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Disciplina Estatística I

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os alunos adquiram familiaridade com os conceitos fundamentais de pensamento, linguagem e técnicas estatísticas. Os alunos deverão ser capazes de reconhecer a utilidade e a vasta aplicação destas metodologias em diversos contextos, em particular nas suas áreas de estudo.   Além disso, o objetivo é que desenvolvam competências na análise de dados e adquiram conhecimentos essenciais sobre a teoria das probabilidades e das variáveis aleatórias. Pretende-se ainda que aprimorem a sua capacidade de raciocínio, de modo a facilitar a abordagem e resolução de problemas reais nas suas áreas de estudo ou em contextos diferentes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      Introdução à Estatística Análise Exploratória deDados Introdução (amostra, população) Análise unidimensional Tipos de dados Distribuição de frequências e sua representação gráfica Medidas de localização (média, moda, mediana e quantis) Medidas de dispersão (intervalo de variação, intervalo interquartis, variância, desvio padrão e coeficiente de variação) Análise bidimensional Diagrama de dispersão Coeficiente de correlação linear Regressão linear simples Probabilidade Álgebra de acontecimentos Conceito de probabilidade Axiomática de Kolmogorov Probabilidade condicionada Acontecimentos independentes Variáveis aleatórias Variáveis aleatórias unidimensionais Funções de uma variável aleatória Parâmetros da variável aleatória  
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender os conceitos de Estatística Descritiva e Estatística Indutiva, identificá-los e aplicá-los em casos práticos. Ter conhecimento de como se obtêm, classificam e analisam amostras e como se faz o respectivo tratamento estatístico. Interiorizar os conceitos de álgebra dos acontecimentos. Conhecer os vários conceitos de probabilidade e aprender a determinar a probabilidade de acontecimentos. Identificar adequadamente os tipos de variáveis aleatórias e estudá-las de acordo com o respectivo tipo.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No apoio ao processo de ensino-aprendizagem desta Unidade Curricular, pretende-se implementar metodologias inovadoras que promovam a interatividade, o envolvimento ativo do estudante e o uso de recursos tecnológicos de forma eficiente. Assim, a plataforma Noodle Factory será uma ferramenta central nesta estratégia, sendo utilizada não apenas para disponibilizar conteúdos complementares e recursos didáticos, como também para a realização de quizzes, minitestes e outras atividades educativas.    Através desta plataforma, será possível controlar o acesso aos recursos e o progresso dos alunos, facilitando uma abordagem mais personalizada e uma melhor avaliação formativa. A integração de atividades digitais permite reforçar a compreensão dos conceitos abordados em aula, promover a autonomia no estudo e estimular a participação dos estudantes de uma forma mais dinâmica e interativa, contribuindo assim para um ensino mais inovador e adaptado às exigências educativas atuais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Reis,E. (2019) Estatística descritiva, 7ª edição. Edições Sílabo Negas,E., Carreira, A. (2021) Estatística Descritiva - Explicação Teórica, Casos de Aplicações e Exercícios Resolvidos, 2º Edição. Edições Sílabo Murteira,B., Ribeiro,C.S., Silva,J.A., Pimenta,F. & Pimenta,C. (2015) Introdução à Estatística. Escolar editora Reis,E., Melo,P., Andrade,R. & Calpez,T. (2012) Estatística Aplicada, volume 1, 5ªedição. edições Sílabo Reis,E., Melo,P., Andrade,R. & Calpez,T. (2012) Exercícios de Estatística Aplicada, volume 1, 2ªedição. edições Sílabo  
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