-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como principais objetivos a revisão dos conceitos fundamentais da Contabilidade Analítica, também designada por Contabilidade de Gestão, bem como a apresentação e aplicação das diferentes formas de articulação entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade Analítica. Neste âmbito, serão abordados os sistemas monistas e dualistas, assim como a implementação de um sistema de contabilidade analítica com base na Classe 9 do SNC (Sistema de Normalização Contabilística). Adicionalmente, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre os preços de transferência interna, explorando as suas características, objetivos e impacto na tomada de decisões de gestão. Por fim, será estudado o indicador financeiro EVA (Economic Value Added), enquanto ferramenta de análise do desempenho económico e de criação de valor para os stakeholders da organização.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT172-5792
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos: CAP. I - Principais objetivos da contabilidade de custos ou de gestão com revisão de conceitos e dos sitemas de custeio. CAP. II - A organização da contabilidade analítica ou interna (classe 9) CAP. III - Preços de Transferência Interna (PTI) CAP. IV - Economic value added(EVA)
-
Objetivos
Objetivos
No final da UC os alunos devem: Relembrar os principais conceitos de contabilidade analítica; Saber aplicar as diferentes formas de articulação da Contabilidade Financeira com a Contabilidade Analítica - sistemas monistas e dualistas e implementação de um sistema de contabilidade analítica (classe 9); Saber utilizar os preços de transferência interna, conhecendo as suas características e objetivos; Saber utilizar o indicador financeiro EVA.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na abordagem de cada novo capítulo é sempre efetuada uma apresentação teórica que incorpora os novos conceitos que serão desenvolvidos em fase posterior no estudo de casos práticos. Normalmente são disponibilizados aos alunos entre 17 e 20 casos práticos (3 a 4 por capítulo) que serão estudados e resolvidos nas aulas. A avaliação será composta por dois testes, uma ficha e participação em aula. Utilização de ferramentas digitais, como Microsoft Excel e Power BI, será incorporado nas atividades de análise de informação de custos de produção. Acesso a recursos digitais para complementar a aprendizagem fora da sala de aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bibliografia principal Caiado, António Campos Pires (2020). Contabilidade analítica e de gestão (9.ª ed. rev., melhorada e aumentada). Lisboa: Áreas Editora. 828 p. il. (Contabilidade; 8). ISBN 978-989-9010-01-7. Coelho, Maria Hélder Martins (2019). Contabilidade analítica: cálculo e análise de custos para gestão. Porto: Vida Económica. 414, [2] p. il. ISBN 978-989-768-654-2. Horngren, Charles T., Datar, Srikant M. e Rajan, Madhav V. (2023). Management and cost accounting (8.ª ed.). Harlow: Pearson. Jordan, Hugues, Neves, João Carvalho das e Rodrigues, José Azevedo (2021). O controlo de gestão: ao serviço da estratégia e dos gestores (11.ª ed.). Lisboa: Áreas Editora. Pereira, Carlos Caiano e Franco, Vítor Seabra (2006). Contabilidade analítica. Lisboa: Edições Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não