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Apresentação
Apresentação
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de compreender como os contabilistas de custos trabalham em conjunto com outros gestores, nomeadamente através do fornecimento de informação para o planeamento, controlo e análise de desvios, para efeitos da tomada de decisão interna, assim como de informação sobre o desempenho dos gestores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT172-3108
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Programa (P)
- A repartição de custos na abordagem departamental (P1)
- Bases para o desenvolvimento de um sistema de contas de classe 9 (P2)
- Custos teóricos: padrão e orçamento (P3)
- Apuramento de desvios contabilísticos em Custeio Básico (P4)
- Controlo orçamental: análise dos desvios (P5)
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Objetivos
Objetivos
No âmbito dos objetivos de aprendizagem (OA), o aluno deverá no final da unidade curricular:
- Compreender a relevância da contabilidade de custos para a gestão das organizações em ambientes competitivos (OA1)
- Compreender a aplicação de um sistema de contas de classe 9 (OA2)
- Compreender a aplicação de métodos de contabilidade baseados em custos teóricos (OA3)
- Compreender a aplicação de métodos de análise e controlo de desvios (OA4)
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No âmbito da unidade curricular, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino (ME):
- Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1)
- Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação (ME2)
- Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno (ME3)
Processo de Avaliação
- Avaliação Contínua
- Escala: 0 a 20 valores
- Testes Individuais: serão realizados dois testes de avaliação individual, em horário letivo, com uma ponderação de 50% cada.
- Aprovação: com classificação mínima de 10 (dez) valores
- Avaliação Final
- Escala: 0 a 20 valores
- Exame: avaliação individual escrita, com uma ponderação de 100%
- Aprovação: com classificação mínima de 10 (dez) valores
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Drury, C.; Tayles, M. (2021). Management and Cost Accounting , 11th Edition, Cengage
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não