-
Apresentação
Apresentação
Além de proporcionar um conjunto de conhecimentos sobre a evolução do meio Rádio, analisando as suas características e especificidades, é privilegiado o estudo da linguagem radiofónica, em especial na edição de notícias (incluindo critérios de selecção e de hierarquização da informação), entrevista e reportagem, sem esquecer a importância da dicção e da fala específica associadas a este território da comunicação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-2390
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Especificidades do meio Rádio, face a outros meios; futuro do meio Rádio; características da comunicação radiofónica; a linguagem radiofónica: estética de linguagem/discurso radiofónico; edição de notícias (rigor do texto; enunciação do texto; técnicas de construção do texto jornalístico e não jornalístico) e noticiários (critérios de escolha e hierarquia; técnicas de lançamentos e rodapés); reportagem na Rádio (preparação, realização e linguagem); entrevista na Rádio (preparação, realização e linguagem); outros géneros jornalísticos na Rádio (debate, crónica, etc.); técnicas de improviso; o domínio da gravação de voz e paisagem sonora.
-
Objetivos
Objetivos
Depois de concluir com sucesso a unidade curricular, o aluno dominará o jargão próprio da Redacção de emissoras radiofónicas, podendo, desde que sujeito a supervisão cuidadosa, editar e apresentar noticiários com domínio das especificidades da "escrita para ser ouvido", efectuar reportagens, sonorizar, conduzir entrevistas, arriscar moderação de debates ou realizar crónicas e improvisar, se necessário.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os docentes apresentam a matéria, frequentemente apoiados em exemplos (gravados ou não) produzidos por profissionais de Rádio, e dirigem/corrigem trabalhos individuais dos alunos, tendo em vista a apresentação ao microfone. Os alunos gravam os trabalhos que prepararam, com correcção imediata pelos docentes (conteúdos e atitude/ânimo comunicacional). Os docentes podem solicitar aos alunos trabalhos (textos e/ou gravações) realizados fora das aulas. A avaliação dá como adquiridas as regras sobre comparência às aulas impostas pela escola, no regime de avaliação contínua, mas distingue a maior ou menor assiduidade e a qualidade da prestação dos alunos nas aulas (30%+10% da nota final); e implica um trabalho final com edição de notícias e/ou reportagem (60% da nota final), a indicar pelos docentes. Os alunos estão autorizados a utilizar recursos de inteligência artificial em todas as tarefas, mas metade da nota do trabalho final depende de defesa oral individual.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
MENESES, João Paulo - Tudo o que se passa na TSF... para um "livro de estilo". Porto : Jornal de Notícias, 2003. 325 p. 972-9391-34-4
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
dd-mm-yyyy
30%
Portfolio
dd-mm-yyyy
40%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




