A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Semiótica

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Semiótica visa iniciar os estudantes nas problemáticas de um novo campo de estudos que reconhece a permanente interpelação da experiência visual como uma das principais questões críticas da contemporaneidade. A unidade curricular trará aos estudantes uma visão crítica na análise das imagens, permitindo-lhes estabelecer ligações e antecedentes para os desafios contemporâneos da cultura visual, entender os aspectos visuais como fonte de transmissão cultural e explorar relações e interferências que os sistemas culturais acarretam ao processo visual de identificação e entendimento do mundo e da realidade. Face à amplitude, pertinência e exigência do presente ciclo de estudos, a presente unidade curricular irá incidir, sobretudo, nas oportunidades de criação de novas e criativas estratégias de comunicação que respondam com eficácia e criatividade aos diversos desafios colocados todos os dias por uma sociedade moderna cada vez mais exigente. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A posição epistemoloógica da semiótica. Signo e significação 2. Tipos e classificações de signos 3. As duas grandes tradições da semiologia/semiótica. Saussure e a escola semiológica francesa: o signo linguístico e as ideias de sintagma e paradigma 4. As duas grandes tradições da semiologia/semiótica. Peirce e a escola semiótica americana: o processo de semiose ilimitado e as três tricotomias faneroscópicas 5. Mito e ideologia em Barthes. A linguagem publicitária como linguagem mítica por excelência 6. A retórica da imagem a partir da glossémica de Hjelmeslev. Denotação e conotação 7. Laboratório de análise semiológica da retórica política e da retórica publicitária  
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de: •    Compreender os conceitos básicos da semiótica e sua relevância para a publicidade; •    Reconhecer os diferentes tipos de signos e símbolos e sua relação com a cultura e a linguagem; •    Analisar e interpretar textos e imagens usando as ferramentas da semiótica; •    Desenvolver competências críticas na análise e criação de mensagens visuais eficazes; •    Aplicar a semiótica na prática de publicitária.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Será utilizada uma metodologia ativa baseada em Project-Based-Learning (PBL) - (Aprendizagem Baseada em Projectos). Pretende-se que os estudantes, perante a apresentação de vários casos práticos, investiguem e produzam discursos críticos na área da publicidade. Nas aulas serão usados recursos bibliográficos e cinematográficos para apresentação de conteúdos teóricos e casos de estudo, de forma a consolidar o conhecimento. A prática passará pelo desenvolvimento de trabalho em contexto de aula utilizando as ferramentas disponibilizadas pela Semiótica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BABO, Mª Augusta e MOURÃO, José Augusto, org. (2001). «O Campo da Semiótica», Revista de Comunicação e Linguagens, nº 29. Lisboa: Relógio d’Água. BARTHES, Roland (1984). Mitologias. Lisboa: Edições 70. FIDALGO, António e GRADIM, Anabela (2005). Manual de Semiótica. Covilhã: Universidade da Beira Interior, BOCC. HJELMSLEV, Louis (1991). Ensaios Linguísticos. São Paulo: Editora PerspecIva. JOLY, MarIne (2005). A imagem e os signos, Lisboa, Edições 70. PEIRCE, Charles Sanders (1975). Semiótica e Filosofia. São Paulo: Editora Cultrix. PEIRCE, Charles Sanders (1990). Semiótica, trad. J. Teixeira Coelho Neko. São Paulo: Editora Perspectiva. SAUSSURE, Ferdinand de (1992). Curso de Linguística Geral (1916). Lisboa: Publicações Dom Quixote. SANTAELLA, Lucia (2005). Teoria Geral dos Signos, São Paulo: Editora Pioneira. TOUSSAINT, Bernard (1994). Introdução à Semiologia, Lisboa, Publicações Europa-América.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios