-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se familiarizar os alunos com os conceitos básicos do pensamento, da linguagem e das técnicas estatísticas. Os alunos devem ser capazes de reconhecer a utilidade e ampla aplicação destas metodologias a vários contextos, em particular nas suas áreas de estudo.
Pretende-se que os alunos desenvolvam capacidades de análise de dados, bem como adquiram conhecimentos fundamentais da teoria das probabilidades e variáveis aleatórias. Pretende-se que os alunos desenvolvam a sua capacidade de raciocínio, ajudando-os na abordagem
e resolução de problemas reais na sua área de estudo ou em contextos alternativos
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT172-979
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução à Estatística
- Análise Exploratória deDados
- Introdução (amostra, população)
- Análise unidimensional
- Tipos de dados
- Distribuição de frequências e sua representação gráfica
- Medidas de localização (média, moda, mediana e quantis)
- Medidas de dispersão (intervalo de variação, intervalo interquartis, variância, desvio padrão e coeficiente de variação)
- Análise bidimensional
- Diagrama de dispersão
- Coeficiente de correlação linear
- Regressão linear simples
- Probabilidade
- Álgebra de acontecimentos
- Conceito de probabilidade
- Axiomática de Kolmogorov
- Probabilidade condicionada
- Acontecimentos independentes
- Variáveis aleatórias
- Variáveis aleatórias unidimensionais
- Funções de uma variável aleatória
- Parâmetros da variável aleatória
-
Objetivos
Objetivos
- Compreender os conceitos de Estatística Descritiva e Estatística Indutiva, identificá-los e aplicá-los em casos práticos.
- Ter conhecimento de como se obtêm, classificam e analisam amostras e como se faz o respectivo tratamento estatístico.
- Interiorizar os conceitos de álgebra dos acontecimentos.
- Conhecer os vários conceitos de probabilidade e aprender a determinar a probabilidade de acontecimentos.
- Identificar adequadamente os tipos de variáveis aleatórias e estudá-las de acordo com o respectivo tipo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ao aplicável.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Murteira,B., Ribeiro,C.S., Silva,J.A., Pimenta,F. & Pimenta,C. (2015) Introdução à Estatística. Escolar editora
- Newbold,P., Carlson,W.L. & Thorne,B.M. (2012) Statistics for Business and Economics, 8th editon. Prentice-Hall
- Proença,I.M. (2010) Estatística. Euedito
- Reis,E. Estatística descritiva. Edições Sílabo
- Reis,E., Melo,P., Andrade,R. & Calpez,T. (2012) Estatística Aplicada, volume 1, 5ªedição. edições Sílabo
- Reis,E., Melo,P., Andrade,R. & Calpez,T. (2012) Exercícios de Estatística Aplicada, volume 1, 2ªedição. edições Sílabo
- Robalo,A. (1998) Estatística Exercícios, volume 1. Edições Sílabo
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não