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Disciplina Aprendizagem Automatizada I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo conferir competências introdutórias no campo da Aprendizagem automatizada, dotando os alunos de conhecimentos sólidos e estruturados que lhes permitam entender conceitos teóricos e desenvolver código para resolução de problemas práticos de AA.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à Aprendizagem Automática. Paradigmas de Aprendizagem Automática: Aprendizagem Supervisionada, Aprendizagem Não-Supervisionada e Aprendizagem por Reforço. Dados Tipos de dados. Medidas de proximidade e medidas de dispersão de dados. Tópicos de normalização e visualização de dados Visualização de Dados por Análise de Componentes Principais Aprendizagem Supervisionada Regressão Árvores de Decisão Redes Neuronais Máquinas de Suporte Vectorial Classificador dos K-Vizinhos mais Próximos Avaliação e comparação de métodos de classificação Ensembles Aprendizagem Não-Supervisionada Métodos de Agrupamento por partição Métodos de Agrupamento Probabilístico Métodos de Agrupamento Difuso por partição Métodos de Agrupamento Hierárquico Avaliação de métodos e de resultados de agrupamento Outros métodos
  • Objetivos

    Objetivos

    Saber Compreender os paradigmas e desafios da área de Aprendizagem Automatizada. Aprendizagem Supervisionada, Aprendizagem Não-Supervisionda e Aprendizagem por Reforço. Aprender métodos fundamentais e suas aplicações na descoberta de conhecimento orientada aos dados. Dados, selecção de modelos, complexidade de modelos, etc. Compreender vantagens e limitações dos métodos de Aprendizagem Automatizada estudados. Fazer Implementar e adaptar algoritmos de Aprendizagem Automatizada. Modelar experimentalmente dados reais Interpretar e avaliar resultados experimentais. Validar e comparar algoritmos de Aprendizagem Automatizada. Competências Complementares Capacidade de avaliar a adequação dos métodos a dados e aplicações práticas. Capacidade de avaliar criticamente os resultados obtidos. Autonomia para aplicar e aprofundar os conhecimentos na área de Aprendizagem Automatizada.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A lecionação é constituída por aulas teórico-práticas. A componente teórica é essencialmente expositiva, sendo a teoria apresentada em conjunto com exemplos concretos. Na componente prática são desenvolvidos e resolvidos problemas práticos ao nível da programação relacionados com a teoria lecionada. Nesta unidade curricular a avaliação inclui os seguintes elementos: Avaliação teórica, sob a forma de teste escrito, exercícios, com peso de 30% na nota final (nota mínima: 9.5 valores). Avaliação prática (projetos/problemas de programação/apresentações), com peso de 70% na nota final (nota mínima: 9.5 valores).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    T. Mitchell. Machine Learning, McGraw-Hill, 1997. C. M. Bishop. Pattern Recognition and Machine Learning, Springer, 2006.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    21-06-2024

    30%

    Projeto

    21-06-2024

    70%

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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