A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Análise dos Media

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo dotar os alunos das competências técnicas necessárias para a execução de processos de analise critica de discurso no contexto das Ciências da Comunicação, e de ferramentas metodológicas de investigação académica para a realização de estudos no campo dos media. Esta formação é indispensável de modo a preparar os alunos para a formação de pensamento mediático crítico. Esta UC debruça-se sobre questões compreensão dos fenómenos discursivos, como a novilíngua, as linguagens neutras, as ideologias e a polarizacão presentes nas narrativas jornalísticas
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Jornalismo Crítico: Diferenças e aproximações entre ciências sociais e jornalismo crítico; distinções entre notícia e crítica; investigação aplicada à crítica; conceito de crítica. 2. História: Voltaire e os “Conselhos aos Jornalistas”; marcos e figuras do jornalismo crítico. 3. Em Portugal: Exemplos relevantes, principais críticos e práticas; ética e deontologia da crítica jornalística. 4. Crise Atual: Desafios digitais; influência dos conteúdos patrocinados, especialmente no lifestyle; papel da literacia mediática e pensamento crítico. 5. Práticas Específicas: Crítica gastronómica, literária, musical, desportiva, cinematográfica e de artes plásticas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender a natureza e a importância do jornalismo da critica cultural na sociedade contemporânea. Distinguir o jornalismo crítico de outras formas de jornalismo, como o jornalismo noticioso e o jornalismo de opinião. Analisar a história e a evolução do jornalismo crítico, bem como os seus principais desafios e tendências. Desenvolver as competências necessárias para a produção e análise de trabalhos de jornalismo crítico de qualidade. Refletir sobre as questões éticas e deontológicas relacionadas com o exercício do jornalismo crítico  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com discussão constante sobre os temas abordados, testes espontâneos e exposições de alunos nas aulas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Foucault, Michel - Ordem do Discurso, Relógio de Água, Lisboa, 1997 Byung-Chul Han – O Enxame. Relógio de Água, Lisboa, 2016 Debray, Régis – Introdução à Mediologia, Livros Horizonte, Lisboa, 2001 Dijk, Fairclough, Norman (1995). Media Discourse. Hodder Arnold Publication: Bloomsbury Academic, 224 pp Teun A Van – Discourse and Context; Cambridge University Press, 2008
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios