filmeu

Disciplina Jornalismo Radiofónico

  • Apresentação

    Apresentação

    Além de proporcionar um conjunto de conhecimentos sobre a evolução do meio Rádio, analisando as suas características e especificidades, é privilegiado o estudo da linguagem radiofónica, em especial na edição de notícias (incluindo critérios de selecção e de hierarquização da informação), entrevista e reportagem, sem esquecer a importância da dicção e da fala específica associadas a este território da comunicação. Também é dada muita importância a técnicas de sonoplastia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Especificidades do meio Rádio, face a outros meios; futuro do meio Rádio; características da comunicação radiofónica; a linguagem radiofónica: estética de linguagem/discurso radiofónico; edição de notícias (rigor do texto; enunciação do texto; técnicas de construção do texto jornalístico e não jornalístico) e noticiários (critérios de escolha e hierarquia; técnicas de lançamentos e rodapés); reportagem na Rádio (preparação, realização e linguagem); entrevista na Rádio (preparação, realização e linguagem); outros géneros jornalísticos na Rádio (debate, crónica, etc.); técnicas de improviso. Técnicas de sonoplastia.

  • Objetivos

    Objetivos

    Depois de concluir com sucesso a unidade curricular, o aluno dominará o jargão próprio da Redacção de emissoras radiofónicas, podendo, desde que sujeito a supervisão cuidadosa, editar e apresentar noticiários com domínio das especificidades da "escrita para ser ouvido", efectuar reportagens, conduzir entrevistas, arriscar moderação de debates ou realizar crónicas e improvisar, se necessário.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os docentes apresentam a matéria, frequentemente apoiados em exemplos (gravados ou não) produzidos por profissionais de Rádio, e dirigem/corrigem trabalhos individuais dos alunos, tendo em vista a apresentação ao microfone. Os alunos gravam os trabalhos que prepararam, com correcção imediata pelos docentes (conteúdos e atitude/ânimo comunicacional). Os docentes podem solicitar aos alunos trabalhos (textos e/ou gravações) realizados fora das aulas. A avaliação dá como adquiridas as regras sobre comparência às aulas impostas pela escola, no regime de avaliação contínua, mas distingue a maior ou menor assiduidade e a qualidade da prestação dos alunos nas aulas (40% da nota final); e implica um trabalho final com edição de notícias e/ou reportagem e/ou narrativa sonora (60% da nota final), a indicar pelos docentes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    MENESES, João Paulo - Tudo o que se passa na TSF... para um "livro de estilo" . Porto : Jornal
    de Notícias, 2003. 325 p. 972-9391-34-4

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios