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Apresentação
Apresentação
Esta uc pretende que os estudantes compreendam os vários modelos de intervenção sobre o comportamento criminal, na perspetiva da prevenção criminal, e da ressocialização, integrando-os criticamente nos diversos contextos onde o criminólogo é convocado a intervir. A aprendizagem é efetuada tendo como base o estimulo à pesquisa, análise critica, e discussão de produtos analíticos desenvolvidos pelos alunos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6358-23395
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo I. Análise histórico-epistemológica dos modelos de intervenção no comportamento criminal
- Especificidades e controvérsias da intervenção com ofensores. A reabilitação de ofensores: do nothing works ao what works; A intervenção baseada na evidência;
- Os três vetores da intervenção: punir, tratar e controlar. Perspetivas normativo-jurídica e clínica da intervenção.
Módulo II. Modelos de intervenção no comportamento criminal
- Quadros de referência, contextos e níveis de intervenção;
- Da avaliação à prevenção da reincidência criminal;
- Modelos cognitivos e cognitivo-comportamentais;
- Programas e Técnicas de tratamento;
Módulo III. Contextos e práticas
- Modelos e práticas aplicados nos diversos contextos de intervenção;
- Programas de intervenção aplicados a populações delinquentes específicas (ofensores do género feminino, violentos, domésticos e sexuais);
- Especificidades, princípios éticos e regras deontológicas na intervenção criminológica.
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Objetivos
Objetivos
A U. C. tem como objetivo proporcionar o enquadramento e aprofundamento dos conhecimentos acerca da intervenção que se realiza em ofensores jovens e adultos, apresentados noutras disciplinas. Está organizada de forma a promover as seguintes competências:
- Compreender as especificidades da intervenção com ofensores no quadro das filosofias e políticas criminais;
- Identificar as características dos diferentes regimes jurídicos e contextos de realização da intervenção criminológica
- Compreender o racional subjacente aos diferentes modelos e técnicas da intervenção com ofensores
- Conhecer os programas e técnicas de reabilitação mais utilizados nos diferentes contextos de intervenção e conhecer os resultados dos estudos de avaliação
- Identificar as necessidades de intervenção subjacentes aos diferentes tipos de ofensores;
- Identificar e compreender os princípios éticos e regras deontológicas subjacentes à intervenção criminológica nos diferentes contextos jurídico-legais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão vocacionadas para a integração e reflexão crítica dos conteúdos sobretudo através de uma abordagem centrada no/a aluno/a. Para tal, utilizar-se-ão recursos didáticos, como a exposição oral, a discussão em grupo, análise de casos, bem como a elaboração e apresentação oral de trabalhos.
A avaliação contínua inclui os seguintes parâmetros:
- Uma prova escrita (65%);
- Trabalho em grupo - enquadramento de uma intervenção criminológica com um tipo específico de ofensor (35%). A avaliação final consistirá na realização de uma prova escrita, versando a totalidade dos conteúdos ministrados e terá o peso de 100% na classificação final.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Andrews, D.A. e Bonta, J. (2010). The psychology of criminal conduct. New Providence: LexisNexis.
Aos, S., Miller, M. e Drake, E. (2006). Evidence-based adult corrections programs: What works and what does not.
Olympia. Washington State Institute for Public Policy.
Aos, S.; Phipps, P.; Barnoski, R. e Lieb, A. (2001). The comparative costs and benefits of programs to reduce crime.
Olympia: Washington State Institute for Public Policy. In www.wsipp.wa.gov.
Landenberger, Nana A. e Lipsey, Mark W. (2005). The positive effects of cognitive-behavioral programs for offenders:
A meta-analysis of factors associated with effective treatment. Journal of Experimental Criminology, 1:451-476.
Latessa, E. J., Listwan, S. J., & Koetzle, D. (2014). What works (and doesn’t work) in reducing recidivism. Waltham:
Anderson Publishing.
McGuire, J. ed. Offender rehabilitation and treatment: effective programmes and policies to reduce re-offending. Chichester: John Wiley & Sons, 2002.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não