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Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como objetivo dotar a turma das competências técnicas necessárias para a execução de processos de investigação científica no contexto das Ciências da Comunicação, e de ferramentas críticas para a avaliação de processos de investigação alheios. Esta formação é indispensável de modo a preparar a turma para a realização de trabalho mediático crítico. Esta UC debruça-se sobre questões de epistemologia da ciência, sobre processos metodológicos e sobre diferentes processos de investigação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT449-17139
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Questões epistemológicas, políticas e sociológicas da investigação em ciências sociais.
Preparar um plano de investigação.
Ética e conduta em investigação com humanos.
Como fazer uma revisão de literatura. Uso de software para apoio à criação de bibliografias.
Criação de inquéritos por questionário e análise estatística de dados.
Análise de conteúdo e análise crítica do discurso
Análise temática com apoio de software.
Semiótica Visual.
Etnografia e comunicação.
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Objetivos
Objetivos
Compreender princípios básicos da epistemologia da ciência.
Mobilizar diferentes saberes para a criação de um projecto de investigação.
Ser capaz de implementar na prática diferentes métodos de investigação, tanto quantitativos quanto qualitativos
Ser capaz de gerir dados sistematicamente recolhidos e desenvolver processos de análise
Ser capaz de resumir e apresentar publicamente esses dados de acordo com critérios de excelência científica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida entre outras, centradas no aprendente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brennen, B. (2017). Qualitative research methods for media studies (Second edition). Routledge, Taylor & Francis Group.
Franklin, B. (Ed.). (2008). Pulling newspapers apart: Analysing print journalism . Routledge.
Hansen, A., & Machin, D. (2019). Media and communication research methods (2nd edition). Red Globe Press.
Iarossi, G. (2011). O poder da concepção em inquéritos por questionário (M. Gomes da Torre & A. J. Pais Antunes, Trads.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Pinto-Coelho, Z. (2019). Análise (crítica) do discurso e análise de conteúdo: Afinam pelo mesmo diapasão? Anuário Internacional de Comunicação Lusófona , 21?44.
Rodrigues, N. (2015). Donna Haraway e a Proposta de Conhecimentos Situados. LES Online , 7 (1), 26?38.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não