A avaliação contínua inclui a realização de 3 testes durante as aulas práticas em datas a definir no início do semestre. A aprovação por avaliação contínua obriga à realização de todos os testes. Em caso de não aprovação à disciplina pela avaliação contínua, os alunos poderão ser avaliados através de uma frequência final. Não existe nota mínima em nenhum dos casos.

    A nota final do aluno poderá ser bonificada entre 0.5 e 1 valor com a presença e resposta correta a perguntas realizadas durante as aulas teóricas.

    Alunos com nota final entre 8 e 9.4, caso pretendam, poderão ser sujeitos a uma prova extra, em condições a definir, para obtenção de aprovação.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios