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Disciplina Avaliação Criminológica

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente das práticas, princípios éticos e técnicas envolvidas na avaliação de indivíduos em contexto judicial. Abrange uma variedade de tópicos e áreas de atuação, que permitem aos alunos desenvolver competências essenciais para a avaliação e compreensão de comportamentos de indivíduos envolvidos no processo judicial, focando-se na avaliação psicológica e comportamental desses indivíduos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Avaliação psicológica e comportamentaç em contexto criminal
      1. Princípios éticos e deontológicos
      2. Considerações teóricas e técnicas
      3. Especificidades de acordo com subgrupos
    2. Técnicas de avaliação psicológica e comportamental em contexto judicial
      1. Obervação psicológica e análise funcional docomportamento
      2. Entrevista: contextos, tipologias e metodologias
      3. Técnicas e testes de avaliação psicológica
    3. Avaliação da cognição
    4. Avaliação psicopatológica e de personalidade
    5. Avaliação de construtos e circunstãncias específicos
    6. Perícias psicológicas
    7. O relatório pericial
    8. Profiling: métodos, técnias e tipologias
    9. Estudos de caso
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade Curricular tem como principais objetivos fornecer dados conceptuais e metodológicos que permitam tomar conhecimento das questões mais relevantes que se colocam na prática da avaliação psicológica em contexto criminal. Mais pretende promover conhecimentos técnicos que permitam a compreensão de metodologias e de instrumentos de avaliação adequados a diferentes situações em contextos judiciais. Priviligiam-se neste contexto o estudo de casos práticos numa perspetiva de otimização das aquisições feitas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A Unidade Curricular encontra-se fundamentada em aulas teóricas e práticas. Adotam-se os métodos expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, favorecendo a participação dos alunos, o debate e a resolução de casos práticos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Browne, K.D., Beech, A.R., Craig, L.A. and Chou, Sh. (Eds). (2017). Assessments in Forensic Practice: A Handbook.USA: John Wiley.
    • Drogin, E., et al. (2011). Handbook of Forensic Assessment. Hoboken, N.J.: John Wiley
    • Goldwaser, A. M. and Goldwaser, E. (2019). The forensic Examination. A Handbook for the mental Helath Professionals. Springer International Publishing.
    • Groth-Marnat, G. (2009). handbook of psychological assessement. NY: John Wiley.
    • Heilbrun, K. Marczyk, G. R., & Davdi DeMatteo, D. (2009). Foundations of Forensic Mental Health Assessement. NY: Oxford University.
    • Kocsis, R. N. (2013). An Introduction to criminal profiling. In J. B. Helfgott (Ed.), Criminal psychology, Vols 1,2,3, 4. Implications for juvenile justice, corrections and reentry.
    • Paulino M. e Alho, L. (Coord.) (2018). Comportamento Criminal e Avaliação Forense. Lisboa: Pactor
    • Turvey, B. (2012). Criminal Profiling: An introduction to behavioral evidence analysis, 4th ed. USA: Elsevier

     

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