-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Computação Multimédia e Interatividade visa a aquisição de conhecimentos metodológicos, técnicos, estéticos e conceptuais necessários à boa execução de um projeto digital na forma de um website. No final do semestre pretende-se que o aluno seja capaz de aplicar com coerência estética e conceptual os conteúdos técnicos lecionados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-2590
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Organização e gestão de conteúdos na ferramenta Wordpress com vista a um projeto digital; Estimulação das capacidades conceptuais e de realização de projetos; Noções básicas de composição visual, cor e tipografia; Argumento interativo; Design de Interação e Interface; Características técnicas do layout para ecrã; Adequar o projeto de design ao público-alvo pretendido; Técnicas criativas e processos intrínsecos à edição e criação de imagem.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender as metodologias próprias do processo de trabalho em design interativo; Perceber as técnicas de animação gráfica; Utilizar as diversas componentes visuais: sistemas de cor, design enquanto experiência do utilizador e design em movimento tendo como ponto de partida o conteúdo. Utilização de software de edição e manipulação de imagem digital (Adobe Photoshop e Adobe Ilustrator) e de software de organização e gestão de conteúdos online (Wordpress). Compreender princípios técnicos e conceptuais fulcrais ao desenvolvimento de um projeto de comunicação online; Desenvolver projetos de cariz técnico, estético e criativo adaptados ao público-alvo e à temática.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sendo uma UC teórico-prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos. Serão ainda ministrados exercícios práticos, utilizando o software de edição de imagem, Adobe Photoshop e o sistema de organização e gestão de conteúdos online o Wordpress. Será efectuado o acompanhamento dos projetos junto dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc. Crumlish, C., & Malone, E. (2009). Designing Social Interfaces. Retrieved from http://www.designingsocialinterfaces.com/ Williams, A. (2016). Wordpress for beginners 2017: A visual step-by-step guide to mastering Garrett, J. J. (2003). The elements of user experience. Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction (Fourth). John Wiley & Sons, Ltd. Rubin, J., Chisnell, D., & Rubin, Jeff, Dana, C. (2008). Handbook of Usability Testing (Second edi). Wiley Publishing, Inc. Tidwell, J. (2006). Designing Interfaces - Patterns for Effective Interaction Design. O¿Reilly Media, Inc . (p. 331).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não