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Disciplina Fundamentos de Ciência de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular é o primeiro contacto dos alunos com as múltiplas dimensões da ciência de dados. Apresenta conteúdos gerais que serão aprofundados noutras UC, ao longo de toda a licenciatura. Nesta UC pretende-se dar ao aluno as visões de diferentes setores: académicos, empresariais e sociais, do uso e da utillidade da ciência de dados. Serão debatidos os seus principios básicos, a sua génese, as relações com outras disciplinas e algumas das suas ferramentes e princípios teóricos, assim como as potenciais implicações éticas da sua aplicação. Pretende-se igualmente levar o aluno a refletir sobre a fonte, o uso e o conhecimento que se pode extrair dos dados, contribuindo para o desenvolvimento da acuidade de pensamento baseado em evidência.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 - Introdução à UC CP2 - Dados, tipos de dados e manipulação de dados Metadados Enviesamentos Tipos de dados e representações Computação e Armazenamento CP3 - Análise Exploratória de Dados Medidas de posição e dispersão Visualização CP4 - Modelação de dados, Bases de dados, Extração, Integração e Tratamento de dados Origem dos dados Fontes de dados Extração Dados x Informação Processamento CP5 - Aprendizado de Máquina Modelos supervisionados Modelos não supervisionados CP6 - Estudo de Caso CP7 - Ética para a Ciência de Dados CP8 - Projetos em Ciência de Dados - Metodologias
  • Objetivos

    Objetivos

    Após concluir esta UC com sucesso o aluno deverá ter atingido os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1. Entender e explicar o que são dados. Distinguir diferentes tipos de dados. Identificar e classificar fontes de dados. OA2. Ser capaz de defender a necessidade, utilidade e valor da aplicação da ciência de dados a problemas científicos, de gestão e sociais, no sentido de descrever e prever problemas e prescrever soluções. OA3. Distinguir a Ciência de Dados de disciplinas afins, identificando semelhanças e diferenças. OA4. Examinar as implicações da recolha de dados na ciência, nas empresas e na sociedade, e o respetivo enquadramento ético. OA5. Entender as necessidades contextuais de um modelo de análise de dados e ser capaz de desenhar e criar um modelo simples.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são acompanhadas de exemplos práticos e tutoriais individuais, a serem desenvolvidos em sala de aula com a supervisão do professor, mas também de maneira autónoma nas horas de dedicação fora de sala de aula. Além disso, estão previstos dois projetos para serem desenvolvido em grupo, nas horas de dedicação fora de sala de aula.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adhikari, A., Denero, J., Wagner, D. - Computational and inferential thinking: The foundations of data science. University of California, Berkeley. 2019. Disponível em: https://inferentialthinking.com O'Neil, C., & Schutt, R. (2013). . O'Reilly Media, Doing data science: Straight talk from the frontline Inc. ISBN: 9781449358655  
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