filmeu

Disciplina Psicologia Criminal e Severidade Punitiva

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta uc pretende familiarizar os estudantes com o conhecimento psicocriminal e a literatura específica de Psicologia Criminal, interligando com a Criminologia. Concomitantemente, ministra conhecimentos sobre os grandes constructos da Psicologia operativa no campo da criminalidade, seus dispositivos de controlo, e sobre a severidade punitiva

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Enquadramento histórico-epistemológico.

    Concetualização, objeto e métodos.

    Relação da Psicologia Criminal com o Direito Penal e a Criminologia.

    Aceção psicológica do crime.

    A função descodificadora das condutas transgressivas que compete à Psicologia Criminal.

    Profiling Criminal: noção; operacionalização; aplicações práticas. Criminalidade e abordagem psicológica: personagens da penalidade. Psicologia Criminal e visão radioscópica do sujeito. Crime e exclusão: dois sentidos?

    Autópsia psicológica: noção, enquadramento legal e método.

    Abordagem psicológica da Criminalidade.

    Atribuições conjuntas de criminólogos e psicólogos criminais em contexto judiciário: complementaridade.

    Severidade punitiva: noção, objeto e alcance. Articulação com a psicologização das decisões.

    Avaliação da severidade: instrumentos e método de trabalho. Aplicação de instrumentos: populações adulta e jovem.

    Severidade e estratificação social; género. As vantagens de medir as penas.

    Casos práticos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC visa fornecer informação sobre o saber psicológico aplicável ao fenómeno criminal, destacando aqueles que o protagonizam, seus comportamentos e cenários onde acontecem; constituindo a Psicologia Criminal uma grelha de leitura dos comportamentos delinquenciais, torna-se necessário que os alunos de Criminologia tenham formação nesta área, apreendendo conceitos e compreendendo quando é imprescindível a cooperação com psicólogos criminais. A questão da severidade punitiva enquadra-se, aliás, no contexto psicocriminal, emergindo também do pensamento penológico e permitindo aos alunos conhecer aprofundadamente a sua dimensão. Quando o populismo vai poluindo a opinião pública sobre a racionalidade penal, à ciência cabe fornecer respostas objetivas e cientificamente suportadas. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Será conciliado o método expositivo, preferencialmente nas aulas teóricas, com a apresentação de casos reais nas aulas práticas, concitando os alunos ao debate. Utilizando protocolos já em vigor e acordos informais, serão realizadas visitas de estudo quer às varas criminais (fruto de protocolo com o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa), quer a centros educativos e comissões de proteção de crianças e jovens, com os quais existem duas décadas de colaboração, bem como com a Ordem dos Advogados, com o Centro de Estudos Judiciários e com sociedades de advogados, com quem a UL mantém protocolos de cooperação. A avaliação reparte-se pelo trabalho desenvolvido, sendo obrigatória a participação em três iniciativas promovidas ou apoiadas pelo curso, com elaboração de relatório de cada atividade (50%) e pela realização de uma frequência (50%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, F. (Coord.) Et Al. (2012). Profiling, Vitimologia e Ciências Forenses Lisboa: Pactor.

    Durrant, R. (2013). An Introduction to Criminal Psychology. NY: Routledge.

    Hollin, C. (2013). Psychology and Crime: An Introduction to Criminological Psychology. NY: Routledge.

    Pinheiro, M. F. (Coord.) (2013). Ciências Forenses ao Serviço da Justiça Lisboa: Pactor.

    Poiares, C. A. & Echauri, J. A. (2022). Violência e Justiça no século XXI: Desafios da Psicologia Forense. Apuro Cultural.

    Sani, A., & Nunes, L. (Coord.) (2014) Crime, Justiça e Sociedade: Desafios emergentes e propostas multidisciplinares. Porto: CRIAP.

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios