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Apresentação
Apresentação
Dotar os alunos dos conhecimentos, competências e sentido crítico relativo à ciência corporizada pela Sociologia Criminal, analisando temas contemporâneos; assim como uma compreensão e assimilação da Sociologia enquanto ciência auxiliar para uma melhor descodificação e interpretação dos comportamentos desviantes na sociedade hodierna; o estado da arte no domínio da sociologia criminal; e consolidar nos alunos a importância desta área científica para uma melhor compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6358-21895
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Criminologia, Sociologia Criminal, Desvio, incivilidade, violência, contravenção, contraordenação e crime;
CP2: O processo civilizacional e a sociedade de risco global. O crime como produção social;
CP3: Teorias sociológicas explicativas do crime;
CP4: Desvio e género.
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Objetivos
Objetivos
OA1: Conhecer os fundamentos da sociologia dos comportamentos desviantes como produção social à luz da emergência da sociedade urbana;
OA2: Consolidar o estado da arte no domínio da sociologia do desvio e da violência;
OA3: Conhecer as teorias explicativas do crime e os debates atuais na Sociologia Criminal;
OA4: Desenvolver o sentido crítico, cientificamente fundamentado, com base em conceitos de matriz sociológica;
OA5: Desenvolver a compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas onde se pretende estimular a reflexão crítica e cientificamente fundamentada. A avaliação baseia-se nos seguintes elementos: a) assiduidade (10%); b) apresentação oral (recensão crítica) sobre um tema a designar pelo docente, sem o apoio de quaisquer auxiliares (20%); c) e uma frequência escrita (70%). A assiduidade será controlada e o(a) aluno(a) que faltar mais do que cinco aulas, reprova na UC, não podendo ser avaliado na época de avaliação contínua inicial, nem na avaliação global, pois será considerado como não tendo frequentado a UC (mas pode ser avaliado na época de recurso). As justificações relevam para a não reprovação por faltas, mas não são consideradas para a assiduidade. No teste escrito o(a) Aluno(a) deve obter uma nota igual ou superior a dez valores para que possa fazer média com os outros elementos de avaliação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ELIAS, N. (2006). O Processo Civilizacional . Publicações Dom Quixote.
GRILO, M. e POIARES, N. (2022). Mulheres e Desvio: Crimes Sexuais e Magistratura Judicial . ex aequo, 45, 65-82. DOI: https://doi.org/10.22355 / exaequo.2022.45.06
LOBÃO, D. e POIARES, N. (2022). A violência filioparental na adultez emergente em Portugal , Estudos de Sociologia , 2 (28), 81-106. Universidade Federal de Pernambuco. ISSN: 1415-000X, eISSN: 2317-5427
MACHADO, H. (2008). Manual de Sociologia do Crime . Edições Afrontamento.
POIARES, N. e DIAS, E. (2019). Igreja Católica e Direito Criminal: uma abordagem sociológica ao Código Penal Português (1886) , REVER , UCP e PUC de São Paulo, 311-329.
POIARES, N. (2023). A violência doméstica em África: o ensino do Direito Penal em contexto multicultural . Edições Almedina. POIARES, N. (2024). Polícia e Direitos Humanos: Multiculturalismo, Género, Saúde Mental e LGBTQIA+ (2.ª edição). Edições Almedina.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não