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Disciplina Sociologia Criminal

  • Apresentação

    Apresentação

    Dotar os alunos dos conhecimentos, competências e sentido crítico relativo à ciência corporizada pela Sociologia Criminal, analisando temas contemporâneos; assim como uma compreensão e assimilação da Sociologia enquanto ciência auxiliar para uma melhor descodificação e interpretação dos comportamentos desviantes na sociedade hodierna; o estado da arte no domínio da sociologia criminal; e consolidar nos alunos a importância desta área científica para uma melhor compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Criminologia, Sociologia Criminal, Desvio, incivilidade, violência, contravenção, contraordenação, crime. O processo civilizacional e a sociedade de risco global. O crime como produção social;

    CP2: Teorias sociológicas explicativas do crime;

    CP3: Crime, educação e juventude;

    CP4: Crime, medo e segurança;

    CP5: Crime e género.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:

    OA1: Conhecer os fundamentos da sociologia dos comportamentos desviantes como produção social à luz da emergência da sociedade urbana;

    OA2: Consolidar o estado da arte no domínio da sociologia do desvio e da violência;

    OA3: Conhecer as teorias explicativas do crime e os debates atuais na Sociologia Criminal;

    OA4: Desenvolver o sentido crítico, cientificamente fundamentado, com base em conceitos de matriz sociológica;

    OA5: Desenvolver a compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A avaliação contínua inicial consiste num trabalho escrito, i.e., uma recensão crítica sobre um estudo a designar pelo responsável da UC (20%), apresentado oralmente (sem quaisquer auxiliares) e participação em sala de aula (30%) e uma frequência escrita (50%) sobre a matéria lecionada no semestre, onde o aluno deve obter uma nota igual ou superior a 10 (dez) valores para que possa fazer média com os restantes elementos de avaliação. O Aluno que tiver 8 ou 9 valores na avaliação contínua pode submeter-se à avaliação global contínua. A avaliação de recurso e época especial consiste num exame escrito e num exame oral, onde o aluno tem de obter uma classificação final igual ou superior a 10 valores. Os alunos que não entregarem o trabalho escrito e/ou não realizarem a apresentação oral, transitam automaticamente para a avaliação de recurso, ficando impedidos de realizar a avaliação global contínua inicial.

INSCRIÇÃO AVULSO
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