-
Apresentação
Apresentação
A UC insere-se no âmbito da comunicação audiovisual e pretende aprofundar o domínio criativo na área. É uma disciplina laboratorial em que os estudantes realizam a pesquisa e o desenvolvimento das suas ideias, partilham-nas e discutem-nas coletivamente. Pretende-se dar conhecimento das linguagens de diferentes géneros da produção artística audiovisual e cinematográfica do panorama contemporâneo. Os guiões desenhados na UC poderão ser uma base de trabalho para as UC de Projeto de Criação Audiovisual e para a UC de Projeto de Criação Multimédia, no 2º semestre seguinte, onde se preconiza a realização de duas curtas: ficção e documentário e de uma exposição multimédia, a ser apresentadas no âmbito do Multiplex.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP728-4444
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I- ESTUDO DOS GÉNEROS NARRATIVOS NO AUDIOVISUAL O experimental na imagem movimento A imagem movimento enquanto experiência sensorial A Ficção: géneros e dramaturgia Não ficção: modos do documentário e filmar “o real” Modelos da narrativa publicitária Estratégias do Videoclipe Cinema de vanguarda e pós-narrativo II - O DESENVOLVIMENTO E A ESCRITA Processos de construção e conceptualização de conteúdos Guião para Arte-Multimédia Guião para Publicidade, Vídeo Institucional e Videoclipe: Dossier de Ficção O Guião para Ficção Dossier de documentário O Guião para Documentário
-
Objetivos
Objetivos
A UC visa fomentar a criatividade no âmbito do desenvolvimento e escrita de guiões e da pesquisa de projeto. Pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento de um vasto leque de géneros audiovisuais e respetivas linguagens. Objetiva-se, ainda, que sejam capazes de desenvolver concetual e narrativamente um projeto para cada um desses géneros.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Promoção de metodologias ativas através da discussão criativa dos projetos e de exercícios práticos. Metodologias expositivas e interrogativas através do visionamento e análise de clipes de vídeo em aula Incentivo à escrita colaborativa com ferramentas online, como plataformas de escrita específica para guiões (e.g., Celtx, WriterDuet, etc.), para que os estudantes trabalhem juntos em tempo real no desenvolvimento da escrita. Para isso, criar-se-á grupos de trabalho onde os estudantes possam desenvolver guiões em tempo real, com feedback de colegas e professores. Apresentação dos guiões finais em modo de pitching a profissionais da indústria do cinema (argumentistas, realizadores e produtores), numa sessão aberta no final do ano, na Universidade Lusófona- Centro Universitário do Porto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berger, J. (1972). Ways of seeing. Penguin Books. Field, S. (2005). Screenplay: The foundations of screenwriting. Delta. McKee, R. (1997). Story: Substance, structure, style, and the principles of screenwriting. HarperCollins. London, B. (2021). Video/Art: The First Fifty Years Nogueira, L. (2013). Géneros cinematográficos. LabCom Books. Nichols, B. (2012). Introdução ao documentário. Papirus. Rabiger, M. (2014). Developing story ideas (3rd ed.). Routledge. Rabiger, M., & Hurbis-Cherrier, M. (2020). Directing the documentary (7th ed.). Routledge. Rees, A. L. (2011). A history of experimental film and video: From the canonical avant-garde to contemporary Uroskie, A.V. (2014). Between the Black Box and the White Cube: Expanded Cinema and Postwar Art Vogler, C. (2015). A Jornada do escritor: Estrutura mítica para escritores. Record. Winston, B. (2008). Claiming the real: The documentary film revisited. BFI Publishing.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua (AC), de acordo com o Regulamento da Universidade Lusófona, e todos os elementos têm carácter obrigatório. A ausência de algum elemento implica a reprovação à UC de Guionismo, passando de imediato para Exame de época de recurso. Com efeito, sendo esta UC de AC, os estudantes devem, igualmente, observar as regras de assiduidade do Regulamento, que prevê um máximo de 30% de faltas, incidindo no total de horas lecionadas, por docente (Prof. Vanessa Ribeiro-Rodrigues = 30 horas + Prof. Nuno Bernardo = 30 horas). Ou seja, resulta no máximo de faltas a 2 sessões, por docente. O não cumprimento da assiduidade implica a reprovação à UC, salvaguardando casos específicos, a ser analisados pontualmente.
A nota final da unidade curricular corresponde a 100% e resulta da ponderação conjunta entre os dois módulos: cada docente atribui 50% da avaliação. No entanto, cada docente pode avaliar os trabalhos do seu módulo como correspondendo a 100% da nota desse módulo. Posteriormente, essas classificações são ajustadas proporcionalmente, de forma a garantir que ambas as componentes (50%+50%) perfazem a avaliação total da unidade curricular.
MULTIMÉDIA E VÍDEO ARTE
PROF. NUNO BERNARDO (50%)
Exercícios em Aula
Durante todo o semestre (20%)
Guião para Arte-Multimédia
Data a designar (40%)
Guião para Publicidade, Vídeo Institucional
ou VideoclipeData a designar (40%)
FICÇÃO E NÃO FICÇÃO
PROF. VANESSA RIBEIRO-RODRIGUES (50%)
Exercícios em Aula
Durante todo o semestre (20%)
Progresso dos guiões (ficção e não ficção)
Durante todo o semestre (30%)
Guião para curta de ficção e pitching final
Data a designar (25%)
Guião para curta de documentário e pitching final
Data a designar (25%)
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




