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Apresentação
Apresentação
A UC tem como objetivo o estudo conceptual e aplicação prática nas organizações da contabilidade de custos ou analítica, como subsistema do sistema de informação e controlo de gestão. O seu âmbito é a estrutura económica de uma organização identificando os segmentos (produtos, serviços, centros de resultados...) que criam valor e os que têm um contributo desfavorável. Pretende-se dar ênfase ao seu contributo na prestação de informação de âmbito económico aos gestores com vista a tomarem decisões mais racionais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT172-3108
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos: 1. A contabilidade de custos ou analítica, uma "ferramenta de gestão" 2. O custeio ABC. Aspetos conceptuais e aplicação prática 3. O custeio PADRÃO. Estrutura, organização e aplicação prática. Análise dos desvios e ajustamentos nos resultados. 4. O processo de elaboração de um orçamento anual e a utilização dos outputs no sistema contabilístico. 5. O sistema de custeio orçamental. O contributo do orçamento para o custeio. 6. O controlo orçamental. Análise dos desvios.
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Objetivos
Objetivos
Fundamentalmente pretende-se que os alunos apreendam os principais outputs que poderão ser gerados pela contabilidade de custos, ou analítica, (resultados por funções, por produtos, por serviços, por mercados, custos de funcionamento das unidades orgânicas/centros de custos) a forma como são obtidos e a sua importância para os decisores. Para alem da abordagem ao Custeio Baseado nas Atividade (CBA) todo o restante conteúdo programático tem subjacente os custeios básicos ou de custos pré-definidos. Por conseguinte os alunos deverão adquirir conhecimentos sobre a ótica da função de controlo e avaliação do desempenho que tem subjacente comparar o realizado com os objetivos fixados e saber interpretar as diferenças/desvios e o grau de responsabilidade dos gestores operacionais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na abordagem de cada novo capítulo é sempre efetuada uma apresentação teórica que incorpora os novos conceitos que serão desenvolvidos em fase posterior no estudo de casos práticos. Normalmente são disponibilizados aos alunos entre 17 e 20 casos práticos (2 a 3 por capítulo) que serão estudados e resolvidos nas aulas. A avaliação será composta por dois testes, uma ficha e participação em aula. Utilização de ferramentas digitais, como Microsoft Excel e Power BI, será incorporado nas atividades de análise de informação de custos de produção. Acesso a recursos digitais para complementar a aprendizagem fora da sala de aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Isabel Cruz, Cláudia Coimbra, Luís Abrantes, Maria do Céu Alves, Patrícia Quesado (2023). Contabilidade de Gestão Avançada - Gestão Estratégica de Custos e Avaliação do Desempenho. Almedina. Ferreira, Domingos- CONTABILIDADE DE GESTÃO - Estratégia de Custos e de Resultados. 1ªedição, 2014. Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2019) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson. Drury, C. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não