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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular tem como objectivo principal dar ao aluno as competências e ferramentas necessárias para a análise exploratória e descritiva dos dados. Pretende-se que o aluno consiga um entendimento básico de seus dados e das relações existentes entre as variáveis analisadas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6638-1790
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Análise Exploratória de Dados e compreensão da sua importância na Ciência de Dados; 2. Caracterização dos diferentes tipos de dados e a sua natureza; 3. Estatística Descriptiva: Tabelas de frequência; Estatística Descriptiva: medidas de localização, dispersão, assimetria e curtose; Visualizações gráficas; 4. Análise Bivariada: Coeficiente de correlação linear de Pearson; Regressão linear; Independência entre variáveis; 5. Visualizações gráficas; Técnicas e melhores práticas; Análise Exploratória de Dados (AED) automatizada; 6. Python para análise exploratória de dados: Introdução às bibliotecas NumPy e Pandas para limpeza e análise de dados; Introdução às bibliotecas Matplotlib, Seaborn, Plotly, Bokeh, entre outros para visualização de dados; Ferramentas de Análise Exploratória de Dados (AED) automatizada.
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Objetivos
Objetivos
No final desta unidade curricular, pretende-se que o aluno seja capaz de: Perceber o que é a Análise Exploratória de Dados e como se encaixa no workflow de Data Science; Compreender a natureza dos diferentes tipos de dados e a necessidade de tratá-los; Compreender e aplicar estatística descritiva na análise de dados; Fazer análises bivariada; Organizar e sintetizar os dados de forma a obter as informações necessárias para responder as questões que estão sendo estudadas; Criar visualizações objectivas e eficazes de dados que resultem em acções concretas; Utilizar a linguagem Python e as suas bibliotecas para análise de dados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas, introduzem-se os conceitos teóricos que são complementados com exemplos práticos reais. Os alunos são incentivados a resolver exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas. Para cada tópico é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação dos conceitos teóricos, procedendo-se ao acompanhamento da resolução dos mesmos e apresentando-se a resolução final. Materiais de apoio e exercícios com sugestões de resolução serão disponibilizados no Moodle. Acredita-se que a avaliação contínua, adaptada de acordo com a evolução dos alunos, seja uma boa prática. O acompanhamento individual e a disponibilidade para esclarecer dúvidas, sempre que necessário, é essencial para o aluno e para o seu desempenho.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
VanderPlas, J. (2016). Python Data Science Handbook: Essential Tools for Working with Data,. O'ReiIIy. Data Visualization with Python for Beginners: Visualize Your Data using Pandas, Matplotlib and Seaborn (2020). AI Publishing LLC. Grus, J. (2019). Dafa science from scratch: first principles with Python. O'ReiIIy Media. Murteira, B. & Antunes, M. (2012). Probabilidades e Estatística. (Vol.1). Lisboa: Escolar Editora.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não