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Disciplina Modelos de Intervenção em Criminologia

  • Apresentação

    Apresentação

     

    Esta uc pretende que os estudantes compreendam os vários modelos de intervenção sobre o comportamento criminal, na perspetiva da prevenção criminal, e da ressocialização, integrando-os criticamente nos diversos contextos onde o criminólogo é convocado a intervir. A aprendizagem é efetuada tendo como base o estimulo à pesquisa, análise critica, e discussão de produtos analíticos desenvolvidos pelos alunos.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo I. Análise histórico-epistemológica dos modelos de intervenção no comportamento criminal

    1. Especificidades e controvérsias da intervenção com ofensores. A reabilitação de ofensores: do nothing works ao what works; A intervenção baseada na evidência;
    2. Os três vetores da intervenção: punir, tratar e controlar. Perspetivas normativo-jurídica e clínica da intervenção.

    Módulo II. Modelos de intervenção no comportamento criminal

    1. Quadros de referência, contextos e níveis de intervenção;
    2. Da avaliação à prevenção da reincidência criminal;
    3. Modelos cognitivos e cognitivo-comportamentais;
    4. Programas e Técnicas de tratamento;

    Módulo III. Contextos e práticas

    1. Modelos e práticas aplicados nos diversos contextos de intervenção;
    2. Programas de intervenção aplicados a populações delinquentes específicas (ofensores do género feminino, violentos, domésticos e sexuais);
    3. Especificidades, princípios éticos e regras deontológicas na intervenção criminológica.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A U. C. tem como objetivo proporcionar o enquadramento e aprofundamento dos conhecimentos acerca da intervenção que se realiza em ofensores jovens e adultos, apresentados noutras disciplinas. Está organizada de forma a promover as seguintes competências:

    1. Compreender as especificidades da intervenção com ofensores no quadro das filosofias e políticas criminais;
    2. Identificar as características dos diferentes regimes jurídicos e contextos de realização da intervenção criminológica
    3. Compreender o racional subjacente aos diferentes modelos e técnicas da intervenção com ofensores
    4. Conhecer os programas e técnicas de reabilitação mais utilizados nos diferentes contextos de intervenção e conhecer os resultados dos estudos de avaliação
    5. Identificar as necessidades de intervenção subjacentes aos diferentes tipos de ofensores;
    6. Identificar e compreender os princípios éticos e regras deontológicas subjacentes à intervenção criminológica nos diferentes contextos jurídico-legais.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão vocacionadas para a integração e reflexão crítica dos conteúdos sobretudo através de uma abordagem centrada no/a aluno/a. Para tal, utilizar-se-ão recursos didáticos, como a exposição oral, a discussão em grupo, análise de casos, bem como a elaboração e apresentação oral de trabalhos.

    A avaliação contínua inclui os seguintes parâmetros:

    - Uma prova escrita (65%);

    - Trabalho em grupo - enquadramento de uma intervenção criminológica com um tipo específico de ofensor (35%). A avaliação final consistirá na realização de uma prova escrita, versando a totalidade dos conteúdos ministrados e terá o peso de 100% na classificação final.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andrews, D.A. e Bonta, J. (2010). The psychology of criminal conduct. New Providence: LexisNexis.

    Aos, S., Miller, M. e Drake, E. (2006). Evidence-based adult corrections programs: What works and what does not.

    Olympia. Washington State Institute for Public Policy.

    Aos, S.; Phipps, P.; Barnoski, R. e Lieb, A. (2001). The comparative costs and benefits of programs to reduce crime.

    Olympia: Washington State Institute for Public Policy. In www.wsipp.wa.gov.

    Landenberger, Nana A. e Lipsey, Mark W. (2005). The positive effects of cognitive-behavioral programs for offenders:

    A meta-analysis of factors associated with effective treatment. Journal of Experimental Criminology, 1:451-476.

    Latessa, E. J., Listwan, S. J., & Koetzle, D. (2014). What works (and doesn’t work) in reducing recidivism. Waltham:

    Anderson Publishing.

    McGuire, J. ed. Offender rehabilitation and treatment: effective programmes and policies to reduce re-offending. Chichester: John Wiley & Sons, 2002.

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