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Apresentação
Apresentação
Dotar os alunos dos conhecimentos, competências e sentido crítico relativo à ciência corporizada pela Sociologia Criminal, analisando temas contemporâneos; assim como uma compreensão e assimilação da Sociologia enquanto ciência auxiliar para uma melhor descodificação e interpretação dos comportamentos desviantes na sociedade hodierna; o estado da arte no domínio da sociologia criminal; e consolidar nos alunos a importância desta área científica para uma melhor compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6358-21895
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Criminologia, Sociologia Criminal, Desvio, incivilidade, violência, contravenção, contraordenação, crime. O processo civilizacional e a sociedade de risco global. O crime como produção social;
CP2: Teorias sociológicas explicativas do crime;
CP3: Crime, educação e juventude;
CP4: Crime, medo e segurança;
CP5: Crime e género.
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Objetivos
Objetivos
Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:
OA1: Conhecer os fundamentos da sociologia dos comportamentos desviantes como produção social à luz da emergência da sociedade urbana;
OA2: Consolidar o estado da arte no domínio da sociologia do desvio e da violência;
OA3: Conhecer as teorias explicativas do crime e os debates atuais na Sociologia Criminal;
OA4: Desenvolver o sentido crítico, cientificamente fundamentado, com base em conceitos de matriz sociológica;
OA5: Desenvolver a compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A avaliação contínua inicial consiste num trabalho escrito, i.e., uma recensão crítica sobre um estudo a designar pelo responsável da UC (20%), apresentado oralmente (sem quaisquer auxiliares) e participação em sala de aula (30%) e uma frequência escrita (50%) sobre a matéria lecionada no semestre, onde o aluno deve obter uma nota igual ou superior a 10 (dez) valores para que possa fazer média com os restantes elementos de avaliação. O Aluno que tiver 8 ou 9 valores na avaliação contínua pode submeter-se à avaliação global contínua. A avaliação de recurso e época especial consiste num exame escrito e num exame oral, onde o aluno tem de obter uma classificação final igual ou superior a 10 valores. Os alunos que não entregarem o trabalho escrito e/ou não realizarem a apresentação oral, transitam automaticamente para a avaliação de recurso, ficando impedidos de realizar a avaliação global contínua inicial.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
MACHADO, Helena (2008). Manual de Sociologia do Crime, Porto, Edições Afrontamento.
GRILO, Mariana e POIARES, Nuno - Mulheres e Desvio: Crimes Sexuais e Magistratura Judicial. ex aequo, 45, 65-82, 2022. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.06
POIARES, Nuno - Polícia e Direitos Humanos: Multiculturalismo, Género, Saúde Mental e LGBTQIA+. Coimbra, Edições Almedina, 2023.
POIARES, Nuno - Violência doméstica e atividade policial, Anatomia do Crime - Revista de Ciências Jurídico-Criminais, 9, Lisboa: IDPCC – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 59-75, 2019.
POIARES, Nuno e DIAS, Eurico - Igreja Católica e Direito Criminal: uma abordagem sociológica ao Código Penal Português (1886), REVER, UCP e PUC de São Paulo, 311-329, 2019.
POIARES, Nuno - Revisitando a galeria de criminosos célebres em Portugal. História da Criminologia Contemporânea (1896-1908), Politeia, I. Lisboa, ISCPSI, 405-420, 2016.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não