filmeu

Disciplina Análise dos Media

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo dotar a turma das competências técnicas necessárias para a execução de processos de investigação científica no contexto das Ciências da Comunicação, e de ferramentas críticas para a avaliação de processos de investigação alheios. Esta formação é indispensável de modo a preparar a turma para a realização de trabalho mediático crítico. Esta UC debruça-se sobre questões de epistemologia da ciência, sobre processos metodológicos e sobre diferentes processos de investigação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Questões epistemológicas, políticas e sociológicas da investigação em ciências sociais.
    Preparar um plano de investigação.
    Ética e conduta em investigação com humanos.
    Como fazer uma revisão de literatura. Uso de software para apoio à criação de bibliografias.
    Criação de inquéritos por questionário e análise estatística de dados.
    Análise de conteúdo e análise crítica do discurso
    Análise temática com apoio de software.
    Semiótica Visual.
    Etnografia e comunicação.
     

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender princípios básicos da epistemologia da ciência.

    Mobilizar diferentes saberes para a criação de um projecto de investigação.

    Ser capaz de implementar na prática diferentes métodos de investigação, tanto quantitativos quanto qualitativos

    Ser capaz de gerir dados sistematicamente recolhidos e desenvolver processos de análise

    Ser capaz de resumir e apresentar publicamente esses dados de acordo com critérios de excelência científica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida entre outras, centradas no aprendente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brennen, B. (2017). Qualitative research methods for media studies (Second edition). Routledge, Taylor & Francis Group.

    Franklin, B. (Ed.). (2008). Pulling newspapers apart: Analysing print journalism . Routledge.

    Hansen, A., & Machin, D. (2019). Media and communication research methods (2nd edition). Red Globe Press.

    Iarossi, G. (2011). O poder da concepção em inquéritos por questionário (M. Gomes da Torre & A. J. Pais Antunes, Trads.). Fundação Calouste Gulbenkian.

    Pinto-Coelho, Z. (2019). Análise (crítica) do discurso e análise de conteúdo: Afinam pelo mesmo diapasão? Anuário Internacional de Comunicação Lusófona , 21?44.

    Rodrigues, N. (2015). Donna Haraway e a Proposta de Conhecimentos Situados. LES Online , 7 (1), 26?38.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios