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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente das práticas, princípios éticos e técnicas envolvidas na avaliação de indivíduos em contexto judicial. Abrange uma variedade de tópicos e áreas de atuação, que permitem aos alunos desenvolver competências essenciais para a avaliação e compreensão de comportamentos de indivíduos envolvidos no processo judicial, focando-se na avaliação psicológica e comportamental desses indivíduos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6358-23393
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Avaliação psicológica e comportamentaç em contexto criminal
- Princípios éticos e deontológicos
- Considerações teóricas e técnicas
- Especificidades de acordo com subgrupos
- Técnicas de avaliação psicológica e comportamental em contexto judicial
- Obervação psicológica e análise funcional docomportamento
- Entrevista: contextos, tipologias e metodologias
- Técnicas e testes de avaliação psicológica
- Avaliação da cognição
- Avaliação psicopatológica e de personalidade
- Avaliação de construtos e circunstãncias específicos
- Perícias psicológicas
- O relatório pericial
- Profiling: métodos, técnias e tipologias
- Estudos de caso
- Avaliação psicológica e comportamentaç em contexto criminal
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Objetivos
Objetivos
Esta Unidade Curricular tem como principais objetivos fornecer dados conceptuais e metodológicos que permitam tomar conhecimento das questões mais relevantes que se colocam na prática da avaliação psicológica em contexto criminal. Mais pretende promover conhecimentos técnicos que permitam a compreensão de metodologias e de instrumentos de avaliação adequados a diferentes situações em contextos judiciais. Priviligiam-se neste contexto o estudo de casos práticos numa perspetiva de otimização das aquisições feitas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A Unidade Curricular encontra-se fundamentada em aulas teóricas e práticas. Adotam-se os métodos expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, favorecendo a participação dos alunos, o debate e a resolução de casos práticos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Browne, K.D., Beech, A.R., Craig, L.A. and Chou, Sh. (Eds). (2017). Assessments in Forensic Practice: A Handbook.USA: John Wiley.
- Drogin, E., et al. (2011). Handbook of Forensic Assessment. Hoboken, N.J.: John Wiley
- Goldwaser, A. M. and Goldwaser, E. (2019). The forensic Examination. A Handbook for the mental Helath Professionals. Springer International Publishing.
- Groth-Marnat, G. (2009). handbook of psychological assessement. NY: John Wiley.
- Heilbrun, K. Marczyk, G. R., & Davdi DeMatteo, D. (2009). Foundations of Forensic Mental Health Assessement. NY: Oxford University.
- Kocsis, R. N. (2013). An Introduction to criminal profiling. In J. B. Helfgott (Ed.), Criminal psychology, Vols 1,2,3, 4. Implications for juvenile justice, corrections and reentry.
- Paulino M. e Alho, L. (Coord.) (2018). Comportamento Criminal e Avaliação Forense. Lisboa: Pactor
- Turvey, B. (2012). Criminal Profiling: An introduction to behavioral evidence analysis, 4th ed. USA: Elsevier
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não