A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Sonoplastia

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Sonoplastia introduz os alunos ao contexto e às vertentes sonoras no âmbito da comunicação audiovisual objectivando o desenvolvimento de competências técnicas e estéticas e sobretudo da cultura sonora.  Esta UC pretende que os alunos contactem com o som através de uma organização teórica e prática, análise crítica de conteúdos no sentido de desenvolverem a sua estática pessoal e competências de comunicação e interligação de fases e elementos inerentes à produção de artefactos audio visuails na forma de curtas metragens, instalações e pequenas aplicações sonoras. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Evolução histórica da sonoplastia. Narrativa sonora no contexto audiovisual. Som vs Ruído Sons Acúsmáticos/Não acusmáticos Composição Sonora: realista vs criativa Foley Elementos fundamentais do estúdio de som: diagramas de trânsito de sinal, cadeias, elementos constituintes e estruturas de ganho Caracterização de microfones segundo a padrões de direccionalidade e tecnologia associada: Microfones omnidireccionais, cardióides e, figura de 8. Microfones dinâmicos, condensador, fita, PZM. Técnicas de captação: Stereo, pontual, surround Práticas fundamentais de edição e mistura de som Caracterização e operacionalização de uma DAW (Digital Audio Workstation) Edição destrutiva e edição não-destrutiva Processamento: Equalização: equalizadores gráficos e paramétricos, Dinâmica: compressão; gate e expanders, Efeitos: delay; reverb; pitch; convolução, modulação OMF como formato de transferência entre plataformas Operações fundamentais em estúdio: gravação; mistura e masterização.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Introduzir os alunos no âmbito da sonoplastia - Fornecer elementos teóricos e conceptuais - Desenvolver projectos práticos - Realçar as especificidades da sonoplastia para imagem - Desenvolver a sensibilidade auditiva e estética do aluno - Conhecer a terminologia técnica e a nomenclatura específica da area e aplicando-as correctamente e em contexto   No final da frequência desta unidade curricular, o aluno será capaz de:   - Solucionar novas propostas partindo de conhecimentos já adquiridos. - Ser capaz de integrar o trabalho específico ao nível do som noutros contextos: cinema; televisão; multimédia; etc. - Ser capaz de analisar conteúdos multimedia em termos sonoros, identificando técnicas, propondo ideias e soluções alternativas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chion, Michel, 1947-. (1994). Audio-vision : sound on screen. New York :Columbia University Press, Demonstrations of auditory scene analysis: The perceptual organization of sound. Audio CD with booklet, 4A. S. Bregman e P. A. Ahad, Department of Psychology, McGill University. Schafer, R. Murray. The soundscape: our sonic environment and the tuning of the world. Rochester, Vt.: Destiny Books ;, 19931994. Print. Introdução à Engenharia de Som, Nuno Fonseca, FCA Acústica Musical, Luís Henriques, FCG Designing Sound, Andy FarnellStereo Microphone Techniques, Focal Press  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios