filmeu

Disciplina Ciências Forenses e Investigação Criminal

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa habilitar os futuros criminólogos com competências para a utilização e compreensão dos mecanismos necessários à investigação, assegurando o domínio de técnicas de investigação criminal e das ciências forenses.  A unidade curricular abrange áreas forenses diversas, como a recolha e conservação de provas, impressões digitais, documentos, tintas, solos, incêndios, explosivos, resíduos de disparo, têxteis, vidros, entre outros. Deste modo, constitui uma componente central na formação dos futuros licenciados, aproximando-os da realidade técnico-científica do trabalho policial e justificando plenamente a sua inclusão no plano desta formação universitária.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Ciências Forenses: conceitos e fundamentos. História. Enquadramento jurídico. Conceitos básicos de química e física. Técnicas analíticas. Local do crime. Lofoscopia. Documentos. Moeda papel. Escrita manual. Tintas. Incêndios e Explosões. Drogas. Explosivos. Resíduos de disparo. Têxteis. Solos. Outros.
  • Objetivos

    Objetivos

    Proporcionar ao futuro profissional os conhecimentos básicos necessários para que, no exercício da sua atividade, seja capaz de identificar situações com eventual relevância forense e de adotar os procedimentos adequados para uma correta articulação com a investigação forense. Isto inclui a identificação, recolha, acondicionamento e preservação de evidências e amostras; a obtenção de elementos que permitam fundamentar diagnósticos e avaliações periciais; bem como a adoção constante de uma postura de prudência, objetividade, rigor e imparcialidade.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Metodologias incluem aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso interdisciplinares, aprendizagem no terreno através de visita a laboratório forense e utilização de recursos multimédia interativos, promovendo pensamento crítico, integração de conhecimentos e aproximação à prática profissional. Os estudantes com estatuto especial previsto em lei ou em regulamento que preveja a não obrigatoriedade de presença às aulas, mas que pretendam ser abrangidos pelo regime da avaliação contínua, devem informar o Professor da unidade curricular logo que tenham conhecimento deste facto, mas sempre com 90 dias de antecedência ao término das aulas, para que este defina outra forma de trabalho ou de acompanhamento, o qual poderá passar  pela realização de um trabalho escrito, apresentação de relatórios e/ou uma prova oral.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Saferstein, R. (2015). Criminalistics: An introduction to forensic science. Roux, C., Bucht, R., Crispino, F., De Forest, P., Lennard, C., Margot, P., ... & Willis, S. (2022). The Sydney declaration–Revisiting the essence of forensic science through its fundamental principles. Forensic Science International, 332, 111182. Siegel, J. A., & Saukko, P. J. (2012). Encyclopedia of forensic sciences. Academic Press.  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação da unidade curricular divide-se em exame escrito, com ponderação de 60% da nota final, e avaliação contínua com prova oral, correspondendo a 40% da nota final, incluindo assiduidade, participação e análise de casos práticos.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria