-
Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina, os alunos vão aprender as características da linguagem televisiva e as diferentes formas de relatar os acontecimentos aos espetadores. Os principais géneros jornalísticos em televisão e aquilo que os distingue. A televisão como trabalho de equipa e os vários intervenientes. Como usar o poder da imagem sem ser redundante. Aprender a construir um jornal de TV, desde que a agenda assinala o evento, ao acontecimento em si, a cobertura da notícia e a forma escolhida pelo coordenador do jornal para o relatar. Os alunos vão ter conhecimento de como funciona o ambiente em televisão e ter contacto com os equipamentos, no estúdio de TV da universidade. Vão escrever notícias para TV e apresentá-las, mas também experienciar situações de "diretos" em televisão. Como fazer uma reportagem, desde a apresentação da ideia e ângulo com que o tema vai ser abordado, ao plano de produção, às gravações no terreno e edição de imagem e som.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-1910
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O Jornalismo em Televisão: A máquina por detrás do que aparece no écran (Redação, Continuidade, Estúdio, Régie, Arquivo, Salas de Edição, etc). A agenda e as várias linhas editorias. O estúdio (quem está atrás das câmaras) e os profissionais que compõem a Régie: Realizador/ Assistentes/ Mistura/ Técnico de Som/Insersor de frases e oráculos. As Notícias: Técnicas de escrita/Linguagem para TV. As fontes de informação (Próprias, Governamentais, Agências de notícias, Media em geral, Empresas, Denúncias/Telefonemas/e-mails de espetadores, o trabalho dos correspondentes. De que é feito um jornal de TV: Peças, Off's, Th's, o "vox pop", as reportagens, entrevistas, diretos. A Grande Reportagem e as Rubricas: diferenças e técnicas para cada uma delas. A função dos Pivots. A importância da credibilidade/ relação com a câmara. Técnicas de entrevista e debate. Forma de estar em frente às câmaras. A ética em jornalismo e o deveres de cidadania, vigilância e isenção.
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos devem ficar aptos a escrever notícias com as características próprias da televisão e, mais para o final do semestre, vão fazer exercícios que permitem ganhar à vontade em frente à câmara, quer para apresentação de jornais, o designado "pivot", quer para a realização de reportagens em direto, no papel de repórteres "no terreno". Ao longo do semestre, vão ser dadas ferramentas que permitem executar os passos necessários para a realização de uma reportagem, que será objecto de avaliação por parte dos vários professores que lecionam a disciplina.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina adota metodologias inovadoras e práticas, concebidas para potenciar a aprendizagem dos estudantes. Os alunos participam activamente em estúdio de televisão, adquirindo experiência prática em emissão em directo, operação de câmaras e gestão de microfones. Inclui-se também trabalho de campo, com realização de reportagens em exteriores, permitindo o desenvolvimento de competências em contextos jornalísticos reais. Em conformidade com os regulamentos da Universidade, é incentivada a utilização responsável de inteligência artificial (IA) como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem. Quaisquer contribuições geradas por IA devem ser devidamente referenciadas, indicando de forma transparente como a ferramenta foi utilizada, garantindo integridade académica. Estas metodologias visam dotar os estudantes das competências técnicas e da consciência ética necessárias ao exercício do jornalismo televisivo profissional.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kovach, Bill e Rosenstiel, Tom , "Os Elementos do Jornalismo - o que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir", 2001, Porto Editora Souto, Jorge "As Notícias no ecrã- uma etnografia da produção do noticiário televisivo", ed. março 2019, Teórica edições/poética edições Ricardo, Daniel "Ainda Bem Que me Pergunta", O 1.º manual de escrita jornalística editado em Portugal, Edição: Casa das Letras, março de 2010 Ganz, Pierre "A reportagem em rádio e televisão" Editorial Inquérito, 1994 Rodolfo de Lima, Paulo e Barbeiro, Heródoto "Manual de Telejornalismo, os segredos da notícia na TV", ed. 2005, editora Campus
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não