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Disciplina Sociologia Criminal

  • Apresentação

    Apresentação

    Dotar os alunos dos conhecimentos, competências e sentido crítico relativo à ciência corporizada pela Sociologia Criminal, analisando temas contemporâneos; assim como uma compreensão e assimilação da Sociologia enquanto ciência auxiliar para uma melhor descodificação e interpretação dos comportamentos desviantes na sociedade hodierna; o estado da arte no domínio da sociologia criminal; e consolidar nos alunos a importância desta área científica para uma melhor compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Criminologia, Sociologia Criminal, Desvio, incivilidade, violência, contravenção, contraordenação e crime;

    CP2: O processo civilizacional e a sociedade de risco global. O crime como produção social;

    CP3: Teorias sociológicas explicativas do crime;

    CP4: Desvio e género.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Conhecer os fundamentos da sociologia dos comportamentos desviantes como produção social à luz da emergência da sociedade urbana;

    OA2: Consolidar o estado da arte no domínio da sociologia do desvio e da violência;

    OA3: Conhecer as teorias explicativas do crime e os debates atuais na Sociologia Criminal;

    OA4: Desenvolver o sentido crítico, cientificamente fundamentado, com base em conceitos de matriz sociológica;

    OA5: Desenvolver a compreensão das problemáticas relacionadas com a evolução da sociedade num contexto de risco e de procura de respostas adequadas por parte das instâncias formais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas onde se pretende estimular a reflexão crítica e cientificamente fundamentada. A avaliação baseia-se nos seguintes elementos: a) assiduidade (10%); b) apresentação oral (recensão crítica) sobre um tema a designar pelo docente, sem o apoio de quaisquer auxiliares (20%); c)  e uma frequência escrita (70%). A assiduidade será controlada e o(a) aluno(a) que faltar mais do que cinco aulas, reprova na UC, não podendo ser avaliado na época de avaliação contínua inicial, nem na avaliação global, pois será considerado como não tendo frequentado a UC (mas pode ser avaliado na época de recurso). As justificações relevam para a não reprovação por faltas, mas não são consideradas para a assiduidade. No teste escrito o(a) Aluno(a) deve obter uma nota igual ou superior a dez valores para que possa fazer média com os outros elementos de avaliação. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ELIAS, N. (2006). O Processo Civilizacional . Publicações Dom Quixote.

    GRILO, M. e POIARES, N. (2022). Mulheres e Desvio: Crimes Sexuais e Magistratura Judicial . ex aequo, 45, 65-82. DOI: https://doi.org/10.22355 / exaequo.2022.45.06

    LOBÃO, D. e POIARES, N. (2022). A violência filioparental na adultez emergente em Portugal , Estudos de Sociologia , 2 (28), 81-106. Universidade Federal de Pernambuco. ISSN: 1415-000X, eISSN: 2317-5427

    MACHADO, H. (2008). Manual de Sociologia do Crime . Edições Afrontamento.

    POIARES, N. e DIAS, E. (2019). Igreja Católica e Direito Criminal: uma abordagem sociológica ao Código Penal Português (1886) , REVER , UCP e PUC de São Paulo, 311-329.

    POIARES, N. (2023). A violência doméstica em África: o ensino do Direito Penal em contexto multicultural . Edições Almedina. POIARES, N. (2024). Polícia e Direitos Humanos: Multiculturalismo, Género, Saúde Mental e LGBTQIA+ (2.ª edição). Edições Almedina.

     

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