-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como objetivo principal instruir os alunos acerca das noções básicas de design gráfico para que possam desenvolver identidades gráficas e objetos gráficos (digitais e impressos) que comuniquem os seus projetos junto de uma audiência, ensinando-os a criar conceitos e ideias traduzidos visualmente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP728-1141
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Identidade visual aplicada a realizadores de cinema 1.1 Análise de um filmografia do ponto de vista do design gráfico; 1.2 Manuais de normas gráficas; 2. História da tipografia e séries de televisão 2.1 Análise tipográfica e comparativa com uma premissa cinematográfica/audiovisual; 2.2 História da tipografia nos séculos XX e XXI; 2.3 Critérios para a escolha tipográfica; 3. Pressbooks, design editorial e cinema português. 3.1 Hierarquia tipográfica e edição básica de texto; 3.2 Grelhas de construção gráfica aplicadas a objectos gráficos impressos e digitais; 3.3 Criação de um pressbook para um filme português; 4. Créditos iniciais e tipografia em movimento. 4.1 Estudo e análise de diversos créditos iniciais para filmes e séries; 4.2 Metáforas e narrativas visuais; 4.3 Desenvolvimento de uma proposta de créditos iniciais para um filme português.
-
Objetivos
Objetivos
Na disciplina de Introdução ao Design procurar-se-á que os estudantes percebam a mais-valia que o design pode representar no âmbito dos seus projetos audiovisuais e multimédia: quer em termos do desenvolvimento de identidades gráficas, exploração de metáforas/conceitos/ideias, organização de conteúdos textuais e visuais, produção de artefatos gráficos, ou transição da comunicação do meio da imagem em movimento para o meio da imagens/suportes estáticos. Para tal os alunos irão adquirir conhecimentos relativos a tipografia, grelhas de construção, hierarquias visuais, edição de imagem, entre outros tópicos. Esta aprendizagem será feita através da criação de objetos gráficos (cartazes, pressbooks, pequenos clips/animações) onde possam ser implementados os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas teóricas, de construção e partilha de uma cultura visual a título individual e enquanto turma.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Visualização de videos/exemplos didácticos relacionados com a matéria leccionada e discussão em turma; - Apresentação de propostas de resolução de cada Proposta de Trabalho como forma de enquadramento teórico-prático; - Exploração do conceito de narrativa visual e da importância da imagem estática ou em movimento combinada com a tipografia para captar a atenção de uma audiência; - Fomento à expansão da cultura visual e cinematográfica dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BRANAGHAN, Sim; CHIBNALL, Stephen (2006) - British Film Posters: An Illustrated History. Londres: BFI Publishing, 2006. 304 p. ISBN 978-1-84457-221-2. EDWARDS, Gregory J. (1989) - The International Film Poster: the role of the poster in cinema, art, advertising and history. Londres: Tiger, 1988. 224 p. ISBN 978-1-87046-161-0. KING, Emily (2003) – Movie Poster. Londres: Octupus Publishing Group, 2003. 224 p. ISBN 184- z000-653-6. NEWELL, Adam (2016) et al. – The Art of the B-Movie Poster. Berkeley: Gingko Press, 2016. 320 p. ISBN 978-1-58423-622-1
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não