-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem por objectivo: 1. Dar a conhecer os princípios e conceitos fundamentais da escrita de argumento. 2. Desenvolver a capacidade crítica e analítica em relação a narrativas audiovisuais. 3. Permitir a criação de cenas, personagens e enredos através da realização de exercícios práticos
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP728-16958
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Argumento. 1.1. Conceito de Argumento. 1.2. Funções do Argumento. 1.3. Etapas de desenvolvimento do guião: "Storyline". Sinopse. "Step-Outline". Tratamento. 1.4. Formatação. 1.5. Linguagem. 2. História. 2.1. Conceito de narrativa. 2.2. História e Enredo. 2.3. Tema. 2.4. Premissa. 2.5. Conflito. 3. Personagem. 3.1. Caracterização: aspectos físicos, psicológicos e sociais. 3.2. Biografia e "Backstory". 3.3. Objectivo e obstáculos. 3.4. Motivação. 3.5. Conflito interior. 3.6. Protagonista. Antagonista. Personagens Secundários. 4. Tempo. 4.1. Tempo da história. Tempo do enredo. 4.2 Ordem. Duração. Frequência. 4.3. "Flash-back" e "Flash-forward". 4.4. Elipse. 4.5 .Compressão e Dilatação. 4.6. Montagem-Sequência. 4.7. Montagem Paralela. 5. Espaço. 5.1. Universo da história. 5.2. Funções do espaço. 5.3. Cenário e adereços. 5.4. "Mise-en-Scéne". 5.5. Fora-de-campo. 6. Cena. 6.1. Cena. Sequência. Ato. 6.2. Funções da Cena.
-
Objetivos
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de: 1. Dominar a linguagem, formatação e ¿software¿ de escrita de argumento. 2. Distinguir e utilizar as diferentes etapas de desenvolvimento de um argumento. 3. Compreender os conceitos narrativos fundamentais para a elaboração de um argumento. 4. Compreender e utilizar estratégias dramatúrgicas específicas da narrativa audiovisual. 5. Produzir textos que compõem o "dossier" de uma curta-metragem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
trabalho intercisciplinar
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Field, S. - Screenplay: the foundations of screenwriting. New York. Random House, Inc, 2005. Gaudrault, A & Jost, F - El relato cinematográfico: Cine y narratologia. Barcelona, Ediciones Paidos, 1995. Jiménez, J.G. - Narrativa Audiovisual. Madrid: Ediciones Cátedra, 1996. Mckee, R. - Story: substance, structure, style, and the principles of screenwriting New York: Harper Collins Publisher, 1997. Parent-Alter, D. - O argumento cinematográfico. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2004. Raskin, R. - The art of short fiction film. North Carolina: Mcfarland & Company, Inc, 2002.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não